sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cada cachorro castrado é uma família educada

Matéria da Folha de Londrina leva a público a idéia da educação-ação praticada na cidade de Almirante Brown - Argentina, que 600.000 habitantes e em 10 anos conseguiu fazer o controle populacional de animais, através de processos éticos, em benefício dos animais e da população.
É uma estratégia preventiva da área de saúde, que custa mais barato ao município do que pagar o preço do abandono, danos ambientais, manutenção de canil municipal, agressões entre os animais e inter espécies, o trato das zoonoses e seus efeitos, entre outros.
Cada animal que recebe o cuidado do Município, envolve a família num novo paradigma e trato e respeito. Muda-se o valor do que é "bom" e muda-se a cultura. A norma passa a ser o cuidado e o respeito.
O município mantém um quadro próprio de profissionais, o que também barateia as intervenções. Assim, além da mão de obra, cada cirurgia custa em torno de US$ 10, que é o valor do material utilizado.
Outro ponto forte é o trabalho educativo junto à população. ‘‘Cada cachorro castrado é uma família ­educada’’ é o lema do programa, que faz de cada dono de animal castra­do um replicador da causa. ‘‘A cidade acabou com os animais abandonados nas ruas. A prefeitura, hoje, tem tudo controlado, sabe o endereço e os responsáveis por cada cão e gato, e só precisa castrar 10% da população animal por ano para manter este controle’’, diz a educadora ambiental Laelia Tonhozi.
Procure em nosso blog as postagens sobre o controle ético de populações animais de Almirante Brown.



Nenhum comentário:

Postar um comentário