Escola Estadual Ângelo Trevisan: educação nota 10, espelho para Movimento SOSBICHO e IPAEC
O Movimento SOSBICHO e o IPAEC – Instituto de Proteção Animal e Exercício da Cidadania têm motivos de sobra para se orgulhar, pois foram recebidos de braços abertos para desenvolver suas ações educativas na Escola Estadual Ângelo Trevisan, que fica na rua do mesmo nome, no lindo Bairro de Santa Felicidade, em Curitiba – PR.
O Movimento SOSBICHO e o IPAEC – Instituto de Proteção Animal e Exercício da Cidadania têm motivos de sobra para se orgulhar, pois foram recebidos de braços abertos para desenvolver suas ações educativas na Escola Estadual Ângelo Trevisan, que fica na rua do mesmo nome, no lindo Bairro de Santa Felicidade, em Curitiba – PR.
Um dos motivos de tanta alegria é que esta escola é uma escola de sucesso ! Por quê ? Porque atingiu um dos melhores índices do IDEB 2011, graças à boa gestão e comprometimentos de administradores escolares e dos professores. Todo o corpo pedagógico comprometido com a boa ética, com a transformação do espaço escolar e a busca de bons resultados. *
Fomos convidados para preparar os alunos da 6ª. série para a semana cultural que se inicia dia 29 de agosto. Tema desenvolvido: o respeito a todas as formas de vida.
Muita atenção, interesse a alegria, fizeram da tarde do dia 19 de agosto um luxo para nós ! E não foram só os 30 alunos, as professoras Simone e Nicoly que dialogaram conosco, além das dezenas de alunos na área coletiva interna, no preparo de seus trabalhos: no recreio, a sala os professores foi cenário de preguntas e respostas, de diálogo profícuo e multiplicador entre a equipe pedagógica e os educadores das nossas organizações.
O resultado não poderiam ser melhor: que belos trabalhos foram produzidos pelos alunos !
Surpreendentes na compreensão do tema e na esperada associação com os diversos âmbitos da existência humana.
Trabalhamos com educação ambiental humanitária onde o que se busca é a formação e o fortalecimento de valores, não importa em que área de nossa existência.
Falamos de direitos, de responsabilidade, de cidadania, de solidariedade, de gratidão, de amor. E isto vale para tudo !
Bonecos, vídeos, diálogos animadíssimos e produção de cartazes com mensagens, utilizando-se técnicas de desenho, pintura, etc.
A exposição dos trabalhos, juntamente com os demais que estão sendo produzidos na Escola Estadual Ângelo Trevisan, cujo tema deste ano é “Cidadania”, começa no dia 29 de agosto de 2014.
Promessas de trabalhos futuros !
*http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/conteudo.phtml?id=1288142
...” O segredo do sucesso das escolas que tiveram as melhores colocações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 não se trata de nenhuma inovação educacional ou tecnológica. Pelo contrário. Todas seguem um modelo tradicional de organização, disciplina e cobrança de resultado, uma fórmula que pode ser aplicada em qualquer lugar, sem mistério.
Para que esse modelo funcione, o primeiro passo é uma boa gestão. Diretores comprometidos e rigorosos são capazes de transformar o espaço escolar e conquistar bons resultados. Na Escola Estadual Ângelo Trevisan, de Curitiba, – 3.º lugar do Paraná nos anos finais do ensino fundamental, com nota 6,1 – a diretora Gorete Stival Paula cobra a participação dos pais na educação dos filhos. Ela chega a fazer mais de quatro sessões de uma mesma reunião até que todos os pais compareçam. “Faço assim [convoca quantas reuniões for preciso] até que todos venham e conversem com as professoras para saber como seu filho está na escola”, comenta.”...
Check list
Ao visitar uma escola, esteja atento a características que ajudam as instituições a alcançarem ótima colocação no Ideb:
• Disciplina.
• Aula de reforço em contraturno em todos os bimestres.
• Limpeza e organização do espaço físico.
• Valorização do professor, incentivando que ele trabalhe por muitos anos na mesma escola.
• Participação dos pais nas reuniões bimestrais.
• Turmas pequenas, o que possibilita o professor dar atenção igual a todos os alunos.
• Diretores comprometidos e exigentes.
• Planejamento pedagógico seguido à risca.
• Recurso da APMF para a compra de materiais que faltam.
• Atividades extracurriculares que complementam assuntos vistos em sala.
• Colaboração da comunidade, como a liberação de espaços que faltam nas escolas, a exemplo de quadras de esporte e salão de eventos.
Valorização
A valorização do professor e o reconhecimento do seu trabalho fazem com que ele se sinta motivado a continuar os estudos e aprimorar o currículo. No Colégio Militar de Curitiba, por exemplo, 63% dos docentes civis têm mestrado, sendo que parte deles tem dedicação exclusiva. Já em Foz do Iguaçu, os professores de todas as escolas da rede municipal recebem 14º salário quando a instituição em que trabalham atinge uma meta estabelecida para o Ideb. Dependendo do resultado, até um 15º salário pode ser incorporado.
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