terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Política de Educação Ambiental do Estado do Paraná: uma promessa.


  No ano de 2010 membros do Movimento SOSBICHO de Proteção Animal participaram de um Grupo de Trabalho – GT, criado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente – CEMA, Paraná, com a finalidade de construir uma minuta e lei de educação ambiental para o território paranaense, a exemplo do que outros estados brasileiros já fizeram. A Bahia acabou de aprovar a sua lei.
Pergunta: o que é que uma organização de defesa dos direitos dos animais tem a fazer em um GT de Educação Ambiental ?
Resposta: mudar a cultura, porque os seres humanos são construções culturais e a educação, que é feita de valores,  muda a cultura.
Este GT durou vários meses, onde dialogaram representantes dos mais diversos segmentos, que tiveram que ouvir nossos argumentos, em defesa de uma educação anti-especista, com base biocêntrica, que não veja a natureza apenas como recurso para benefício dos humanos e para ganhar dinheiro.
Foram ao todo quase duas dezenas de encontros, com aulas e workshops e um seminário ao final – em Faxinal do Céu – PR, onde foi consolidado um texto, fruto da construção e contribuição de toda a sociedade lá representada.
A educação ambiental que se busca com a minuta de lei que produzimos derruba a falácia do adestramento ambiental e não confina a educação às quatro paredes de uma sala de aula. Uma educação ambiental que busque a cidadania ambiental (para todos os seres) é ampla e irrestrita e envolve todos os segmentos sociais. O que se buscou foi propor uma forma de ver o mundo respeitando todos os entes e o equilíbrio das relações dos seres da natureza.
Esta minuta de lei hoje permanece no âmbito do CEMA – PR, com promessa de envio à Assembléia Legislativa do Estado. Aprovar uma lei com este conteúdo representa um avanço e a promessa de nossa incorporação como paranaenses a uma tendência mundial de educação interdisciplinar, includente e democrática.
Vamos juntos defender a aprovação desta lei e acreditar que é possível mudar a forma como temos lidado com a vida, através da incorporação de valores que respeitem uma visão ética sistêmica, em que o interesse de todos os seres pesem na balança.
Um convite: acesse www.cema.pr.gov.br e conheça o texto.

Laelia Tonhozi e Isabel Carrilho
Educadoras Ambientais
Movimento SOSBICHO


Nenhum comentário:

Postar um comentário