segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Degelo e efeito estufa: tudo a ver

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/meio-ambiente/conteudo.phtml?id=1322546
Arquivo/ Gazeta do Povo / No Alasca, solo congelado já dá mostra de derretimento, liberando dióxido de carbono que estava armazenadoNo Alasca, solo congelado já dá mostra de derretimento, liberando dióxido de carbono que estava armazenado
AQUECIMENTO GLOBAL

Degelo e efeito estufa: tudo a ver

Estudo mostra que o derretimento de solo gelado dos árticos liberaria o dobro do dióxido de carbono que já existe na atmosfera

28/11/2012 | 00:12 | DAS AGÊNCIAS

O derretimento dos subsolos árticos congelados, o “permafrost”, ameaça acentuar consideravelmente o aquecimento e deve ser levado em conta nos modelos climáticos, recomendou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) ontem, durante a 18.ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU em Doha, no Catar.
Devido ao rápido aumento das temperaturas nas regiões árticas, o permafrost já está derretendo, enfatizou Kevin Schaefer, pesquisador da Universidade do Colorado e principal autor de um relatório sobre o assunto. “O permafrost é uma das chaves do futuro de nosso planeta. Seu impacto potencial no clima, nos ecossistemas e infraestruturas foi descuidado durante muito tempo”, declarou Achim Steiner, diretor-geral do Pnuma.
Oceanos subindo
Pequenas ilhas estão prestes a desaparecer
“Estamos diante de um desastre de proporções épicas” e precisamos agir de maneira “urgente”, diz um documento elaborado em conjunto por governantes de ilhas que estão correndo risco de serem inundadas com a elevação do nível dos oceanos e fizeram um apelo aos países poluidores ontem, na COP18, a Conferência de Mudanças Climáticas que vai até o dia 7 de dezembro, em Doha, no Catar. “Nós não podemos mais fingir que não é a nossa responsabilidade agir e com urgência”, disse Marlene Moisés, representante da Aliança dos Pequenos Estados Insulares, que tem 44 membros. “Por sete anos”, os países industrializados “falam, falam e falam” de seus compromissos para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa (GEE), “mas chega um ponto em que você tem que trabalhar. E essa hora chegou”, acrescentou.
O discurso marcou o dia de trabalhos na COP18. A Aliança de Pequenos Estados Insulares insiste em apressar a fixação de metas mais ambiciosas de redução de emissão de gases. No evento deverá ser decidido o futuro do Protocolo de Kyoto e esboçadas as bases de um grande acordo previsto para 2015, no qual devem participar todos os grandes países poluidores do planeta.
3°C a mais
na média de temperatura do planeta representaria aumento de 6°C no Ártico, o que provocaria o desaparecimento de mais de 30% do permafrost próximo à superfície.
30% ou mais
do permafrost podem desaparecer com a elevação da temperatura nos árticos, em regiões dos Estados Unidos, Canadá, Rússia e China.
O permafrost representa mais ou menos um quarto da superfície da terra no Hemisfério Norte. Em nível mundial, encerra 1,7 trilhão de toneladas de dióxido de carbono – mais ou menos o dobro de CO2 presente na atmosfera, recordou Schaefer. Se esta matéria orgânica congelada se derreter, libertará lentamente todo o carbono que acumulou e “neutralizou” com a passagem dos séculos.
“Uma vez que começa a derreter, o processo é irreversível. Não há nenhuma forma para voltar a capturar o carbono liberado. E este processo continua durante séculos, já que a matéria orgânica é muito fria e se decompõe lentamente”, advertiu o cientista.
O problema é que este excesso de CO2 liberado na atmosfera jamais foi incluído nas projeções sobre o aquecimento climático que são objeto de negociações em nível mundial. E é ainda mais preocupante se for considerado que a temperatura das zonas árticas e alpinas com permafrost deveriam aumentar duas vezes mais rápido que no conjunto do globo, insiste o relatório entregue ao Pnuma.
Impacto
O derretimento do permafrost produziria o equivalente entre 43 e 135 bilhões de toneladas de CO2 adicional para 2020, o que representa 39% das emissões totais até a data de hoje. Em consequência, o Pnuma recomenda ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que leve em conta especificamente o impacto crescente do permafrost no aquecimento global. Jean-Pascal Van Ypersele, do IPCC, disse que essas emissões já estarão contabilizadas nos cenários futuros no relatório que começa a ser divulgado em setembro do ano que vem.
De acordo com o trabalho, todo o permafrost, que se estende por países como Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. Atualmente, a camada de gelo, que chega a ter mais de dois metros de espessura, já vem apresentando uma diminuição de tamanho.
O derretimento, além do impacto à atmosfera, pode afetar os ecossistemas assim como a infraestrutura construída sobre o gelo permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário