terça-feira, 17 de janeiro de 2012

VI Caminhada Observacional - dia 04 de fevereiro de 2012

OFICINA – “VI Caminhada Observacional”


com Mário Sérgio Freitas - fotógrafo amador, professor na UTFPR

e-mail: msergio58@yahoo.com.br

colaboração: Rafael Codognoto - bacharel em pintura

e-mail: rafaelcodognoto@hotmail.com

data: 04/02/2012


* concentração: das 14:00 às 14:30 (horário máximo de partida)


Praça 19 de Dezembro - “do Homem Nu”


* chegada: perto das 18:30 (Praça 19 de Dezembro)


em caso de tempo chuvoso, podemos adiar para 11/2 ou 03/3.

* * *

“Por que no piso os olhos tens cravados?

interrogou-me o guia, sempre atento...”

(Dante Alighieri)

Objetivos desta oficina: Exercitar o senso de observação em algumas das praças e ruas do Centro de Curitiba. Identificar os motivos nos mosaicos do calçamento. Reconhecer árvores notáveis na paisagem. Valorizar o patrimônio material da cidade. Interpretar intervenções urbanas. Coletar conteúdos destinados a eventuais produções artísticas.

Público alvo: Interessados em meio ambiente, em artes visuais, na memória da cidade, etc. (fotografia, arquitetura, paisagismo, história).

Pré-requisito: Disposição para caminhar 4h em ritmo lento. Desde que acompanhados por um responsável, menores de idade podem participar.

Material necessário: Prancheta portátil com papel para esboços e notas, ou câmera fotográfica, ou filmadora, ou gravador de áudio para voz, etc. Calçados confortáveis. Protetor solar, água potável e lanche individual.

Inscrições: Gratuitas. Não são emitidos certificados formais.

Resumo da atividade: Percurso a pé de um traçado espacial (ver “mapa da caminhada”) com diversos marcos de interesse (ver “pré-visualizações”).

Aspectos teóricos: A atividade propicia a recuperação de aspectos do campo visual que escapam ao olhar naturalizado: o que transparece na criatividade das fachadas, jardins, monumentos públicos e intervenções é a autoexpressão dos habitantes da cidade, assim como sua memória. Uma rota tortuosa a ser percorrida sem compromisso pelo pedestre propicia que este desenvolva leituras alternativas da paisagem do cotidiano. Os mosaicos das calçadas, localmente chamados “petit-pavé” (exs: indígena, paranista, art-déco, art-nouveau) refletem a estética de diferentes épocas. Antigas árvores podem ser objeto de observação: Que resposta se espera de um caminhante ao ter contato visual com um ser vivo que beneficia a população ocupando o mesmo espaço já há décadas, ou mesmo séculos?

Agradecimento: Ao colega Washington Takeuchi, pelas importantes contribuições e o admirável trabalho em seu site “Circulando por Curitiba”.

Referências bibliográficas:

ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Tr. C. Martins. 5 ed. v. 2 Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1989 (p.172).

CAMARGO, G.A. Os Segredos Maçônicos da Praça 19 De Dezembro, em Curitiba. Jornal LDP, disponível em:

http://www.jornalldp.com.br/index.php?pagina=atualidades_noticias&id=1508

CARDOSO, F. Árvores de Curitiba. Curitiba: Edição do autor, 2004.

FREITAS, M.S.T; CODOGNOTO, R. Caminhadas Observacionais – Oficinas I, II, III, IV, V. Curitiba, 2010-2011. Projetos disponíveis no endereço: http://www.pessoal.utfpr.edu.br/msergio/astro-Caminhadas.htm

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Decreto no 1181 de 22/9/2009. Disponível em:

http://www.curitiba.pr.gov.br/multimidia/00086375.pdf

SILVA, R. (coord.); FRANÇA, C.E.; BORGES, J.N. Memória da Cidade – História e patrimônio urbano no Brasil – Curso ministrado na Caixa Cultural Curitiba, 2011.

SUTIL, M.S. O Espelho e a Miragem – Ecletismo, moradia e modernidade na Curitiba do início do século 20. Curitiba: Travessa dos Editores, 2009.

VASCONCELOS, L.T.M.. Calçadas de Curitiba – preservar é preciso. Curitiba: Ed. da Autora, 2006.

VIEIRA, A.; BRAGA, J.; LAAT, M.L.; coord. REIS, P. Laboratório de experimentação urbana - Oficina teórica-prática sobre arte e cidade. Curitiba: Departamento de Artes UFPR, 2010.

XAVIER, V.; LAZZAROTTO, P. Curitiba de Nós. Curitiba: Nutrimental, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário