segunda-feira, 7 de março de 2011

Projeto Verde-Rosa São Francisco



Venha conhecer o Bairro São Francisco, participando do
grande  abraço  coletivo em busca da harmonia!

A proposta do Projeto Verde-Rosa São Francisco é fazer com seus que moradores, freqüentadores e habitantes de Curitiba, conheçam este lindo pedaço da cidade e se sintam estimulados em ações de preservação ao meio ambiente.

Você sabia?

Que o Bairro São Francisco foi batizado com este nome devido à construção da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, no ano de 1.737?
Que a Cidade de Curitiba nasceu na Praça Tiradentes e seu povo foi subindo a colina, instalando-se em chácaras e casarios, onde hoje é o Bairro São Francisco?
Que é um dos três menores bairros de Curitiba, com apenas 1,36 Km2?
Que a maior parte dos prédios históricos da Cidade se encontra neste Bairro?
Que na arborização das ruas, praças e quintais, encontramos árvores centenárias?
Que no São Francisco podemos ver e ouvir diversas espécies de pássaros ?
Que é muito comum encontrar todos os dias pessoas preocupadas com o bem estar de seus animais?
Que São Francisco de Assis é o Protetor dos Animais?


No entanto...

O Bairro do São Francisco está sofrendo várias agressões ambientais, como: depredações de seu patrimônio histórico, especulação imobiliária, que traz mudança de perfil da ocupação urbana, aumentam de tráfego de veículos, cortes de árvores, desaparecimento de quintais para construção de imóveis sem áreas verdes, manutenção de cães alugados para guarda que sofrem maus tratos, gatos abandonados, sendo maltratados por falta de responsáveis.

VOCÊ PODE MUDAR ESTA REALIDADE!

Abraçar...

Nosso bairro é extensão da nossa casa: é feito de pessoas, de animais, de árvores e plantas, de rios e riachos, pelas nossas histórias pessoais e coletivas, nossas praças, nossos jardins, nossos monumentos.
Para que todos possam viver de forma pacífica e equilibrada é preciso que haja respeito a todos os seres que fazem parte da cidade e do meio ambiente em que vivemos.


Conviver...

RESPEITAMOS O MEIO AMBIENTE QUANDO:

·         Preservamos as árvores, que são abrigos e alimentos dos pássaros e de outras espécies de animais e vegetais, que nos protegem do calor e dos raios do sol, purificam o ar, diminuem a poluição sonora, nos propiciam alegria e bem estar.
·         Garantimos aos animais, cães, gatos, cavalos, pássaros, borboletas, cigarras o direito de viverem em paz.
·         Evitamos o consumo excessivo de produtos  que geram danos ao meio ambiente, como: plásticos, metais, papéis, produtos químicos, etc. e separamos nosso lixo.
·         Evitamos poluir o ambiente com ruídos gerados por alarmes, automóveis, algazarras, música alta e outros  tipos de incômodos.
·         Somos cordiais e solidários com nossos vizinhos.
·          Buscamos a harmonia.

Participe do Projeto Verde-Rosa São Francisco

Programação
26 de março: Trilha Interpretativa. Caminhada pelo São Francisco. Encontro às 14:00 h no Bebedouro, Largo da Ordem. Atividade termina no Jardinete Gen. Gastão Cordeiro (prolong.  da Rua Inácio Lustosa) , com concerto de flauta. Duração: 3 horas

 21 de maio: Encontro Tardes Verde-Rosa, no Jard. Gen. Gastão Cordeiro , às 14:00 h. Mini-trilha, plantios de mudas, música e observação de pássaros e árvores. Diálogo de saberes. Duração: 2 horas

19 de junho: Encontro Tardes Verde Rosa, Praça Garibaldi, às 14:00 h. Mini-trilha, plantios de mudas, contadora de histórias e desenhando o Bairro que sonhamos. Diálogo de saberes. Duração: 2 horas

17 de julho: Trilha Interpretativa. Caminhada pelo São Francisco. Encontro às 14:00 h. Encontro nas Ruínas de São Francisco. Duração: 3 horas.

21 de agosto: Encontro Tardes Verde-Rosa, Praça Nassib A. Abage (Rua Senador Saraiva), às 14:00 h. Mini-trilha, visita aos plantios, observação de pássaros e árvores, música e dança. Diálogo de saberes.  Duração: 2 horas.

24 de setembro: Encontro de Celebração da Primavera, com Mini-trilha, visita às árvores mais antigas no Bairro, observação de pássaros, músicas e estórias contadas.


Recomendamos trazer máquina fotográfica, água e um sorriso.


Todas as atividades são monitoradas por educadores ambientais, professores e ambientalistas
                        Organizações autoras e gestoras do Projeto

Movimento SOSBICHO de Proteção Animal – movimentososbicho.blogspot.com
Projetos Urbanos de Interação Homem-Animal Pense Bicho – www.pensebicho.org.br

Um comentário: