quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sugerida construção de hospital público veterinário em Curitiba - Vereador Jair Cézar

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO


Data: 10/01/2012 - 18:11:39

Sugerida construção de hospital público veterinário

A cidade pode ganhar um hospital público veterinário. A proposta é do vereador Jair Cézar (PSDB), que está pedindo ao prefeito Luciano Ducci que seja inserida no plano de obras do município a construção de um estabelecimento deste tipo, para que as pessoas de baixa renda possam dispor de tratamentos aos seus animais de estimação.

“Animal não pode ter status social. Sendo todos iguais, precisam dos mesmos cuidados, o que não está ocorrendo hoje em Curitiba. Animal de pessoas menos favorecidas está vivendo sem cuidados médicos e muitas de suas doenças estão atingindo as crianças que convivem com eles, havendo, portanto, várias razões para nossa preocupação”, afirma Jair Cézar.

De acordo com o vereador, à primeira vista pode parecer absurdo, mas, se analisada com critérios, a proposta é justa e oportuna, uma vez que as crianças merecem cuidados e também os animais. “Temos certeza que, com a quantidade de cursos de medicina veterinária em Curitiba, não faltará mão de obra especializada para tratar de nossos animais, principalmente os que perambulam sem rumo e sem cuidados pelas ruas da nossa cidade”, conclui.

http://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=18190

___________________________________________________________________________

O Movimento SOSBICHO apóia a proposta do Vereador Jair Cézar, visto que esta é uma demanda antiga do segmento de proteção e defesa dos animais e um dos compromissos do Governo Beto Richa, agora nas mãos de Luciano Ducci, que o sucedeu.
Precisamos de local especializado para políticsa de esterilização e animais, para dar atendimento a animais carentes e em situação de risco. Os Municípios têm o dever constitucional de proteger a fauna. E uma das formas de fazê-lo, é dando assistência de saúde e desenvolvendo ações de prevenção, como vacinação, controle de população, cadastramento dos animais, políticas educacional do respeito pelos animais.
A lei no. 13.908, de 19 de dezembro de 2011, que prevê as punições a quem comete abuso e maus tratos contra animais na Cidade de Curitiba, necessita deste suporte.
Não podemos punir que não tem meios de tratar. Temos que dar meios, como política social, para que o cidadão carente possa atender seus animais.
O Estado tem que dar instrumentos para que o cidadão para "responder", e é isto que temos que entender quando falamos em "posse" ou "guarda" responsável. Para que o cidadão possa responder pelos seus atos, ele tem que estar capacitado para fazê-lo. É papel do Estado prover a sua comunidade de meios de exercício de cidadania responsável.

Parabéns Vereador Jair Cézar por fazer esta proposta em tão boa hora !

Vereador Jair Cézar discursando no dia da votação da lei des maus tratos

Nenhum comentário:

Postar um comentário