quarta-feira, 2 de abril de 2014

Criação da Rede Estadual de Direitos Animais no Paraná alimenta nossa esperança !

O dia 1o. de abril de 2014 é um marco para ativistas e militantes pelos direitos animais do Paraná.

Foi assinado pelo Governador Beto Richa um Decreto que cria a Rede Estadual de Defesa dos Direitos Animais - REDA, que tem o vanguardismo de trazer o conceito plano de "direitos animais", respeitando e considerando-os como indivíduos, e não como coisas: seres que têm interesses próprios e que não vieram a este Planeta para servir-nos. Aos seres não-humaos, os seu próprios direitos.

Com esta base filosófica, com a criação de uma instância executiva das políticas, um Fórum constituído por representações regionais, um Conselho Estadual de Direitos Animais, bem como a referida REDA, temos alimentada a nossa esperança de fazer dar voz àqueles que não têm vozes humanas para clamar por seus direitos.

Temos também possibilidades de fazer chegar a todos os municípios do território paranaense, o mesmo conceito de trato, as mesmas bases filosóficas, respeitadas as peculiaridades locais.

Assim, este marco histórico para nós, é mais do que bem vindo, é um alento, uma esperança.

Agradecemos à companheira Rosana Vicente Gnipper, ativista pelos direitos animais, coordenadora da Agenda 21 Paraná, que teve como missão a ela delegada pelo Sr. Secretário Estadual de Meio Ambiente, a construção deste marco regulatório, pelo empenho e dedicação.

Resta agora, construirmos o futuro. E este só será possível com o empenho de todos, com a pressão da sociedade civil, com legislativo, executivo e judiciário comprometidos.

Vamos todos minha gente ! Nossa união construirá este futuro!


Compromisso de todos pelo futuro da garantia dos direitos animais no Estado do Paraná


Nenhum comentário:

Postar um comentário