domingo, 26 de junho de 2016

"Seja a mudança que você quer ver no mundo": é assim que se apresende na Escola Dona Carola - Curitiba

Dias movimentados na Escola Estadual  Aline Pichet  em Curitiba !

Alunos das 6as. e 7as. séries participaram ativamente nos dias 22 e 23 de junho de 2016 de ações educativas, pautadas em princípios de educação humanitária, quando tivemos todos a oportunidade de vivenciar temas como: preservação do meio ambiente, sustentabilidade ambiental, direitos dos animais e direitos humanos. Isto mesmo ! Tudo junto e misturado, porque é assim que ensina e é assim que se aprende !

As educadoras ambientais Isabel Christina Carrilho e Laelia Tonhozi do Movimento SOSBICHO , em parceria com as educadoras Loren Daprile e Leyla Orilio do Ipaec, em clima de camaradagem, amizade, alegria e muita motivação, desenvolveram os temas de forma dialogada e na busca de um saber  construído a muitas mãos e muitas cabeças!


Saber falar e saber ouvir: assim faz um educador ! Bióloga- Educadora Ambiental  Isabel Christina Carrilho


Esta ação, entre outras já programadas para o ano de 2016, integram-se ao projeto da escola cujo pensamento de base é "Seja a mudança que você quer ver no mundo", e que se introduz interdisciplinarmente, de acordo com o que faz a boa educação humanitária.


Educadoras Laelia Tonhozi e Isabel Carilho entre alunos: a brincadeira faz parte da vida !

Promovemos palestra dialogada, exibição de vídeos, mostra cultural educativa e semeadura de Araucárias Angustifolias - Pinheiros do Paraná, que deverão ser acompanhadas pelos alunos durante o ano para o plantio no momento certo.

As mudas plantadas também serão utilizadas para situações na disciplina de matemática, com tabelas e cálculos de crescimento, para estudos de percentuais, frações, etc.
Também os temas desenvolvidos relacionados à proteção dos animais, a boas atitudes humanas em todos os âmbitos da vida, terão sua continuidade nas aulas de língua portuguesa e língua inglesa.

Com estas estratégias, buscamos levar informação, reflexão, ação efetiva e comprometimento com a vida.


Também está sendo promovida na escola uma Cãopanha de Augasalho em benefício dos cães que estão para adoção no Hospital Veterinária da UFPR.
Quem quiser ajudar, é só levar na Escola,  que fica na Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 921 - Ahú, Curitiba.

Veterinária-Educadora Loren D'Aprile a Cãopanha do Augasalho
Professora Roseli, ao fundo, agradando o Planetinha Terra !


A Educação humanitária associa valores, leva à reflexão e propõe ações efetivas.

Agradecemos ao corpo pedagógico da Escola pela oportunidade, principalmente ao professor Fernando Fisco, professora Roseli e Kátia, e à Diretoria, que promoveram o convite e companharam o nosso trabalho.

Professores Katia e Fernando Fisco, Educadoras Isabel, Laelia e Leyla Orilio



Bom é assim: quando todos mundo quer falar !

Alguns temas puxam a conversa.
 Materias feitos de descartes e os trabalhos produzidos por alunos de projetos de anos anteriores, vão suprindo nossas necessidades permanentes, sempre com um valor agregado a mais


Vamos em frente!


https://www.facebook.com/SOS-Bicho-Educa%C3%A7%C3%A3o-Meio-Ambiente-e-Direito-Animal-208685235814344/

https://www.facebook.com/SOS-Bicho-Educa%C3%A7%C3%A3o-Meio-Ambiente-e-Direito-Animal-208685235814344/

Nenhum comentário:

Postar um comentário