quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Homens e animais


O colunista João Pereira Coutinho da Folha de São Paulo - Caderno IIustrado noticia em  sua Crônica Homens e animais, na de 11.01.2011,.que a televisão pública espanhola proibiu a transmissão de touradas e, de carona, expõe seus argumentos preconceituosos, embasados em visão especista. (http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/homens-e-animais/)
Diz" Sou contra touradas. Não porque os animais têm direitos. Mas porque temos deveres para com eles."
Um ponto a favor e um contra o colunista. Nosso dever moral: apontar os erros !então escrevi um email para o mesmo: (jpcoutinho@folha.com.br)
 

Texto enviado
 
Homens e animais. Caderno ilustrada, E8, 11.01.2011.
Não importa muito o que o Sr. João Pereira Coutinho escreve, porque em geral suas idéias são péssimas. No entanto, a guisa de sua afirmação de que os animais não têm direitos porque não possuem deveres, e por dever moral com os animais não humanos,  fazemos a seguinte pergunta: aplicaríamos a mesma lógica às crianças, bebês ou deficientes mentais humanos ? Ou é a sua visão especista que o leva a chegar às conclusões a que chegou ?
Se persistir nesta lógica defendida em seu artigo de 11.01.2011, Ilustrada E8, Homens e animais, o colunista deverá repensar na coerência de seus argumentos, já que se considera tão superiormente humano e tão acima das demais espécies. 
Que é nosso dever moral respeitar os animais não humanos, nem se discute. Mas considerar que isto deva estar contingenciado à contraprestação de deveres é andar na contramão de uma nova visão libertária que bane de vez os erros de uma visão de tradição moral especista, que discrimina e categoriza quem é ou não sujeito de direitos. Muito além de discriminar sexo, raça e espécie, ou não importa qual seja o que nos faz diferentes, não nos permite ser maléficos ou prejudicar o outro, sob este argumento. Nem nos permite desconsiderar o argumento dos ativistas pelos direitos animais de que “torturar é um erro porque os animais têm direitos”.
Salva-se o colunista porque aplaude a decisão da televisão pública espanhola de proibir a transmissão de touradas.
Peca, pelos seus argumentos que denunciam claramente seus preconceitos e suas incoerências. 

Laelia Tonhozi
Educadora ambiental e ativista pelos direitos animais
Curitiba, PR

Um comentário:

  1. Esta foto do chifre do touro no fiofó do sujeito é impagável! Parabéns pela escolha Yanê.
    Laélia

    ResponderExcluir