domingo, 6 de março de 2011

Grimpeiro, a ave símbolo de Curitiba.


A Câmara Municipal de Curitiba designou no ano passado  o grimpeiro (Leptasthenura setaria) como ave-símbolo de Curitiba. O “grimpeiro”, ou “grimpeirinho”, é um pequeno pássaro, cujo nome popular vem da sua íntima relação com as espinhentas folhas da Araucária, as grimpas.
Trata-se de um dos raros casos, em que um pássaro depende quase que exclusivamente de uma única espécie de planta. O grimpeiro não somente aprecia as espinhentas ramagens do pinheiro, como dela é inteiramente dependente e também colabora com sua preservação. Ali encontra abrigo, alimentação e proteção para construir seu ninho. Em troca, pode realizar a polinização da árvore, contribuindo para a formação dos pinhões.
O pequeno pássaro, em sua busca por pequenos insetos e larvas, esbarra nas flores masculinas do araucaria, ficando com a plumagem cheia de pólen. Ao voar para outras araucárias realiza a polinização, quando transfere o pólen para as flores femininas. O pinhão produzido alem de fazer a alegria dos paranaenses, ao cair no chão pode germinar formar novas árvores.
O grimpeiro é, foi escolhido como símbolo da cidade, porque vive apenas nas araucárias, árvore importante da simbologia paranaense pode ser encontrada em grande número na cidade que tem estas arvores no nome – Curitiba significa “terra de muitos pinheiros”na língua indígena.
Muitos curitibanos não conhecem o pássaro, porque alêm de pequeno e ficarem no alto da arvore a população não está acostumada a parar sua rotina para observar as arvores, as aves, enfim a natureza.
Fotos do grimpeiro no Wikiaves: http://www.wikiaves.com.br/ 
Neste site você também pode encontrar informações e fotos de outras aves de Curitiba.

3 comentários:

  1. tem 2 filhotes de passa rinho aqui em minha casa e a mae deles nao veio mais estao com fome e nao sabemos oque fazer (nao tocamos no ninho ) vcs podem nos ajudar ?

    ResponderExcluir
  2. Moro no Portão, no 5 andar com uma araucaria próxima as janelas da sala e quatros e quase todos os dias vejo um casal de grimpeiro.

    ResponderExcluir
  3. Acabou de entrar um no apartamento que mora na região do Xaxim próximo a Nichele Materiais de construção lindo

    ResponderExcluir