domingo, 13 de janeiro de 2013

Vereador de Curitiba propõe Dia Mundial do Vegetarianismo

Projeto de lei cria o Dia Municipal do Vegetarianismo
Postado em 13 de Janeiro de 2013

Dia 01 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Vegetarianismo, e comunidades vegetarianas de todo o mundo celebram todos os anos essa data, com o objetivo de promover a alegria, a compaixão e incentivar a melhoria de vida de quem opta por esse tipo de alimentação, trazendo à tona questões pertinentes à ética, ao meio ambiente e à saúde.
Professor Galdino (PSDB) é um grande incentivador do vegetarianismo, por isso, protocolou um projeto de lei que institui o dia 01 de outubro também como o Dia Municipal do Vegetarianismo.
O que é?
O vegetarianismo tem origem milenar. Consiste num regime alimentar em que não se come carne de qualquer espécie. Os primeiros povos a aderir esse tipo de alimentação foram os budistas e indianos. O vegetarianismo é mais do que um tipo de dieta. É uma filosofia de vida.
Geralmente as pessoas optam por esse tipo de alimentação devido às suas crenças religiosas ou filosóficas, sendo contra o sacrifício de animais ou ainda por acreditarem ser uma opção de vida muito mais saudável para si e para o planeta.
Existem basicamente 3 tipos de vegetarianos:
1) Ovos - lacto - vegetarianos = São os que consomem tudo que é usado na alimentação comum, exceto as carnes de animais;
2) Lacto-vegetarianos = São os que consomem tudo que é usado na alimentação comum, exceto as carnes de animais, bem como os ovos;
3) Vegetarianos puros ou Vegans = São os que fazem uma alimentação sem carnes, sem ovos e sem laticínios.
Quando a dieta vegetariana está balanceada e correspondente às quantidades adequadas de proteínas e calorias, não há problemas em trocar o cardápio de carne animal por um cardápio vegetariano.
Um regime sem carne diminui o consumo de gorduras saturadas, reduzindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares, o índice de obesidade, a incidência de alcoolismo e a probabilidade de ter problemas de saúde.
Uma dieta vegetariana planejada fornece todas as vitaminas e minerais necessários, além de apresentar as quantidades balanceadas de carboidratos, proteínas e gorduras. É importante ressaltar que, se a dieta for mal planejada ou muito restrita (excluindo todos os alimentos de origem animal), ela pode contribuir para o surgimento de deficiências nutricionais, devido a uma maior dificuldade de se atingir a quantidade de proteínas e de algumas vitaminas e minerais, necessários para um bom funcionamento do organismo.

fonte: www.professorgaldino.com.br

2 comentários:

  1. Que bacana essa ideia, seria um dia de incentivo e explicação do que realmente é o vegetarianismo e suas benfeitorias. Parabéns Prof. Galdino pelo projeto e pela ampla visão do benefício do vegetarianismo para a sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Ser vegetariano é algo tão saudável, pena que muitas pessoas não sabem e nem procuram saber do que se trata. Uma boa ideia existir o dia do vegetarianismo quem sabe assim muitos busquem uma alimentação mais saudável, leve e até mesmo barata.
    Parabéns pela proposta do vereador Prof. Galdino!

    ResponderExcluir