Matança de animais domésticos assusta moradores
Publicado em: 12/08/2012 - 10:45 | Atualizado em: 13/08/2012 - 17:24
![]() |
Moradora diante de um gato morto por envenenamento. |
Moradores do bairro São Cristóvão, em Pato Branco, estão denunciando o envenenamento de gatos e cães de estimação no bairro. Somente na casa da família Delazzari, na Rua Luis Xavier, três gatos morreram envenenados em uma semana.
Joceli Delazzari conta com tristeza que seus três gatinhos morreram um na sequência do outro, evenenados. "E uma crueldade o que está acontecendo em nosso bairro, os bichinhos não fazem mal a ninguém", desabafa a dona de casa.
Em outros pontos da cidade, como no Parque do Som e no bairro Bortot, também foram registrados envenenamento de gatos e cachorros. Além da crueldade com os animais, existe a preocupação com o tipo de veneno utilizado, que pode ser ingerido acidentalmente por crianças que brinquem nas imediações.
O veneno mais popular, conhecido por "chumbinho", é de utilização proibida e sua comercialização é crime, mas algumas pessoas ainda conseguem o veneno. Ele é muito forte, e uma pequena quantidade pode matar até uma pessoa adulta, sem falar que uma vez ingerido , não há antídoto. Vale lembrar que o artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98 diz que "praticar ato de abuso e maus-tratos a animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos é crime".
A pena prevista é de detenção de três meses a um ano e multa. Se ocorre a morte do animal, como no caso da Rua Luís Xavier, a pena é aumentada de um sexto.
www.jornaldebeltrao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário