terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Findo 2014: e os animais de Curitiba ?




Findo mais um ano, momento de se fazer balanços sobre nossas vidas e sobre o mundo que nos cerca, nós, que temos como missão a defesa dos animais, temos muito pouco a comemorar.

O ano de 2013, em face de Governo Municipal novo, outros compromissos, um ano de ajustes, de aprendizados, orçamentos comprometidos, pouco se avançou.

 Apostamos no ano de 2014!

No entanto, ao final de 24 meses da gestão Gustavo Fruet, nada se produziu no sentido da construção e da consolidação de uma política efetiva no controle ético da população de cães e gatos (leia-se, política de esterilização de animais massivas, gratuitas, universais, suficientes);


de coibição e punição aos maus tratos de animais; no cumprimento das leis de proteção animal (duras conquistas do coletivo dos defensores de animais);da substituição paulatina do uso de animais de tração no município com vistas a sua abolição;


da educação ambiental em todos os níveis para o respeito a todas as formas de vida; da educação para a guarda responsável de animais; de estímulo e incentivo à adoção de animais; do controle efetivo dos criadouros e do comércio de animais; em um censo animal, de forma a se obter um perfil que possa vir a balizar as políticas. Na realidade, não se dimensionou ainda em Curitiba o tamanho do seu problema.

Em contrapartida, os abrigos estão lotados; protetores socorristas sobrecarregados; aumento do número de abandono e de animais circulando pela cidade; exploração continuada e maus tratos aos animais de tração; ninhadas e mais ninhadas sendo descartadas; a continuidade de criadouros clandestinos de animais sem a fiscalização efetiva; o desrespeito aos animais, a crueldade, a indiferença e a ausência de compaixão.



E os orçamentos destinados às políticas para os animais ? Que destinação se deu a estes recursos ? E o CRAR (Centro de Referência para Animais em Situação de Risco) ?
A gestão anterior deixou orçamentados recursos para o início do CRAR. Qual foi a destinação destes recursos ?

O movimento de defesa dos direitos dos animais de Curitiba quer prestação de contas !

Não só de recursos orçamentários; quer também saber o que se fez e o motivo pelo qual não se fez.
Quer também saber, qual é o projeto político para os animais da Cidade de Curitiba que será desenvolvido pela Gestão Gustavo Fruet.

Em outubro de 2014, após inúmeras solicitações não atendidas, o Sr. Prefeito de Curitiba recebeu representantes do Fórum de Defesa dos Direitos dos Animais de Curitiba e Região – FDDA e assumiu compromisso com aquele coletivo de nova reunião para apresentar e sua política e as suas justificativas, visto que compromissos de campanha não foram cumpridos.

O ano se encerra e não aconteceu. Aliás, este ano “não aconteceu” para os animais de nossa cidade.

Quanto ao Estado do Paraná, ainda se aguarda a construção de uma política.


Assim, pouco há para se comemorar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário