quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Projeto de Lei de POlítica de Educação Ambiental do Paraná aprovada pelos Deputados e vai para sanção do Governador


Politica Estadual de Educação Ambiental vai à sanção

Politica Estadual de Educação Ambiental vai à sanção 
O projeto que cria a Política Estadual de Educação Ambiental, 489/12, foi aprovado em última votação, nesta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Paraná e seguirá para sanção do Governo do Estado. O deputado Rasca Rodrigues (PV), idealizador da proposta, comemorou a agilidade do trâmite e aprovação do projeto ainda em 2012.

“O texto da atual proposta é fruto de mais de reuniões, workshops, seminários, com a participação de representantes de todos os segmentos da sociedade. Ficamos felizes com o encaminhamento dado pelo governador, que manteve a essência do que construímos no governo anterior, e a aprovação ainda nesta legislatura”, lembrou o deputado Rasca.

Criada em 2010, quando Rasca estava à frente da Secretaria do Meio Ambiente, a Política Estadual de Educação Ambiental tem por objetivo promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino (básico, médio, superior), formal e não-formal, de maneira interdisciplinar, transdisciplinar e transversal no currículo escolar.

Às escolas incluirão no seu projeto político pedagógico o documento que contém as diretrizes e normas da proposta, sem necessariamente criar uma disciplina somente para este fim.

Para Rasca, a Educação Ambiental é parte inseparável da educação e deve estar inserida de forma permanente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, seja formal - desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições públicas e privadas, ou não – formal.

“Educação ambiental envolve a participação de uma educação cidadã, responsável, crítica, em que cada sujeito aprende com conhecimentos científicos e com o reconhecimento dos saberes tradicionais. A Educação Ambiental avança na construção de uma cidadania responsável voltada para culturas de sustentabilidade socioambiental”, declarou Rasca.

O documento foi aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente e desenvolvido em conformidade com os princípios da Política Nacional de Educação Ambiental. Conta com a apoio de diversas entidades como a APP Sindicato.

EMENDA – O projeto recebeu emendas na sessão extraordinária desta terça-feira (18). A emenda modificativa que inclui foco biocêntrico na política foi aprovada. “O conceito de ética biocêntrica é fundamental para educação ambiental, pois nos conteúdos a serem trabalhados, tanto na educação formal quanto na informal, significam uma visão de respeito e igualdade a todos os seres compartilham a existência”, afirmou a coordenadora do Fórum Permanente da Agenda 21, Rosana Gnipper.

www.rasca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário