sábado, 19 de julho de 2014
TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL1
Este Tratado, assim como a educação, é um processo dinâmico em permanente construção.
Deve portanto propiciar a reflexão, o debate e a sua própria modificação. Nós signatários, pessoas
de todas as partes do mundo, comprometidos com a proteção da vida na Terra, reconhecemos o
papel central da educação na formação de valores e na ação social. Nos comprometemos com o
processo educativo transformador através do envolvimento pessoal, de nossas comunidades e
nações para criar sociedades sustentáveis e equitativas. Assim, tentamos trazer novas esperanças e
vida para nosso pequeno, tumultuado, mas ainda assim belo planeta.
I – Introdução
Consideramos que a educação ambiental para uma sustentabilidade equitativa é um processo
de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. Tal educação afirma
valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação
ecológica. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas,
que conservam entre si relação de interdependência e diversidade. Isto requer responsabilidade
individual e coletiva a nível local, nacional e planetário.
Consideramos que a preparação para as mudanças necessárias depende da compreensão
coletiva da natureza sistêmica das crises que ameaçam o futuro do planeta. As causas primárias de
problemas como o aumento da pobreza, da degradação humana e ambiental e da violência podem
ser identificadas no modelo de civilização dominante, que se baseia em superprodução e super
consumo para uns e subconsumo e falta de condições para produzir por parte da grande maioria.
Consideramos que são inerentes à crise a erosão dos valores básicos e a alienação e a não
participação da quase totalidade dos indivíduos na construção de seu futuro.
É fundamental que as comunidade planejem e implementem suas próprias alternativas às
políticas vigentes. dentre estas alternativas está a necessidade de abolição dos programas de
desenvolvimento, ajustes e reformas econômicas que mantêm o atual modelo de crescimento com
seus terríveis efeitos sobre o ambiente e a diversidade de espécies, incluindo a humana.
Consideramos que a educação ambiental deve gerar com urgência mudanças na qualidade de
vida e maior consciência de conduta pessoal, assim como harmonia entre os seres humanas e destes
com outras formas de vida.
II - Princípios da Educação para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
1. A educação é um direito de todos, somos todos aprendizes e educadores.
2. A educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer
tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação
e a construção da sociedade.
1 Documento elaborado pelo Fórum Global das Organizações Não Governamentais, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio
Ambiente e Desenvolvimento – Rio de Janeiro, 1992.
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