sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vereador Jair Cézar solicita verba federal para hospital público veterinário

Data: 24/02/2012 - 17:26:44


Solicitada verba federal para hospital público veterinário

Ofício com pedido de verba federal para a construção de um hospital público veterinário em Curitiba foi entregue, nesta semana, para a deputada federal Rosane Ferreira (PV-PR), em Brasília. Autor do documento, o vereador Jair Cézar (PSDB), que também juntou cópia de ofícios com a sugestão enviados ao prefeito Luciano Ducci, também solicitou intermediação da parlamentar junto ao Ministério da Saúde.

“Muitas pessoas têm animais de estimação em nosso município, mas nem todos têm condições financeiras de dar o tratamento adequado quando eles ficam doentes”, diz Jair Cézar. Outro ponto destacado é que o hospital teria um importante papel na questão da saúde pública, já que, através do tratamento adequado de cães e gatos, estaria se evitando a propagação de doenças como raiva, leptospirose, sarna, brucelose canina, toxoplasmose, entre outras.

A deputada disse que recebeu a proposta de construir o primeiro hospital veterinário público de Curitiba “não por se tratar apenas de responsabilidade para com os animais, mas por também se tratar de uma questão de saúde pública. É uma ideia interessante e que deve ser implementada na capital”, avaliou.

Para Laélia Tonhozi, do Movimento SOS Bicho de Curitiba, é preciso um local especializado para políticas de esterilização, para prestar atendimentos aos animais, como os que estão em situação de risco. “Os municípios têm o dever constitucional de proteger a fauna. E uma das formas de fazê-lo é dando assistência de saúde e desenvolvendo ações de prevenção, como vacinação, controle de população, cadastramento dos animais e políticas educacionais de respeito pelos animais”, concluiu.

Vereador Jair Cézar e Deputada Federal Rosane do PV
Fonte: site da Camara Municipal de Curitiba, 24.02.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário