quinta-feira, 22 de maio de 2014

Efeito do clima nas plantas: alterações das estações

Steve Ausmus / Em um prado de Wyoming, lotes de capim recebem calor adicional ou dióxido de carbono, ou ambas as coisas: foram analisadas as tendências de crescimento que podem ter relação com as mudanças climáticasEm um prado de Wyoming, lotes de capim recebem calor adicional ou dióxido de carbono, ou ambas as coisas: foram analisadas as tendências de crescimento que podem ter relação com as mudanças climáticas
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Efeitos do clima nas plantas

19/05/2014 | 00:06 | 
Durante a década de 1850, Henry David Thoreau cuidadosamente registrou a chegada da primavera no lago Walden Pond em Concord, em Massachusetts.
Agora, Richard B. Primack, biólogo da Universidade de Boston, combinou os dados de Thoreau com observações de outros naturalistas a fim de criar um registro das estações cobrindo 160 anos.
Como o dr. Primack escreve em seu novo livro, “Walden Warming” (“Aquecimento de Walden”, em tradução livre, ainda sem título no Brasil), a primavera está chegando três semanas mais cedo do que na época de Thoreau.
Muitos estudos – baseados em observações de campo e em imagens de satélites – indicam que a primavera está chegando mais cedo.
A alteração é um impacto chocante atribuído ao aquecimento global. Mas estudos estão revelando que os efeitos do aquecimento nas plantas são mais complexos.
Amy M. Iler da Universidade de Maryland expôs um pouco dessa complexidade no Colorado, onde ela e outros vêm monitorando flores desde 1974. Recentemente, analisaram os registros de 121 espécies a procura de tendências, e suas descobertas foram publicadas na revista científica da Academia Nacional de Ciências.
No geral, a primeira floração no vale estudado ocorre 25 dias mais cedo do que ocorria em 1974. Espécie por espécie, o padrão não é tão simples. Cerca de metade delas começa a florescer mais cedo. Outras espécies reagiram ao aquecimento em outras estações. Algumas chegam a seu pico de floração mais cedo, por exemplo. Outras estendem a floração até o outono.
Um estudo publicado em abril na revista Nature sugere que o aumento na temperatura não é o único fator na alteração. O dióxido de carbono, responsável pelo aquecimento global, também pode ter efeito nas plantas.
O estudo baseou-se nos resultados de experimentos de longa duração feitos em um trecho do prado de Wyoming em 2006 por Jack A. Morgan do Serviço Americano de Pesquisa Agrícola. Em alguns lotes foi feita a instalação de aquecedores. Outros lotes receberam bombas de dióxido de carbono. E ainda outros lotes ganharam tanto o calor quando o dióxido de carbono adicional.
Os cientistas constataram que nos lotes mais quentes algumas espécies floresceram mais cedo. Também constataram que, com o dióxido de carbono adicional, algumas plantas continuaram crescendo posteriormente.
No estudo da revista Nature, Heidi Steltzer e seus colegas constataram que o dióxido de carbono adicional deixava os lotes no prado com mais água no solo.
Eles suspeitam que o gás adicional tenha permitido que as plantas crescessem sem abrir tanto os seus estomas para ganhar o dióxido de carbono necessário ao crescimento. Elas perderam menos água.
Desde meados dos anos 1800, os níveis de dióxido de carbono subiram mais de 40 por cento. O dr. Morgan suspeita que isso possa ser responsável pelo prolongamento da temporada de crescimento em muitos ecossistemas onde a água pode acabar ficando com um abastecimento reduzido.
Nas próximas décadas, a previsão é de que os níveis de dióxido de carbono aumentem ainda mais.
As consequentes alterações nas estações podem ter efeitos tanto positivos quanto negativos. O prado de Wyoming se tornou mais produtivo com o dióxido de carbono adicional, por exemplo. Mas a dra. Iler teme que mudar as épocas de floração possa significar que as espécies acabem competindo pelas visitas das abelhas polinizadoras.
Em algum momento, os impactos benéficos podem desaparecer devido às secas em muitas partes do mundo causadas pelo aquecimento global.
http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/new-york-times/conteudo.phtml?id=1469948&tit=Efeitos-do-clima-nas-plantas-

Nenhum comentário:

Postar um comentário