quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ponto Final no Abandono de Animais: uma estória com final feliz

Um dia, a moça que protegia os animais que apareciam abandonados, maltratados, tristes, machucados e esquecidos, perguntou-se: o que fazer para colocar um ponto final neste abandono?
Resolveu sair perguntando a várias pessoas que conhecia: perguntou aos seus amigos, à sua professora, à delegada de polícia, ao promotor publico, aos seus vizinhos, ao menino que passava todo dia com seu cachorro, à veterinária que cuidava de sua gatinha, ao guarda de trânsito, à dona da padaria, ao pedreiro. E até ao prefeito.
Escutou muitas palavras que não esqueceu: responsabilidade, respeito, educação, guarda responsável, gratidão, compaixão, alegria, solidariedade e carinho.
Ouviu até uma frase legal: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Soube depois que foi um escritor francês que colocou estas lindas palavras em um livro chamado “O Pequeno Príncipe”. O nome dele era Antoine Saint-Exupéry.
E não é que este cara tinha razão? E sabe por quê? Porque os animais sentem quando os amamos, da mesma forma em que sabem quando os traímos, pela ingratidão. Eles têm consciência de os tratamos bem, e sabem também quando os tratamos mal. E o pior, não têm como se defender.
Mas como fazer para colocar um ponto final no abandono, continuava se perguntando a moça?
Como fazer para que um cachorro velhinho não seja descartado pela chegada do filhote novinho em folha ? E o gatinho que terá que ficar sozinho porque a família vai viajar de férias? E o cachorrão que guarda o terreno, dia a dia sozinho, sem abrigo e vivendo dos restos que os vizinhos lhe dão? E a cadelinha, quem mandou ficar prenha? Rua! E a pobre égua, nem água, feno e descanso após um dia de trabalho, com relho correndo solto no lombo?
Estes são tristes retratos do abandono !
A moça pensou, pensou e chegou à seguinte e brilhante conclusão: vamos transformar aquelas palavras mágicas que escutou em atitudes e vamos colocar um ponto final no abandono !
Juntou as palavras e transformou num grande coro, que foi pela internet, pelo rádio, televisão, pelas ruas, pelas escolas, pela prefeitura, por todos os becos da cidade.
E numa só voz construiu uma outra estória…
Era uma vez uma cidade que respeitava seus animais, porque todos compreenderam que um amigo é para a vida toda. E todos passaram a ser solidários uns com os outros, pois aprenderam com os animais o real significado da gratidão, compaixão, alegria, solidariedade e carinho. E todos foram felizes para sempre.
Autor: Laelia Tonhozi

Nenhum comentário:

Postar um comentário