quinta-feira, 16 de julho de 2015

PROJETO SIM ! SEMEAR, INCLUIR, MELHORAR !



    SEMEAR, INCLUIR, MELHORAR !

Este projeto educativo que é proposto pela organização sem fins lucrativos Movimento SOSBICHO à Escola Estadual Dona Carola ( Curitiba - Paraná) tem como finalidade o desenvolvimento de valores de respeito, solidariedade, compaixão, gentileza, cuidado, responsabilidade e perseverança, bem como ao saber e a competência técnica.

Contará com o apoio da organização IPAEC – Instituto de Proteção Animal e de Exercício da Cidadania e com cidadãos e cidadãs que queiram aderir ao Projeto Educativo SIM! Semear, Incluir, Melhorar! bem como com a Comunidade Escolar simpatizante do projeto.

Desenvolverá o Projeto com vivências lúdicas, estéticas e de fundo ativo, incluindo os seguintes temas:

·         Preservação do meio ambiente
·         Respeito às diferenças e a todas as formas de vida
·         Construção de um mundo melhor para todos

Programação: programa-se uma vivência por mês, a partir do mês de junho de 2015, até o mês de dezembro.


O Projeto SIM! Semear, incluir, melhorar ! escolheu a imagem do Sol como seu símbolo, em homenagem à poeta paranaense Helena Kolody, autora do seguinte poema:

"Deus dá a todos uma estrela.
 Uns fazem da estrela um sol. Outros nem conseguem vê-la."





Este poema está impresso nos muros da Escola Dona Carola, em grafites de autoria do artista Gustavo Santos Silva, em trabalho coletivo com os alunos da escola e executado a partir de inicitiva do Movimento SOSBICHO e da comunidade local.
Ver : https://www.youtube.com/watch?v=OwwtJRXPaiU


O que se espera com este projeto de educação ambiental humanitária é que todos os envolvidos, educadores, comunidade e estudantes saiam fortalecidos dentro de princípios e valores que os façam acreditar que é possível SIM ! melhorarmos através de boas semeaduras e de nossa perseverança.

Propomos, para que possamos atingir nossos objetivos, que a Escola Estadual Dona Carola agende a permanência das mesmas turmas de alunos para as primeiras 4 vivências (junho, julho, agosto, setembro) e para a outras 3 vivências (outubro, novembro e dezembro) alunos de outras séries e turnos.

Cronograma:

Junho: dia 24, Dia Nacional da Araucária. Semeadura de Araucária Angustifólia – Pinheiros.
Justificativa: A ausência de árvores jovens é um sinal de alerta de que temos que plantar para evitar a extinção da espécie. Há muitas espécies da fauna que dependem das Araucárias para sua sobrevivência. Os seres humanos necessitam de ambientes saudáveis para sobreviverem e os frutos-sementes que são os “Pinhões” têm servido de alimento para a nossa espécie. Participar desta empreitada, significar incluir-se num projeto que acredita na VIDA.
Alunos da 6ª. Série turno da manhã. Diálogos de saberes e ação de fundo ativo: semeadura de sementes de Pinhão, em garrafas PET ou vasos reciclados.
As organizações envolvidas e os alunos acompanharão o nascimento dos brotos de Pinheiros e o crescimento das mudas. Em seguida, farão os plantios que forem possíveis e doarão as mudas a quem assumir a responsabilidade pelo futuro da Araucária.
Com estas atividades busca-se: o desenvolvimento do respeito com a vida; gentileza uns com os outros; solidariedade com as vidas que dependem dos Pinheiros, humanas e não-humanas; cuidado e responsabilidade, pois sem estes valores as mudas não crescerão; perseverança, pois é preciso a permanência do desejo para atingirmos nossos objetivos.

Julho: dia 28 – Acompanhamento das mudas e vivência tratando dos Direitos dos Animais e Guarda Responsável de Animais – vídeos, diálogos de saberes, produção de cartazes tratando dos temas. Suporte de material: a Escola deverá preparar a sala de vídeos e o aparelho multimídia.

Agosto: dia 13 – Acompanhamento das mudas e comemoração do Dia Nacional das Artes, 12 de agosto, com vivências em atividades estéticas. Contadora de estórias.

Setembro: dia 22, Dia Internacional do Plantio ENO, comemorando também o Dia da Arvore, dia 21. Plantio e doação das mudas semeadas em junho de Araucárias. Inclusão do tema do respeito a todas as formas de vida.

As quatro primeiras ações serão desenvolvidas com alunos do 7º. Ano, turno da manhã, nos últimos horários.
A partir do mês de outubro a coordenação pedagógica elegerá outras turmas para as demais ações.

Outubro: dia 20 – Comemoração do Dia de São Francisco de Assis, Protetor dos Animais, com atividades lúdicas, vídeos e conversas com quem sabe: “A veterinária”.

Novembro: dia 13, Dia Nacional da Gentileza, com diálogos e visita ao Reservatório Histórico da Sanepar (fazer agendamento). O tema “gentileza” será tratado nas suas mais diversas manifestações: gentileza uns com os outros, gentileza com os animais, com as plantas, com a terra, com a água.

Dezembro: 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos dos Animais, quando serão estabelecidas as relações de todos os valores trabalhados durante o ano. Oficina de poesia, vídeos, atividades lúdicas.
10 de Dezembro é simultaneamente o Dia Internacional dos Direitos Humanos e dos Direitos dos Animais. A coincidência destas datas recorda-nos que não podemos separar a defesa de uns da defesa dos outros, num mundo de violência contínua contra ambos e contra a Terra, da qual todos os seres vivos dependem.

Coordenadora Pedagógica: Laelia Negrão Tonhozi
Educadora Ambiental – Especialista





Curitiba – 19 de junho de 2015

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