terça-feira, 14 de agosto de 2012

Árvores imunes de corte - Curitiba


Fotos: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo / Araucária-australiana da Rua da Paz e pinheiro-do-paraná da Manoel Ribas estão na lista das árvores protegidas na capitalAraucária-australiana da Rua da Paz e pinheiro-do-paraná da Manoel Ribas estão na lista das árvores protegidas na capital
PROTEÇÃO AMBIENTAL

Curitiba terá mais árvores livres de corte

Atualmente, 21 árvores estão na lista das protegidas pelo município. População pode participar da nova seleção


Publicado em 27/08/2008 | VIVIANE FAVRETTO
Você conhece alguma árvore que considera relevante pela sua espécie, tamanho, capacidade de produzir sementes ou mesmo pela importância para a comunidade em torno dela? Então chegou a oportunidade de indicar essa árvore para fazer parte da lista das imunes de corte em Curitiba. A atual listagem, que tem 21 árvores, vai ser ampliada e uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está selecionando novas integrantes para a relação.
Alfredo Vicente de Castro Trindade, coordenador-técnico de Fauna e Flora da Secretaria, lembra que Curitiba tem esta lista de árvores imunes de corte desde 1987. “No início entravam na relação apenas as exóticas comuns, mas agora estamos buscando outras espécies”, explica. Segundo ele, também há na cidade as árvores tombadas por serem consideradas patrimônio cultural. Nesse caso, o processo é irreversível, ou seja, elas não podem ser cortadas em hipótese alguma. “Temos uma canela branca na Praça da França que está comprometida, mas não é possível fazer nada. Já as imunes de corte são vistoriadas periodicamente e podem ser substituídas por outras se houver necessidade.”
Sem limite
A equipe da Secretaria do Meio Ambiente que faz as vistorias é formada por seis profissionais das áreas de Agronomia, Biologia e Engenharia Florestal, diz Trindade. Eles já verificaram a situação das atuais 21 árvores que fazem parte da lista e farão essa semana a quarta vistoria das candidatas a entrar na relação. “Não há limite para inclusão e por isso a população ainda pode mandar suas sugestões”, avisa o coordenador.
Os profissionais da Secretaria avaliam a saúde da árvore. “Não adianta eu tornar imune de corte uma árvore que está comprometida e que em pouco tempo terá de ser cortada”, explica Trindade. Ele afirma que também é avaliado o local em que ela se encontra (se compromete a fiação aérea ou se está em algum lugar que possa obstruir a visão de um farol ou uma sinalização de trânsito, por exemplo) e a via (se não se trata de uma rua que pode ser ampliada, o que implica corte da árvore).
Crime ambiental
De acordo com Trindade, todo esse trabalho deve ser concluído em 60 dias e então o novo decreto será encaminhado para sanção do prefeito. Todas as árvores imunes de corte recebem uma placa com a identificação da espécie e o alerta de que ela não pode ser retirada. Trindade diz que a pessoa que corta uma dessas árvores identificadas é processada por crime ambiental e responde nas esferas administrativa, cível e penal. “Há muitos anos foi cortada uma araucária-australiana que estava na lista das imunes de corte e foi instaurado processo contra o responsável”, lembra Trindade.
* * * * *
Serviço
Sugestões de árvores que possam ser incluídas na lista das imunes de corte devem ser encaminhadas para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O e-mail ésmma@smma.curitiba.pr.gov.br.

---------------------------------------------------------------
Notícia antiga, conteúdo bom ! Apresente você também, juntamente com seus vizinhos, com sua associação, sua comunidade, alguma árvore que você considere que mereça ser reconhecida como imune de corte.
Envie para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, faça um lobby com seu vereador.
Quanto mais árvores tivermos com a vida garantida, mais pássaros e animais que delas precisam para viver, terão sua vida preservada.
As árvores novas, embora tenham um papel mais efetivo no seqüestro de carbono, demoram muito tempo para servirem de moradas para pássaros e outros animais, demoram para oferecer frutos, prover-nos de sombras, de fixarem o solo.
Que vivam as árvores velhas !!!!

Um comentário:

  1. Eu preciso tornar uma árvore imune a corte, sou do Espírito Santo. A espécie é uma Cariniana legalis simbolo do Estado. Ela deve ser a 3º maior do estado. Aqui não existe lei municipal que legisla sobre isso, como eu deveria proceder?

    ResponderExcluir