Este dia está marcado para que possamos nos lembrar dos nossos companheiros de Planeta: os animais não humanos.
Nunca é demais nos lembrarmos que os nossos companheiros não humanos têm sido explorados pela nossa civilização humana. Temos usado os animais para a nossa comida, para a nossa roupa, para experimentos, para nosso divertimento e lazer, para fazer nosso trabalho.
A vida deles não nos pertence |
Não temos nos perguntado se eles escolheriam isto para eles. Poderíamos imaginar uma vaca dizendo: "me coma!"; um cão "pode me deixar ao relento, exposto à fome e à sede, sozinho, exposto a violências"; uma raposa "pode tirar a minha pele"; um elefante "pode me escravizar"; e outras mensagens do gênero ?
Temos que nos lembrar que é nosso dever moral, como seres que racionalizam de uma maneira muito especial, que temos com os animais não humanos uma dívida civilizatória e que só a mudança de nossos valores culturais é que vai fazer esta revolução. E esta revolução começa em você. Como ?
- Recusando alimentos de origem animal (carnes, leites, etc);
- Recusando roupas, sapatos e artigos de couro;
- Recusando medicamentos e cosméticos testados em animais ou que tenham produtos animais em sua composição;
- Não participando de eventos em que os animais são usados: rodeios, aquários, zoológicos; circos; etc;
- Não utilizando animais para o trabalho e para sua diversão;
- Não comprando animais (cães, gatos e outros);
- Participando de organizações e movimentos que lutem pela libertação dos animais de sua condição de uso ou que defendam os animais através de políticas a eles dirigidas.
Valeu ?
Laelia Tonhozi
Educadora Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário