Homens são multados por retirarem
minhocas raras de terreno em Ibirá
Terreno fica ao lado de uma estrada de terra da cidade e ação é frequente.
Minhocas apreendidas só são encontradas em Ibirá por causa do solo.
2 comentários

Dois homens foram flagrados pela Polícia Ambiental de Ibirá (SP) retirando minhocas de um terreno. A espécie é rara e muito usada na pesca de peixes grandes, por isso os envolvidos receberam multas e vão responder por crime ambiental. Cada homem estava com cerca de trinta delas. Eles foram autuados por crime ambiental e multados em mais de R$ 30 mil.
O terreno fica ao lado de uma estrada de terra da cidade. Os buracos indicam que a prática é frequente. De acordo com a polícia, a ação é mais comum durante a noite, o que dificulta a fiscalização. As minhocas geralmente são vendidas ilegalmente.
As minhocas apreendidas com os pescadores só são encontradas em Ibirá por causa da qualidade do solo. A terra argilosa rica em nutrientes e materiais orgânicos é determinante para a sobrevivência da espécie.
Um tipo de minhoca semelhante pode ser encontrado na cidade de Passo Fundo, no sul do país. O biólogo Dino Vizoto estuda as minhocas de Ibirá há mais de 40 anos e alerta que a prática ilegal pode resultar, no futuro, na extinção delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário