segunda-feira, 7 de outubro de 2013

VEGFEST - Curitiba - IV Congresso Vegetariano Brasileiro - Set. 2013









 Adriana Angelita da Conceição

Adriana Angelita ConceiçãoGraduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e mestrado em História Cultural (2006) pela mesma universidade. Realizou seu doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (2011). Participou do núcleo São Paulo da Sociedade Vegetariana Brasileira, entre 2009-2012, contribuindo com a divulgação da campanha Segunda Sem Carne. É uma das diretoras de projetos da ONG PACHAMAMA, onde coordena o projeto PACHA SABORES, que consiste em divulgar os benefícios da alimentação sem carnes e no oferecimento de oficinas de Suco Verde e alimentação saudável e sustentável. Vem pesquisando o tema da Soberania Alimentar, vinculado ao vegetarianismo. Além disso, ama a cozinha vegetariana e propaga o conceito de Cozinha Afetiva. Atualmente, é professora visitante do Departamento de História, PPGH, da Universidade Federal do Amazonas.

 

Sueli Regina Soares

sueli-urusvatiSueli Regina Soares é culinarista vegetariana e especialista em cuidados integrativos. Sabores de Ur - Cozinha Sustentável,  trabalho que desenvolve a 20  anos, nasceu com o propósito de divulgar a alimentação pacifica e sustentável e  o objetivo de cooperar na construção da  Cultura de Paz. Atividades de Sabores de UR incluem: (1) Oficinas de sustentabilidade e alimentação junto a UNIFESP campus Santo Amaro, com o tema "A cozinha como o coração da casa" (a partir da cozinha trabalhando os 8 níveis de sustentabilidade: Educação, Ecologia, Economia, Comunicação, Política, Espiritualidade, Cultura e Saúde); (2) Cursos; e (3) Alimentos congelados.

 Adriano "Prana" Michalovicz e Luciana De Freitas Brites

Adriano Michalovicz e Luciana De Freitas BritesMusicoterapeuta (Faculdade de Artes do Paraná, formado em 2009); Naturopata (Hospital Naturista Oasis Paranaense, formado em 2008); Magnified Healing (2009) com Rosangela Missawa; Cura Quântica Estelar (2010, 2011 e 2012) com Rodrigo Romo; Aluno do Professor Mario Sanchez de “Terapias Naturais & Ancestrais” e de Maria Wilma Rodycz de “Reiki e terapias Holisticas”. Atualmente realiza palestras, cursos e atendimentos em Curitiba/PR e outras cidades do Paraná e Santa Catarina.
Instrutora de Yoga (formada em 2013 com Laura Packer). Cura Quântica Estelar (2013). Aluna de Maria Wilma Rodycz de “Reiki e terapias Holisticas. Cursa o quinto período de Terapia Ocupacional (UFPR). Atualmente trabalha com alimentos veganos integrais, ministra cursos sobre alimentação e aulas de yoga.

 Alberto Peribanez Gonzalez

Alberto GonzalezMédico cirurgião formado pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado pelo Instituto de Pesquisa Cirúrgica da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, Alemanha. É especialista em Nutracêutica pelo Hospital da Lagoa Prof. Célio Mendes, no Rio de Janeiro e membro da Sociedade Alemã de Cirurgia. É também autor do livro "Lugar de Médico é na Cozinha" e ministra cursos sobre alimentação viva por todo o Brasil.

 Alex Fernandes

Alex FernandesWebmaster do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, Criador do portal Guia Vegano e consultor web da Sociedade Vegetariana Brasileira. Foi palestrante nos seguintes eventos:  3o Congresso Vegetariano Brasileiro (Porto Alegre), 39o Congresso Vegetariano Mundial da IVU (Jakarta Indonésia) e no 40o World Veg Festival (Los Angeles EUA). Para este evento irá abordar o tema "Os 50 tons de Cinza do Veganismo".

 Alexandra Silvério

Alexandra SilvérioParticipou do reality do programa Bem Estar da Rede Globo, com o desafio de perder peso, sendo que ela nessa ocasião pesava 148 quilos com altura de 1,65 de altura. No congresso vegetariano vai nos contar sua história emocionante, as perdas que ela sofreu, os obstáculos que teve que enfrentar e como está conseguindo perder peso seguindo a dieta vegetariana estrita.

 Alexandre Schneider

Alexandre SchneiderEx-Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Foi um dos grandes responsáveis pela implantação do programa da Merenda Vegetariana na rede municipal de ensino de São Paulo, abrangendo quase um milhão de alunos em cerca de mil unidades educacionais.

 Aline Camargo Vieira

Aline Camargo VieiraGraduada em Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) em 2004. Atuou na área clinica por mais de 7 anos até que encerrou suas atividades na profissão e em 2011 abriu a loja virtual Flor de Magnólia cosméticos orgânicos e naturais que em 2012 tornou-se a 1a. e única loja virtual de cosméticos naturais 100% vegana.

 Amanda Justiniano

Amanda JustinianoArtista gráfica, educadora e coordena as ações do movimento NÃO MATE desde 2009. Atua em projetos que levam os direitos animais a debate público por meio da arte, em colaboração com pessoas e grupos agentes pela causa animal e ambiental.Site: Não Mate

 Ana Ceregatti

ana ceregattiNutricionista especializada em dietas vegetarianas, atende em consultório e ministra palestras, cursos e workshops na área de Nutrição e Saúde para público em geral e profissionais da área. É sócia-proprietária da Diligens, empresa da área de educação e saúde, que atua em treinamento, produção e revisão de conteúdo técnico/científico para indústria farmacêutica, de alimentos e mídia, atendendo clientes como Petrobras, SESC, Bayer, MSD e Eurofarma. É membro da Sociedade Vegetariana Brasileira, com participação ativa na campanha Segunda Sem Carne. É também colunista da Revista dos Vegetarianos. Mais informações: www.anaceregatti.com.

 Anderson Furlan

Anderson FurlanJuiz Federal, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico-Econômicas pela Faculdade de Direito de Lisboa. Autor e co-autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
Site: www.andersonfurlan.com.br

 André Cantú

André CantúCozinheiro formado pelo Senac Águas de São Pedro em 1988, técnico em Nutrição pela ETEC GV em 2004, proprietário e chef do restaurante vegano Broto de Primavera no bairro da Liberdade em São Paulo desde 2008. Apresenta receitas veganas básicas no VEGETV e cozinha todos os dias.

 Astrid Pfeiffer

Dra. Astrid PfeifferPós graduada em nutrição clínica funcional pela VP Consultoria. Autora do livro: "A Cozinha Vegetariana de Astrid Pfeiffer" - eleito o segundo melhor livro de culinária vegetariana do mundo pelo Gourmand World Cookbook Awards - 2012 em Paris. Especializada em dietas vegetarianas, conselheira da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), especializada em nutrição ayurvedica pela International Academy of Ayurved - Índia.
Site: www.astridpfeiffer.com.br

 Bárbara Eduarda Nóbrega Bastos

Barbara BastosProfessora do Deptº de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutoranda em Administração pela UFPE e Coordenadora do Grupo Recife da SVB desde 2011.

Bia Gonzaga

Bia GonzagaCozinha desde os 9 anos de idade. Antes disso já estava atenta ás panelas das avós e da mãe. Desde cedo teve contato com uma culinária saudável e diferenciada, cheia de cores e aromas. Atua no ramo gastronômico há 12 anos tendo como base a culinária japonesa. Formada em gestão comercial, com ênfase em varejo de moda, a chef se acostumou a pesquisar tendências antes de elaborar produtos e cardápios.  Assim, traz à gastronomia vegana um estilo diferenciado, com base na combinação equlibrada dos sabores e no primor estético dos pratos. Site: Blogue da Bia.

 Caio Kim e Tainá Navolar

Caio Kim e Tainá NavolarCaio é escritor e músico, Tainá fez cursos de permacultura pelo ipoema e de alimentação viva. Juntos são sócios do Buena Vibra - quitutes veganos e crudívoros e estudantes de curso de Ciências Biológicas da UFPR.

 Carol Santos

Carol SantosNasceu em São Paulo, se formou como fotógrafa e editora gráfica e trabalhou em meios de comunicação, profissão que mantém ao mesmo tempo com o seu trabalho como ativista pelos direitos dos animais. Em 2011 se uniu a campanha da Revolução da Colher onde tem se capacitado como escritora, pesquisadora e conferencista. Tem tido a oportunidade de viajar e participar en vários encontros de yoga e ativismo entre o que se destaca o “Encontro Nacional de Catemu", Chile em 2012. Tem se desempenhado também como tradutora de diversos textos e materiais para difusão do vegetarianismo na lingua portuguesa. Atualmente, atua como coordenadora nacional da Revolução da Colher e participa em vários programas de formação de ativistas e guardiões da mãe terra em várias cidades do Brasil e é conferencista sobre temas de alimentação saudável, consumo consciente e ativismo. Também faz parte do grupo de pesquisa e desenvolvimento da escola de ativismo, cidadãos do mundo, lançada diariamente em são Paulo.

 César Obeid

César ObeidEscritor, educador e contador de histórias. Publicou 23 livros para o público infantojuvenil. Alguns de seus títulos permeiam o tema do vegetarianismo (Rimas Saborosas) e dos direitos dos animais (O Cachorro do Menino e O Valente Domador). Na palestra abordará como trabalhar com o tema dentro do universo escolar. Site: Cesar Obeid.

 Cintia Frattini

Cintia FrattiniEngenheira civil, empresária, vegetariana há 41 anos, militante da causa animal há 24 anos, faço parte do Movimento Nacional de Proteção e Defesa Animal, sou voluntária da SOS Fauna e atualmente tem um Santuário com mais de 700 animais entre domésticos, domesticados de médio e grande porte e silvestres vítimas de tráfico e apreendidos pela polícia ambiental. Todos estes animais são retirados de situações de risco e maus tratos.

 Clélia Angelon

Clélia AngelonEstá à frente da marca de beleza sustentável merecedora de certificados internacionais. Fala três idiomas e já visitou o país de Gandhi 40 vezes. A brasileira aprendeu com o ex-marido, indiano, as artimanhas para a venda, e hoje orgulhosamente leva o nome da marca a mais de 32 países. Aos 64 anos de idade, é fundadora da mais importante empresa de cosméticos veganos, orgânicos e naturais do país: a Surya Brasil. E trabalha ativamente, todos os dias, na sede da fábrica em São Paulo. Para manter o pique e conciliar reuniões com clientes, colaboradores, fornecedores, escolher a melhor fragrância para determinada linha, e ainda arranjar tempo para viajar e divulgar sua marca para empresários indianos, americanos e europeus, ela tem alguns segredos: duas vezes por semana toca bateria, é aluna dedicada nas aulas de piano e canto, está aprendendo o idioma francês, tem aulas de ballet e dança zouk. Além, também, de praticar meditação e yoga diariamente.

 Daniele de Miranda

Daniele de MirandaFormada em Educação Física pela UFRRJ, tem o projeto ‘Vegetariando por aí’ sobre turismo vegan, é consultora pedagógica na Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ, co-fundou em 2008 a União Libertária Animal (ULA) que recebeu em 2012 a Medalha São Francisco de Assis na Câmara Municipal e realiza pelo Projeto Ulinha o desenvolvimento de materiais de Direitos Animais para crianças, utilizando o jogo como ferramenta educacional e de desconstrução/formação de valores. Falará sobre “Como mudar o mundo brincando: Intervenções didáticas, lúdicas e libertárias dos Direitos Animais para crianças.” Sites: União Libertária Animal e Vegetariando por aí.

 Daniel Francisco de Assis

Daniel Francisco de AssisEngenheiro ambiental formado pela PUC do Rio de Janeiro. Durante a universidade, percebeu que escolhas alimentares adequadas não apenas ajudam pessoas como também o planeta. Desde que conheceu as maravilhas da alimentação viva, passou a dedicar-se a pesquisas sobre nutrição, saúde e ecologia. Como coordenador do projeto Unicom da PUC do Rio de Janeiro, realizou o plantio de mais de 300 árvores frutíferas nas favelas da Rocinha e Parque da Cidade, nas quais morou durante o trabalho. Depois, passou pelas principais escolas de alimentação viva no Brasil, como o Projeto Biochip e o Terrapia, na Fiocruz, no Rio de Janeiro. Foi então para a Europa, onde morou por quatro anos, aprendendo e trabalhando com os principais chefs e praticantes da alimentação viva. Na Inglaterra, gerenciou uma empresa de sucos naturais e comercialização de grama do trigo. Depois, foi para as Ilhas Canárias, onde trabalhou em um spa crudívoro, foi aluno de Russel James, e teve seu trabalho positivamente resenhado pelo renomado jornal inglês The Times, que o considerou expert. Na Espanha, trabalhou como chef nos spas considerados os melhores do mundo, e depois montou seu próprio spa (retreat), na cidade de Mijas, no sul do país. De volta ao Brasil, Daniel criou o Projeto Comida Ecológica, por meio do qual atualmente ministra cursos e palestras sobre culinária viva.
Site: Comida Ecológica

 Daniel Kirjner

Daniel KirjnerDoutorando em sociologia pela Universidade de Brasília, onde estuda as implicações das teorias feministas nos Estudos Animais. Vegano há quase sete anos, o sociólogo dedica-se ativamente à militância pelos Direitos dos Animais. Integrante do coletivo FALA (Frente de Ações pela Libertação Animal - Brasília), desenvolve, juntamente com seus companheiros de movimento, trabalhos relevantes de ação e conscientização sobre os custos sociais, morais e ambientais trazidos pelo consumo de carnes e derivados de animais, assim como sobre as vantagens de uma dieta vegana. Entre as ações do grupo estão: reuniões periódicas (por exemplo, piqueniques realizados mensalmente), intervenções junto a parlamentares das Câmaras Federal e Legislativa de Brasília, implantação de opções veganas em estabelecimentos gastronômicos da capital do país, além de ações educativas para os mais diferentes públicos, principalmente na forma de aulas e palestras, como a que será apresentada a convite do SVB.

 Danielle Tetü Rodrigues

Danielle Tetü RodriguesDoutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR; Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002); graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993). Advogada e Professora Universitária de pós-graduação em Direito Socioambiental na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Secretária da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Estado do Paraná. Vice-presidente do Instituto Abolicionista Animal – IAA; filiada a diversas ONGs protetoras dos animais e Conselheira Consultiva da Revista Brasileira de Direito Animal. Autora do livro "O Direito & os Animais: uma abordagem ética, filosófica e normativa", publicado pela Editora Juruá.

 Dennis Zagha Bluwol

Dennis Zagha BluwolMestre em Geografia e professor da rede pública de São Paulo – SP. Escreve sobre Ecoveganismo em zines, blogs e na ANDA, além de escrever literatura.

 Eduardo Corassa

Eduardo CorassaEscritor, palestrante, autor de três livros e consultor especialista no crudivorismo vegano, dentro do modelo de saúde chamado Higiene Natural. Formado em Letras,  especializado em Higiene Natural pela University of Natural Health, faz Nutrição na Faculdade Veiga de Almeida. Estudou ainda com o mundialmente famoso Dr.Douglas Graham, entre outros líderes crudívoros. Há mais de seis anos e meio vive em uma dieta exclusivamente crua de frutas e vegetais e mais de cinco anos ensina a obter saúde através de uma dieta integral, crua e baseada em alimentos vegetais.

 Eduardo Farah

Eduardo FarahEstudioso e praticante da alimentação natural, do autoconhecimento e de artes marciais, doutor e professor de ética e responsabilidade social pela FGV e sócio do Anna Prem e da Clarear Propósito e Pessoas.

 Ellen Jabour

Ellen JabourModelo, apresentadora de televisão, narradora do curta "A Engrenagem".

 Ellen Stellet

Ellen StelletDesenvolvedora do produto Mandiokejo, técnica em Economia Doméstica pela UFRRJ e graduada em História pela UFSC, amante da culinária há quinze anos e vegana há cinco. Como técnica em Economia Doméstica, adquiriu conhecimentos de nutrição, culinária e conservação de alimentos, o que foi fundamental para a criação de uma linha de produtos não perecíveis. Sócia fundadora da empresa vegana Quebra-Cabeça, tem se dedicado ao desenvolvimento de mais produtos alimentícios que atendam o público vegano.

 Eric Slywitch

Dr. Eric SlywitchMédico, Mestre em Nutrição (pela UNIFESP / EPM), Especialista em Nutrologia, Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral, Pós-graduado em Nutrição Clínica. Docente dos cursos de especialização (pós-graduação "latu sensu"): GANEP (Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral), IPCE (Instituto de Pesquisa, Capacitação e Especialização), Faculdades CBES (Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos). Diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira). Autor dos livros: "Alimentação sem Carne - guia prático" e "Virei Vegetariano. E agora?".
Site: www.alimentacaosemcarne.com.br

 Fabio Chaves

Fabio ChavesFundador e infoativista do projeto Vista-se, que é hoje o maior portal vegetariano do Brasil. Desde 2007, vem trabalhando pela divulgação do veganismo através da disponibilização de notícias e materiais gráficos sobre o tema. Co-autor de Projetos de Lei em favor do consumidor vegano, é consultor da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais (FPDDA) no Congresso Nacional e palestra voluntariamente sobre veganismo e Direitos dos Animais em diversas cidades do Brasil.

 Fábio Henrique Nunes

Fábio Henrique NunesAdministrador (UFPR, 2013), Permacultor (PDC Ecoetrix, 2012), Gestor de Projetos PMD® e Educador. Trabalha há mais de 5 anos com Agroecologia, Permacultura e Associativismo. Atuou em organizações como Rede Ecovida de Agroecologia e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UFPR). Foi colaborador do Programa de Governo Paraná Agroecológico, articulador e diretor geral do I Encontro Nacional dos Grupos de Agroecologia e pertenceu a Comissão Organizadora do VI Congresso Brasileiro de Agroecologia. Além de ter atuado no movimento estudantil enquanto Presidente do Centro Acadêmico e Gestor do projeto de Substituição dos 3 milhões de copos descartáveis anuais da UFPR, pelo Diretório Central dos Estudantes. Também trabalhou com Cultura, Integração da América Latina e Comunidades Tradicionais através do Coletivo Soylocoporti, cujo grande destaque é o Festival de Cultura do Paraná. Empreendeu a organização Ambientes que Educam, que construiu hortas mandalas agroecológicas em escolas públicas e privadas de Curitiba. Atualmente é Diretor Administrativo do Alimentos do Bem e da Arquitetura da Terra e consultor do Centro de Envolvimento Agroflorestal Felipe Moreira.

 

 Feliciano Filho

Feliciano FilhoO Deputado Feliciano Filho é fundador da UPA - União Protetora dos Animais, em Campinas, e é o autor das leis Feliciano (Lei 12.916/08), que proíbe a matança indiscriminada de cães e gatos nos canis municipais, e Nota Fiscal Animal (Lei 14.728/12), que estende os benefícios da Nota fiscal Paulista às entidades de proteção animal. É recordista em leis e ações de proteção animal e, em 2010, foi a primeira pessoa no mundo, nessa categoria, a receber o prêmio Liderança Mundial Brilhante. É presidente estadual do PEN51 (Partido Ecológico Nacional) em SP e vegetariano.

 Fernando Arroyo Avilés

Fernando Arroyo AvilésEngenheiro de sistemas, graduado na Universidade Católica de Quito em 2005. Leva mais de dez anos de ativismo em proteção animal começando sua formação profissional em 2003 como voluntário da AEDA (Asociação Ecuatoriana pela Defensa dos Animais). Formou-se logo através de seminários e cursos dentro e fora do Equador em temas como: animais utilizados em espetáculos (especialmente em touradas), animais de fauna urbana, administração de organizações sociais, desenvolvimento de projetos, entre outros. Entre 2008 e 2011 desempenhou-se como Diretor da fundação “Protección Animal Ecuador” (a maior do pais). Posteriormente fundou em 2012 sua própria organização consultora, TerrAnimal, com a qual tinha assessorado dezenas de grupos e centos de ativistas em Equador. Adicionalmente é colaborador em revistas especializadas como “Amigos con Cola” (Equador) e a Agência de Notícias de Direitos Animais.

 Flavio Giusti

Flavio GiustiApresentador do programa de TV VegetariRANGO e Artista Multimídia: ator/modelo/apresentador, cozinheiro de plantão, músico, diretor de arte/designer/publicitário/poeta/escritor e professor de yôga. Como Ator, trabalhou na TV em alguns programas da MTV (como The Nadas e Tribunal de Pequenas Causas Musicais), teve participações na minissérie ”Som e Fúria” da GLOBO e nos programas: “The Phone” da BAND, Eliana no SBT, Ana Hickman da RECORD, entre outros. No cinema, atuou nos Filmes “Onde esta a Felicidade” (Bruna Lombardi), “SEXXBBOX”, “As Crônicas de Xaropinho” e “O Amor é uma Comédia” que estréia em 2013. Atuou como principal no Clipe do Jota Quest “Tudo esta Parado” e do MC LON “Novinha vem que tem”. Tem como curriculum dezenas de comerciais gravados, em destaque os da UNICEF, Aniversário de São Paulo 2011 da GLOBO, RIACHUELO e VIVO. No teatro, atua desde os 13 anos e atualmente esta em cartaz com a peça “Mamãe quer que eu case” e o monólogo “Mundus Immundus”. Na sua formação como ator estudou no Morro do Riso, Escola de Teatro ETA e workshops com o Diretor Flavio Colatrelo (ex- Globo/ ex- Record), com os palhaços Dagoberto Feliz, Bete Dorgan (SP Teatro), Lana Sultani entre outros.

 Francisco Conrado

Francisco ConradoMédico Veterinário, nascido em Porto Alegre/RS. Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2009, onde prestou residência em Patologia Clínica Veterinária, com estágios nesta área na Universidade da Flórida em 2009 e na Universidade de Purdue em 2011. Atualmente, cursando mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná.

 Guilherme Carvalho

foto GuilhermeSecretário Executivo da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e pesquisador de impactos ambientais da pecuária. Biólogo formado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), escolheu como trabalho de conclusão de curso uma investigação sobre os "Aspectos Éticos e Jurídicos da Produção de Carne e Ovos de Galinha em Pernambuco". Também como resultado da investigação, produziu e lançou independentemente o documentário de curta metragem "Atave - A Avicultura Escancarada", em que denuncia o sofrimento da indústria avícola. Posteriormente trabalhou por mais de três anos como Gerente de Campanhas no Brasil para a Humane Society International (HSI), antes de entrar para a SVB.

 Heron José Santana Gordilho

Heron GordilhoPós-Doutor em Direito Ambiental pela Pace University Law School, New York, onde é professor visitante e integra a diretoria do Brazilian-American Institute for Law and Environment (BAILE). Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Direito e Sociologia pela UFBA. Professor Adjunto nas Faculdades de Direito da Universidade Federal da Bahia e Universidade Católica do Salvador. Professor visitante da Fordham University, Wiliams College, Universidad Autonoma de Barcelona e Pace University. Consultor Jurídico da International Union for the Conservation of Nature and Natural Resouces (IUCN). Fundador e ex-presidente do Instituto Abolicionista pelos Animais (IAA). Fundador, editor e coordenador da Revista Brasileira de Direito Animal. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direitos dos Animais, Meio Ambiente e Pós-modernidade (NIPEDA), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito da UFBA. Consultor CAPES APCN interdisciplinar. Autor da teoria do Habeas Corpus para os grandes primatas e de diversos artigos e livros técnicos na área de Direito Ambiental, Direito Animal e Sociologia do Direito. Promotor de Justiça do Meio Ambiente em Salvador/BA.

 Iara Maggioni

Iara MaggioniJornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Cursou especialização em Sociologia Política na Universidade Federal do Paraná. Atualmente é âncora do jornal da tarde da rádio BandNews FM Curitiba e repórter da emissora, onde trabalha há 2 anos. Também atua como repórter na RICTV, afiliada Record no Paraná. Já trabalhou como produtora na Band Curitiba. Vegetariana desde setembro de 2012.

 Inti Mendez

Inti MendezChef de cozinha especialista em comida vegetariana, trabalha na área há 15 anos. Já trabalhou coordenando as cozinhas dos melhores restaurantes de comida vegetariana e vegana de São Paulo, participou da feira Natural tech nos ultimos 3 anos ministrando apresentações culinárias e palestras sobre alimentação para SPA. Atualmente trabalha como chef de cozinha no Espaço Surya, o primeiro SPA vegano do Brasil, como responsável pela criação dos pratos, cursos e palestras do SPA, que tem como conceito uma alimentação vegana e orgânica.

J osé "Vivo" Fernandes da Silva Junior

José Fernandes da Silva JuniorDurante 27 anos foi empresário do ramo de transporte de produtos de origem animal. Devido à dependência química, conheceu na Fundação Oswaldo Cruz o projeto TERRAPIA. Iniciou sua caminhada no alimento vivo na escola de reeducação alimentar. No projeto TERRAPIA foi colaborador durante 12 anos, onde desenvolveu trabalhos de crulinária viva ou seja, adaptação da alimentação convencional por alimentos crus. Em 2008 concluiu no Instituto Ann Wigmore Natural Health Institute, o curso de alimentação viva tornando-se um Personal Healing. Nos últimos cinco anos em parceria com o Spa Maria Bonita vem ajudando pessoas na mudança de hábitos alimentares, controle de preso, longevidade e adaptação de cozinhas residenciais e comerciais ao programa.

 Joselaine Seidel

Joselaine SeidelPsicóloga, Joselaine Seidel é Secretária da presidência da SVB e membro ativo da SVB há anos. Em especial, esteve diretamente envolvida na organização das três edições da Mostra Animal (Mostra de Cinema Pelos Animais) promovidas pela SVB em Curitiba.

 Juliana Camargo

Juliana CamargoApresentadora de televisão, repórter, formada em Turismo e pós-graduada em Gestão Ambiental, Diretora Presidente da ONG Ampara Animal.

 Julio César Acosta Navarro

Julio César Acosta NavarroMédico cardiologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo.Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Associação de Medicina Intensiva Brasileira e Sociedade Brasileira de Nutrologia. Doutor (PhD) em Ciências (2002), pela Universidade de São Paulo. Professor convidado em eventos internacionais como: OPS/OMS (Impacto da Proteção Patentaria sobre Acesso de Medicamentos, Brasilia, Brasil, 2004); "Instituto de Cardiologia de La Habana" (Vegetarianismo na América Latina, Cuba, 2007); World Intellectual Property Organization (WIPO), Brasil, 2010 e "University of Loma Linda" (5th e 6th International Congress on Vegetarian Nutrition, Loma Linda, Estados Unidos, 2008 e 2013). Escritor, autor dos livros: “Y Dios tenia razón... Las bases cientificas del vegetarianismo” (em espanhol, 2000), e “Vegetarianismo e Ciência” (São Paulo, 2010). Interessado na problemática social do mundo, obteve um segundo Doutorado (PhD) no Programa de Integração de América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo (2011) onde cursou disciplinas de Economia Política, História Contemporânea e Relações Internacionais.

 Laelia Negrão Tonhozi

Laelia Negrão TonhoziAtivista e atuante da defesa dos direitos dos animais desde o início da década de 1990, tendo iniciado seu voluntariado na Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba. No ano de 2000, juntamente com um grupo de protetores, funda a Associação do Amigo Animal, onde se mantém até o ano de 2008. No ano de 2009, passa a integrar o Movimento SOSBICHO de Proteção Animal. Foi Conselheira no Conselho Municipal de Proteção Animal representando a Associação do Amigo Animal e em seguida o Movimento SOSBICHO. Secretariou e coordenou as atividades do Fórum de Defesa dos Direitos dos Animais de Curitiba - FDDA, por gestões sucessivas. Também foi Conselheira no Conselho Estadual de Meio Ambiente, participando da elaboração da minuta da lei da Política de Educação Ambiental do Estado do Paraná. Para sua titulação como Especialista, promoveu estudo epistemológico para compreender a construção das políticas públicas "de proteção aos animais". Atua como ativista política e como educadora ambiental em sua Comunidade, em projetos que envolvem a comunidade de seu bairro e em escolas, onde desenvolve atividades de plantios, de produções artísticas (grafite), trilhas interpretativas, jogos, sempre buscando a compreensão sistêmica da preservação da vida. Atualmente, desenvolve em parceria com o IPAEC - Instituto de Proteção Animal e Cidadania, o Projeto Ponto Final no Abandono - Concurso Cultural, com foco em crianças e adolescentes.

 Lena Peron

Lena PeronIdealizadora da marca Feito Brasil (mais conhecida como mama da feito), atua no ramo de cosméticos desde 1999, quando fundou e dirigiu empresas como Naturythá e H2O Cosméticos. Atualmente, vive o o exemplo e prova que uma empresa pode ter alma e, ainda assim existir, através da Feito Brasil, um verdadeiro projeto de vida que tem como missão: encantar, acolher e inspirar as pessoas, criando verdadeiras obras de arte em forma de cosméticos artesanais veganos e sustentáveis.

 Leonora Esquivel

Leonora EsquivelLeonora Esquivel Frías nació en Ciudad de México (1973). Es Doctora en Filosofía con mención honorífica por la Universidad Autónoma de Barcelona. Su tesis sobre Ética Ambiental aborda el problema de la sostenibilidad y la responsabilidad hacia el medio ambiente.
Es Fundadora de AnimaNaturalis Internacional, una organización hispanoamericana sobre Derechos de los Animales, presente en 7 países latinoamericanos y en España.
Ha realizado entrevistas en televisión y radio en España y México y dado conferencias en universidades de México, España y Latinoamérica sobre los Derechos de los Animales y Ética Ambiental.
Tiene un blog en El Universal http://blogs.eluniversal.com.mx/leonimal/
Autora del libro Educación Ambiental en Querétaro, de Editorial Bildunc.
Ganadora del Premio a la Sustentabiliadad 2011, categoría “Mejor Activista”.
Actualmente conduce un programa de televisión sobre el tema de los derechos de los animales, en el canal cultural de México.
Para Leonora Esquivel el movimiento de los Derechos de los Animales es la revolución moral más apremiante de este siglo.

 Leuzinete Rocha

Leuzinete RochaHá mais de 20 anos trabalhando na área de alimentação vegetariana, a culinarista Leuzinete Rocha iniciou sua trajetória há bastante tempo. Por ter descoberto desde cedo, seu grande interesse e facilidade na arte de cozinhar, começou seu trabalho primeiramente dentro da sua igreja, onde pode desenvolver diversos trabalhos, na área da alimentação saudável e vegetariana, desde congressos nacionais, entre outros vários eventos no segmento da alimentação vegana. Em Recife, no ano de 1985, foi convida para chefiar a equipe de cozinha de uma das primeiras instituições naturistas em Pernambuco, a Clinica e Restaurante Cenope – Centro Naturista Oasis Pernambuco. Foi convida também para participar como chefe de cozinha do primeiro congresso de medicina natural no Brasil, em Recife no ano de 2000. No ano de 2001 decidiu abrir o seu primeiro restaurante vegetariano, no centro da cidade de Recife. No ano de 2009 devido à grande procura, abriu seu segundo restaurante, localizado na zona sul da cidade, no bairro de Boa Viagem. No momento está residindo temporariamente em Curitiba, onde trabalha participando de eventos, como congressos e feiras, sempre na área de alimentação natural e vegana. Como também, por exemplo, em cursos de culinária para as empresas de produtos integrais e naturais, Jasmine e Mãe Terra. E juntamente com sua filha que é nutricionista, ministra diversos cursos no segmento de alimentação natural e culinária vegetariana, todos para pessoas que buscam cada vez mais, se alimentar melhor, e assim, viver com mais qualidade de vida.

 Loraine Oliveira

Loraine 2Professora adjunta na Universidade de Brasília, na área de Filosofia Antiga. Vem desenvolvendo uma pesquisa sobre a história do vegetarianismo na antiguidade greco-romana. Na UnB também articulou  o grupo interdisciplinar de estudos Ética + Animais. Vegetariana há 24 anos e vegana há 6 anos, atuou como protetora de animais em Porto Alegre e atualmente é voluntária do Pró-Anima, em Brasília, onde foca sua ação na frente Veganize!

 Luciano Rocha Santana

Luciano Rocha SantanaAtualmente é Coordenador da Revista Brasileira de Direito Animal e Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia na Comarca de Salvador. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: direito urbanístico, direitos dos animais, patrimônio cultural, processo penal e crimes ambientais.

 Luiza Savietto

Luiza SaviettoGraduada em medicina pela UFF, generalista e médica de família, vegetariana há 8 anos, especialista em nutrologia pela ABRAN, enfase em dietas vegetarianas e veganas, criadora do programa NutriOHM, de orientação individual para consciência alimentar e cura através da alimentação funcional, plantas medicinais e suplementação natural. Acompanhamento clínico em dietas vegetarianas/veganas. Praticante de yoga Inbound em SP e professora no curso de formação de instrutores de ioga Inbound com a disciplina yoga e vegetarianismo. Divulga seus ideais e objetivos com a máxima "EXISTE VIDA", enaltecendo assim a responsabilidade e a possibilidade que todos os seres possuem de garantir sua saúde, bem-estar e longevidade com alimentos oriundos da terra, livres de sofrimento e altamente nutritivos e curativos.

 Lydvar Schulz

Lydvar SchulzUm dos fundadores do grupo ONCA em 2004, relata no Vegfest experiências pessoais dos 9 anos de atividades do grupo: ações de rua (manifestos, protestos), resgates de animais, investigações, processos jurídicos, estandes informativos, entre outras. Além disso, uma análise das diferentes formas de ações para um resultado positivo a favor da causa abolicionista.

 Márcia Unfer

Márcia UnferTerapeuta Naturista certificada pela Escola de Alquimia Joel Aleixo e Terra Flor Aromaterapia, busca a transformação das pessoas através da aproximação com a Natureza. Empresária no ramo de alimentação há mais de 20 anos, atualmente está à frente da Fratino Alimentos, empresa familiar que prima pela produção de alimentos naturais, vivos e saudáveis e a divulgação dos benefícios físicos e espirituais no consumo consciente e sustentável dos mesmos. Ministra cursos de Alimentação Consciente em Porto Alegre e Florianópolis. A empresa produz o “Dolce da Vida”, doces que seguem os preceitos da Alimentação Viva. Aprimorou seus conhecimentos no Curso Bases Fisiológicas da Terapêutica Natural e Alimentação Viva com o Dr. Alberto Peribanez Gonzalez e equipe da Oficina da Semente, estagiando na cozinha do evento e tornando-se uma “agente da saúde”. Tem receitas publicadas em revistas e sites como Doce Limão.

 Marco Clivati

Marco ClivatiEngenheiro eletrônico e jornalista, trabalha há 17 anos na Editora Europa, uma das cinco maiores editoras de revistas do Brasil. Em 2006, criou a Revista dos Vegetarianos, publicação mensal com tiragem de 35 mil exemplares, distribuída nas bancas de todo o País.

 Marcos Magalhães

Marcos MagalhãesChefe de cozinha especializado em cozinha vegana, filiado a SVB desde 2011. Chef e proprietario do Restaurante Natural Vegan, na cidade de Guaratinguetá, primeiro e único estabelecimento especializado em tal gastronomia do Vale do Paraíba. Realiza serviço de Chef em domicílio, sendo o responsável pelo cardápio de inúmeros eventos, dentre os quais, todo cardápio do Encontro Mundial de Bispos e Arcebispos da Arquediocese de Aparecida. Ministra cursos e palestras. Assino também o quadro Alimentação Saudável, do programa Trilhas da Saúde, no ar no site de notícias da TVGlobo local, o vnews.

 Maria Isabel Rosa Guimarães

Maria Isabel Rosa GuimarãesGraduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Educação do Paraná, com Especialização em MBA em Empreendedorismo pela Universidade Positivo, trabalha há 24 anos no Sebrae/PR, hoje atua como Gestora do Projeto da Cadeia do Hortifrutigranjeiro da Regiao Metropolitana de Curitiba/PR.

 Marly Winckler

Marly WincklerSocióloga, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira - SVB e presidente da União Vegetariana Internacional - IVU. Organizou o 36o Congresso Vegetariano Mundial, o 1o Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino-americano, o 12o Festival Vegano Internacional, entre vários outros eventos. Sócia benemérita do Instituto Abolicionista Animal.

 Mônica Buava Caliman

Monica Buava CalimanFormada em Relações Internacionais. Como Diretora Administrativa do Instituto Nina Rosa, participou de iniciativas importantes como o projeto do Hospital Veterinário Público em São Paulo e o filme "A Engrenagem". Conselheira da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e Coordenadora Nacional da Campanha Segunda Sem Carne.

 Narayana Parayana

Narayana ParayanaChef de cozinha e pesquisadora em alimentação vegana. Vegetariana a mais de 20 anos, possui conhecimentos técnicos em nutrição. Atuou por mais de 10 anos com distribuição voluntária de alimentos vegetarianos (Food for life – ISKCON) e fundou o PFVG (Prato Feito Vegetariano) com a ideia de proporcionar alimentação vegana a preços sociais na Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência profissional: Restaurante Subhadra’s (2008); PFVG (2009-2011). Trabalha atualmente com cursos de culinária, pesquisa e comercialização independente de alimentos veganos (Soluções Veganas).

 Natalia de Souza Albuquerque

Natalia de Souza AlbuquerqueAtivista e etóloga, encontrou na Ciência uma arma poderosa na luta pelos direitos dos animais. Na Universidade Federal de Pernambuco, graduou-se em Ciências Biológicas, tendo trabalhado com os impactos negativos do turismo no comportamento social de golfinhos. Foi uma das idealizadoras do projeto de extensão ADOTE A NATUREZA, no qual pôde dialogar com crianças e jovens de escolas públicas sobre Meio Ambiente e Animais (humanos e não humanos), além de ter trabalhado junto a grupos de direitos animais no desenvolvimento de ações relacionadas a problemáticas como animais de rua e a carrocinha, vivissecção e o consumo e uso de animais em diversas esferas. Também atuou como voluntária em três bases do Projeto Tamar. Atualmente, está finalizando seu Mestrado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, tendo como foco comportamento e cognição de cães domésticos. Trabalhou como Pesquisadora Visitante na University of Lincoln (Reino Unido), onde conduziu sua investigação sobre percepção de emoções em cães.

 Natália Chede

Natalia ChedeNutricionista, especializada em dietas vegetarianas e membro da SVB desde 2004. Pós-graduada em Nutrição Funcional e em Yoga, e culinarista vegana por vocação e paixão. Atualmente vivendo no interior, desenvolve projetos de yoga e alimentação saudável com a população local, e busca uma nova relação com os alimentos, a natureza e as pessoas, através de estudos e práticas agroecológicas e agroflorestais.

 Nathália Guimarães

Nathália GuimarãesInstrutora e Consultora em Alimentação Crudívora, formada pelo instituto de alimentação viva na California, Living Light Culinary Arts Institute. Lá estudou com a renomada Cherie Soria, uma das fundadoras do movimento “Raw Food”, e certificou-se como “Raw Culinary Arts Associate Chef & Instructor”. Vegana, cursa Nutrição no Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação e é estudante de Filosofia do Yôga Antigo, no Rio de Janeiro. Foi profundamente tocada alguns anos atrás pela magnífica proposta da alimentação natural e crudívora, levando-a mudar sua carreira de administradora e merchandiser da área da moda em Nova York. Todos os anos viaja para congressos de medicina natural no exterior em busca de novos conhecimentos para a sua futura atuação no campo de Nutrição Holística.

 Nicole Oliveira

Nicole OliveiraBacharel em Direito pela Univ. Mackenzie, Mestre em Direito Internacional e Resolução de Conflitos pela Univ. para a Paz da ONU, Costa Rica e Mestre em Transformação de Conflitos Internacionais  pela Universidade de Innsbruck, Áustria. Nicole tem 10 anos de experiência em gestão de projetos, tendo atuado como diretora da Casa de Cultura e Cidadania, Campaigner de Clima e Coordenadora de Arrecadação de Recursos no Greenpeace Brasil e atualmente é gerente de campanhas da Humane Society International.

 Nina Rosa Jacob

Nina Rosa JacobAtivista em defesa dos direitos dos animais, palestrante, fundadora e presidente do Instituto NIna Rosa - projetos por amor à vida, organização educativa independente, que desde 2000 dedica-se à valorização da vida animal por meio da educação humanitária.

 Orlei Ribeiro de Araújo

Orlei Ribeiro de AraújoMédico pediatra intensivista, graduado pela Universidade Federal de Uberlândia-MG, com residência no Hospital das Clínicas da USP- Ribeirão Preto. Mestrado em Infectologia Pediátrica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Escola Paulista de Medicina). Títulos de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Terapia Intensiva Pediátrica pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Atualmente coordena a Unidade de Internação pediátrica do Hospital Cruz Azul em São Paulo -SP e é médico da UTI oncológica do GRAACC/ Instituto de Oncologia Pediátrica da UNIFESP e da UTI pediátrica do HMAR Saboya - Prefeitura de São Paulo.

 Osmar Barutti

Osmar BaruttiPianista, compositor, arranjador e professor de música. Graduou-se pela Berklee Faculty Of Music em Boston, nos EUA e tornou-se conhecido por tocar no sexteto do Programa do Jô.

 Pablo N. Buompadre

Pablo N. BuompadreAdvogado, funcionario do Ministerio Público Fiscal – Poder Judiciario do Corrientes (Argentina), professor do Direito Proccesal Penal na Faculdade do Direito da Universidade Nacional do Nordeste -UNNE- (Corrientes – Argentina), maestrando da Maestría de Ciencias Penales da UNNE (Ctes – Argentina), maestrando da Maestría do Direito Proccesal Penal –Univ. Nac. do Rosario –U.N.R.- (Santa Fé – Argentina), especialista em Direito Penal - Univ. Nac. do Rosario –U.N.R.- (Santa Fé – Argentina), membro ativo da “Asociacao do Proffesores do Direito Processual Penal” da República Argentina, presidente da "Asociacâo do Funcionarios e Advogados pelos Direitos dos Animais" - A.F.A.D.A. (Corrientes - Argentina).

 Paula Brügger

Paula BrüggerÉ professora “Associado IV” do Deptº de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona as disciplinas “Biosfera, sustentabilidade e processos produtivos”, “Desenvolvimento, tecnologia e meio ambiente” e “Meio Ambiente e Desenvolvimento”. Graduou-se em Ciências Biológicas e fez especialização em Hidroecologia, mestrado em Educação e doutorado em Ciências Humanas, “Sociedade e Meio Ambiente”. Coordena o projeto de educação ambiental “Amigo Animal” - oferecido para escolas das redes municipal e estadual em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e é  autora dos livros “Educação ou adestramento ambiental?” em terceira edição, e Amigo Animal – reflexões interdisciplinares sobre educação e meio ambiente: animais, ética, dieta, saúde, paradigmas”. Atua principalmente nos seguintes temas: educação ambiental; interdisciplinaridade e paradigmas de ciência; desenvolvimento sustentável; relação dos seres humanos com os outros animais como relação sociedade-natureza.

 Paula Gandin

Paula GandinNutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional e Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional. Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF) e Conselheira da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Colaboradora dos livros “Nutrição Clínica Funcional: Fitoterapia” e "Nutrição Clínica Funcional: Suplementação". Desde sua formação como nutricionista, realiza atendimento nutricional como personal diet e em consultório particular. Participa regularmente de congressos, cursos, workshops, ministra palestras e presta consultoria a revistas na área de Nutrição.

 Paulo Guilherme Pinguim

Paulo Guilherme PinguimInstrutor de mergulho especialista em resgate, primeiros socorros e vida marinha, agraciada com o prêmio internacional Platinum Pro 5.000 por mais de 5000 mergulhos, contribuição e atuação significativa para a atividade do mergulho e o meio ambiente marinho, gerente do Centro de Estudos do Mar Onda Azul, autor do Imensidão no Jornal O GLOBO On Line, co-fundador do Projeto Divers For Sharks. Homenageado em 2012 com a Medalha São Francisco de Assis/3º Milennium pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, pela vida dedicada a proteger os animais e a natureza.

 Paulo Victor Gonzaga Pinheiro

Paulo PinheiroVulgo Paru Vitu, 26 anos, natural de Salvador-BA, estudante de engenharia elétrica, vegano desde os 15 anos, maratonista, ciclista e fisiculturista amador, criador e administrador da página Musculação Vegana no facebook. Praticante recreativo de musculação desde a adolescencia, passei encarar o fisiculturismo a sério a aproximadamente 5 anos, devido a falta de profissionais na área de nutrição e acompanhamento esportivo simpatizantes à alimentação vegana na região da Bahia, passei ter a internet como única fonte de conteúdo, estudando métodos de treinamento, adaptando os principios de nutrição onivora esportiva ao veganimo e traduzindo material sobre fisiculturismo vegano encontrados em sites do exterior. Atualmente, compartilho informações com praticantes de esportes, com foco em musculação, adeptos de alimentação vegana com base em minhas experiencias através da página Musculação Vegana e faço preparação para competir como fisiculturista amador nos campeonatos locais.

 Paul Turner

Paul TurnerFundador e Diretor Internacional do Food for Life, organização sem fins lucrativos que promove educação alimentar e distribui alimentação vegana para pessoas necessitadas e em situação de vulnerabilidade em todo o mundo. Já viajou por mais de 50 países inspirando pessoas e treinando voluntários a repensar na sua alimentação. Captou milhões de dólares em recursos para iniciativas sem fins lucrativos. Entre 1999 e 2003 integrou também a International Vegetarian Union (IVU). Em 2005, Turner liderou uma equipe internacional de voluntários para montar cozinhas improvisadas em vilas no Sri Lanka após o tsunami asiático, servindo comida vegana fresca para dezenas de milhares de pessoas. Autor de livros como Food Yoga - Nourishing Body, Mind & Soul, How to Build a Great Food Relief, The 5 Noble Truths, e The Yoga of Pool.

 Pedro Piccolo Contesini

Pedro ContesiniSociólogo, militou e milita em diversas causas e movimentos, pois é da opinião de que temos que buscar uma libertação integral pela luta contra todos os tipos de opressão e exploração, tanto intra-espécie como inter-espécie. É diretor-financeiro da Associação Civil Alternativa Terrazul, foi filiado ao Partido Verde de 2009 a 2011, do qual saiu para ajudar na construção da Rede Sustentabilidade, partido político de novo tipo liderado pela ex-senadora Marina Silva, do qual é membro da executiva-nacional provisória. Paulista, 27 anos, reside em Brasília desde 2006 e vegetariano há 7,5 anos.

 Pedro Santana

Pedro SantanaSócio fundador e administrador da empresa vegana Quebra-Cabeça. Vegano há oito anos, Pedro é graduado em Engenharia de Materiais pela UFSC e tem se dedicado a aprofundar seus conhecimentos na área de gestão empresarial sustentável. No Congresso Vegetariano Brasileiro abordará os desafios e perspectivas do empreendedorismo vegano no Brasil e irá falar sobre os obstáculos vivenciados para a consolidação de sua empresa, uma das primeiras indústrias veganas do país.

 Quico Meirelles

Quico MeirellesNascido em 1988, sua mãe é bailarina e seu pai cineasta, então ele cresceu indo a muitos espetáculos de dança, ao teatro e especialmente, a sets de filmagem. Acabou de se formar no curso de Audiovisual na ECA - USP. Trabalhou como assistente de direção no longa-metragem Ensaio sobre a Cegueira (2008) e na série de TV Som e Fúria (2009) e como assistente de câmera nos filmes Xingu (2011) e 360 (2011). Dirigiu episódios das séries Trabalho Duro (Discovery Channel, 2012) e Contos do Edgar (FOX, 2013), além de vários comerciais de TV.

 Renan Ritzmann de Oliveira

Renan Ritzmann de OliveiraBacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Mestrando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Desenvolve pesquisas nas áreas de História e Sociologia da Alimentação.

 Ricardo Rodrigues Garé

Ricardo GaréMédico Veterinário com Mestrado pela Universidade de São Paulo, mestre em Reiki, extensão Universitária realizado no Instituto Butantan, curso para formação de instrutor de Yoga em andamento. Voluntário da ONG Associação Natureza em Forma em projeto de captação de recurso, voluntário do Movimento Não Mate, médico veterinário especializado em atendimento com a terapia REIKI. • Criador do portal no facebook OPORTUNIDADES DE TRABALHO VEGGIE.

 Ricardo S. P. de Laurino

Ricardo S. P. de LaurinoProfissional de Marketing, empresário, vegetariano há 23 anos, vegano há 10, coordena há 5 anos voluntariamente a SVB Ctba, Coordenador Voluntário da Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, homenageado Ativista Vegetariano 2010, lançará seu primeiro livro de ficção no segundo semestre de 2013. Coordenador geral do Vegfest/2013 - IV Congresso Vegetariano Brasileiro.

 Rodrigo Lima

Rodrigo LimaFormado em Direito pela UFES. Vocalista da banda de Hardcore Dead Fish. Fundador do selo/produtora 3º mundo Produções Fonográficas.

 Sebastian Canale

Sebastian CanaleEstudou com os grandes mestres da Alimentação Viva: Dr. Gabriel Cousens (EEUU), Dr. Aris Latham (Panamá) e Dra. Ana Branco (Brasil). Estudante de Nutrição Terapeutica e Nutrição Medicinal no Plaskett Internacional College. Integra a Comissão Diretiva da União Vegetariana do Uruguai. Fundador da Aviva Alimentação Viva, a primeira loja virtual e empresa de alimentos vivos no Uruguai. Já foi conferencista, comunicador e colunista de rádio e mídias digitais e impressas, difundindo os conceitos da alimentação consciente e o estilo de vida natural.

 Sebastian Zösch

Sebastian ZöschDiretor da Associação Vegetariana Alemã - uma das maiores associações vegetarianas da Europa. Já trabalhou para várias organizações, incluindo a PETA, Compassion in World Farming. Mestre em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos. Ele também ajudou a abrir vários restaurantes veganos, "inventou" o creme dental com B12-creme dental. Recebeu vários prêmios internacionais de marketing sobre seu ativismo para o veganismo. Ele está atualmente trabalhando em estabelecer uma empresa de consultoria vegana e uma associação internacional vegetariana.

 Silvana Andrade

Silvana AndradeJornalista, vegana e ativista pelos direitos animais, com carreira de 29 anos desenvolvida na imprensa brasileira. Trabalhou como repórter, coordenadora de produção, editora e editora-chefe em redes de TV (Cultura, Record, Manchete, Globo News) e produtoras de vídeo. Atuou também como jornalista em empresas privadas e em órgãos governamentais. Faz planejamento de estratégias de comunicação interna e externa e cria projetos editoriais para todas as mídias. É a idealizadora e presidente da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais), a primeira agência jornalística do gênero no mundo. É  responsável por propor a ideia do Projeto de Lei 337/2006, que autoriza o Poder Executivo a criar hospitais veterinários públicos no Estado de São Paulo. Membro fundador da Sociedade Vegana no Brasil. Faz palestras sobre Comunicação e Direitos Animais.

 Silvana Portugal

Silvana PortugalNutricionista especialista em Nutrição Clínica Funcional, e em dietas vegetarianas, atende em consultório e ministra palestras, participa de entrevistas e escreve para revista vegetarianos alem de outras mídias, ministra cursos de Gastronomia funcional vegana, para público em geral e profissionais da área. Membro de Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Nutricionista para os funcionários do Tribunal de Justiça de Minas Gerais filiados do SINJUS-MG. Membro e coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira em Belo Horizonte.

 Simone de Lima

Simone de LimaBióloga e professora de Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Brasília (UnB). Na UnB, além de desenvolver trabalhos por uma educação progressista e libertária, faz parte do grupo de pesquisa Ética + Animais. Há 10 anos fundou a ProAnima, Associação Protetora dos Animais do DF, onde coordena projetos e campanhas de defesa dos direitos dos animais, entre os quais o grupo de ativismo por uma vida sem crueldade, o Veganize! Quando não está dando aulas, pesquisando, fazendo ativismo ou tentando ser um bom animal de companhia para seus amigos humanos e não-humanos, bola cardápios deliciosos e eventos divertidos com sua sócia Marina no primeiro café vegano do Distrito Federal, o Café Corbucci.

 Soraya Simon

Soraya SimonAtivista vegetariana e protetora de animais, Soraya é presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC).

 

 Tania Alves

Tania AlvesAtriz, cantora, empresária, escritora, instrutora de Yôga e pesquisadora de Alimentação Natural e Terapias Alternativas. Como proprietária do Spa Maria Bonita, há 20 anos realiza um trabalho profundo em relação a Saúde, Desintoxicação, Qualidade de Vida e Meio Ambiente. É membro da American Health Association, escreveu o livro “Emagreça Feliz” e produziu o kit “Emagreça para Sempre com o Programa do Spa Maria Bonita”, que contem dois livros, um DVD e um cd de meditação. Atualmente colabora com a revista “Mulher Mais Bonita”, escrevendo uma coluna bimestral sobre os temas acima. Por causa de seu envolvimento com estas causas, recebeu em 2011 o Premio Sócio-Ambiental Chico Mendes e a Medalha Tiradentes. No momento, enquanto se prepara para a gravação do novo DVD e viaja com o musical “Ary Barroso do principio ao fim” e a comédia “Mulheres Alteradas”, dedica-se a seus Spas Maria Bonita, o de Friburgo e o de Ipanema, onde funciona seu restaurante Spazziano.

 Thaisa Santos Navolar

Thaisa NavolarNutricionista graduada pela Universidade Federal do Paraná. Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional (Univ. Cruzeiro do Sul). Possui especialização e mestrado em Saúde Pública pela UFSC e formação complementar em alimentação viva pelo Projeto Terrapia-ENSP Fiocruz/RJ e Biochip – PUC/RJ. Tem experiência clínica com pacientes vegetarianos há mais de 7 anos. Participou da constituição do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (SUS Recife/PE) com Cursos de Alimentação Viva para profissionais de saúde e comunidade. Atualmente é nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e atende em consultório particular. Membro do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Sociedade Vegetariana Brasileira. Autora do e-book: “Leites Vegetais”.
Site: www.nutriraessencia.blogspot.com

 Tiago Barreto

Tiago BarretoProfessor do Deptº de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutorando em Administração pela UFPE. Ativista do Grupo Recife da SVB. Em sua tese vai propor um modelo de ética biocêntrica para as organizações.

 Ursula Jahara

Ursula JaharaÉ o coração do blog MisturaViva, voltado para o tema alimentação crua viva. Iniciou sua jornada nesse estilo de vida em 2001 quando participou de uma palestra com David Wolfe, na California. Desde então já esteve em contato com Dr. Gabriel Cousens, Brian Clement, Chef Juliano, Chef Jennifer Cornbleet, David 'the Grassman', Victoria Bontenko, Dr. Alberto Gonzalez, Maria Luiza Branco, Ana Branco, entre muitos outros, através de palestras, eventos e retiros. Em 2007, trabalhou no Raw Spirit Festival em Sedona, Arizona e desde que retornou ao Brasil no final de 2009, vem divulgando essa alimentação e estilo de vida que nos reconectam a natureza - interna e externa - através de seu site, workshops e consultorias.

 Vania Tuglio

Vania TuglioPromotora de Justiça desde 1993. Por quatro anos atuou nos Centros de Apoio do Meio Ambiente e Urbanismo e das Promotorias Criminais e Execuções Penais. Detentora de “Título de Postgrado de Especialización em El Derecho Ambiental Del Siglo XXI”, obtido na IX Edición do Curso de Postgrado en Derecho da Faculdad de Ciencias Jurídicas y Sociales da Universidad Castilla-la Mancha, Toledo, Espanha. Título de Especialização em “Novas Perspectivas do Direito Ambiental”, Universidade de Alicante, Espanha. Palestrante e autora de artigos e de teses aprovadas em Congressos Nacionais e Internacionais de Meio Ambiente, versando sobre crueldade contra animais, responsabilidade penal da pessoa jurídica, transações penais e demais temas sobre direito dos animais. Autora de vários artigos publicados e co-autora de livros sobre direito animal e crimes ambientais. Articulista da ANDA. Integra a Diretoria da ABRAMPA – Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente como 2ª. Secretária. Integra o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Animal editada pelo Instituto Abolicionistas pelos Animais - IAA. Integra a Diretoria do Instituto Abolicionistas pelos Animais – IAA como Diretora de Articulação. Integrante do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo Urbano – GECAP, do Ministério Público de São Paulo.

 Vitor Alberto Kerber

Vitor Alberto KerberProfessor de meditação e vegetariano há mais de 28 anos.

 Wilson Grassi

Wilson GrassiMédico veterinário, gerente executivo do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) e membro da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA), responsável pela implantação do primeiro Hospital Veterinário Público do país na zona leste da capital paulista. Visando a proteção animal, Grassi já realizou mais de dez mil cirurgias de esterilização de pequenos animais a preços populares. Autor dos livros "Seja Vegano" e "Como Cuidar de Seu Cão ou Gato de Forma Responsável", o médico veterinário dedica-se a campanhas de combate à doença da cinomose e ao comércio de animais. Ademais, Grassi tem feito pesquisas e ministrado palestras na área das doenças zoonóticas emergentes, como a gripe aviária e a gripe suína, e qual a relação destas epidemias com a pecuária industrial. Site: www.wilsonveterinario.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário