segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Matança de pombos a tiro em Curitiba - Informativo SPAC


SPAC - Informativo informativo@spacuritiba.org.br
18 ago (2 dias atrás)

No dia 14 de agosto de 2012, por volta das 19 hrs, a Sociedade Protetora dos Animais de Curtiba (SPAC) recebeu duas pombas feridas por tiro. Uma pomba foi atendida pela Dra. Cristiane Matiollo. Está sendo medicada, mas não está apresentando melhora. Há suspeita de lesão da coluna. A outra pomba chegou em óbito. Os ferimentos tem aproximadamente 2 cm de diâmetro. Registramos o boletim de ocorrência na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Um suspeito já foi intimado e irá prestar declaração na próxima terça-feira dia 21.
 
Segundo relatos, o suspeito tem atingido várias pombas com arma de pressão. Os crimes vem ocorrendo no bairro Novo Mundo em Curitiba.
 
Maltratar qualquer animal é crime ambiental previsto pela Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98 art.32. Vale ressaltar que um indivíduo foi multado pela Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba no início deste ano por espancar uma pomba até a morte. 
 
Não há justificativa para a matança de pombos. É certo que a população não deve alimentar os pombos, pois eles conseguem encontrar alimento na natureza e se alimentados além do que necessitam para sobreviver, irão procriar acima do normal, o que os coloca em risco pelo incômodo que sua  superpopulação causa ao homem (por culpa do próprio homem que também deixa alimento disponível em lixos mal condicionados ou jogados nas ruas).
 
Com relação as zoonoses que podem ser transmitidas pelas fezes do pombo, como  histoplasmose e a criptococose, só há risco se as fezes do pombo ficarem depositadas em local fechado por muito tempo, sendo que o fungo só se desenvolve nas fezes após meses. Se desenvolvem também nas fezes do homem, frutos em decomposição e solo orgânico.
 
Segue texto abaixo explicativo retirado do site da Associação Amigos dos Animais (SOAMA):
 
 
DOENÇA DE POMBO - REALIDADE OU MITO

Preocupados com notícias distorcidas veiculadas pela imprensa e repetidas por autoridades mal informadas sobre doenças que seriam transmitidas por pombos ou seus dejetos;
Conscientes de que essas informações pseudo-científicas prejudicam a toda uma espécie, pois aterrorizam a população e induzem a preconceitos;
Gostaríamos de esclarecer que:
 O pombo não é portador de nenhuma doença exclusiva, não existindo a famosa "Doença de Pombo".
 A toxoplasmose não é transmitida diretamente ao homem pelo pombo, pois neste o parasita não desenvolve totalmente seu ciclo vital e reprodutivo, condição indispensável para se tornar infeccioso ao ser humano. A principal fonte de toxoplasmose é a ingestão de verduras mal lavadas e carne contaminada mal cozida.
 Doenças transmitidas por fungos que se desenvolvem em dejetos, como a histoplasmose e a criptococose, são originárias também das fezes humanas, de outros animais, solo orgânico e até de frutas podres. Esses fungos necessitam de condições especiais para sobreviver, não resistindo ao sol e às altas temperaturas do nosso clima (o histoplasma morre aos 40° C e a criptococus aos 44° C), portanto asfalto, praças abertas, areias ensolaradas e parapeitos não são ambientes favoráveis aos fungos. A histoplasmose é também conhecida como Doença das Cavernas, pois é em ambientes fechados e com grande acúmulo de matéria orgânica que o fungo encontra condições ideais de crescimento.
 A Ornitose, Psitacose ou Clamidiose atinge a muitas aves e mamíferos, inclusive o homem. No entanto, estudos indicam que não existe apenas um tipo de clamídia e que o ser humano é mais sensível ao grupo das clamídias transmitidas por psitacídeos (papagaios, periquitos, etc), sendo necessário, para que haja contaminação, um contato íntimo com a ave doente. Aves saudáveis não são transmissoras.
 Pesquisas sobre a Salmonelose demonstram que o pombo não é um transmissor importante. A Salmonela é uma bactéria encontrada até num ovo de galinha e é praticamente sinônimo de comida estragada.
 Quanto à Tuberculose Aviária, como o nome indica é diferente da tuberculose humana e da bovina, Comum a todas as aves, essa bactéria pode ser encontrada em muitos lugares: no solo, na serragem, em ostras, minhocas e até no leite fresco. Ratos e outros animais podem ser portadores eventuais. O sol destrói o bacilo em poucas horas, porém ele pode sobreviver muito tempo na água ou esgoto. Apesar do homem ter forte resistência ao bacilo, suas principais fontes de contágio são a carne mal cozida e leite mal fervido.
 O famoso Piolho de Pombo não é o "piolho humano". São ácaros encontrados também em outras aves silvestres, específicos das penas, das quais se alimentam, sendo que alguns também sugam o sangue dos pássaros. Mesmo que eventualmente passem para pessoas que toquem em aves infestadas, não sobrevivem mais do que algumas horas.
 Geralmente, as vítimas reais de doenças de aves são criadores que possuem grande quantidade de pássaros em ambientes fechados, escuros, sem padrões de higiene e sem controle veterinário, mantendo contato freqüente com pássaros doentes. O contágio apenas por proximidade ou convivência com aves é difícil ou improvável.
BIBLIOGRAFIA
SCHANG L. Pombos Saudáveis. Ed. L. Schober, Hengesberg, W.D.
TUDOR, D. C. Pigeon Health andDisease. 1991, lowa State university Press, Ames, lowa.
PORCHER, F.H. US Dept. Health Hum Ser Salmonella Surveillance Rep. 1974-1980
GREGG. M. B. Psitacosis 1975-1981. Atlanta: Centres for Disease Control, 1983.
SCHWABE, C- Veterinary Medicine andHumanHeatíh. 1964, Ed. Williams & Wilkins, Baltimore.
ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS PÁSSAROS URBANOS - CLUBE DOS AMIGOS DOS POMBOS CGC: 28003366/0001-33
 

Soraya Simon
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba

 

2 comentários:

  1. Que tipo de merda acabei de ler? me poupe... Mentecapitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLHA, VAI P O INFERNO LOGO,
      PORQUE LÁ NÃO EXISTEM POMBOS NEM ABSOLUTAMENTE
      NEM UM ANIMAL !!!
      É O MELHOR LUGAR P " gente. "IGUAL Á VOÇÊ !

      Excluir