quinta-feira, 2 de maio de 2013

Entidades do Paraná no Encontro das Afiliadas do FNPDA - abril de 2013

Veterinária Rita Garcia, Laelia (SOSBICHO), Volga (ANOE), Veterinária Vania Nunes e Eliane (ANOE)


Representantes das entidades de defesa dos direitos dos animais do Paraná: Movimento SOSBICHO, ANOE (Matinhos), Probem (Curitiba) e SOSViralatas de Guaratuba, participaram, juntamente com uma centena de outras organizações, na cidade de Jundiaí – SP,dias 27 e 28 de abril de 2013,  do  Encontro das Afiliadas do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal – FNPDA, que nasceu em 1998, com o objetivo de criar uma articulação nacional na busca de políticas de defesa dos direitos animais.

Neste encontro de 2013, que teve como tema Defesa dos Animais: desafios da sociedade civil e do poder público, tivemos a oportunidade de dialogar com companheiros de várias partes do país e levar as nossas questões regionais, compartilhando de nossas angústias, apreensões e também de nossas esperanças.
Tivemos ótimas palestras, com relatos de experiências fantásticas, feitas de ações simples, porém efetivas.

Os painéis tinham os seguintes temas: Políticas públicas – instrumentos de mudança; Atuação em Desastres – preparação e resgate; Animais silvestres – gestão de fauna silvestre e “lista pet”; Animais de Companhia – atuação dos cczs e denúncias de maus tratos; Educação Ambiental Humanitária; Alimentação (animais usados para consumo – questões éticas, vegetarianismo e veganismo); Hospital Veterinário Público.

Como se pode ver, os temas eram abrangentes e foram tratados de forma que o diálogo pode se estabelecer e para que se pudesse avançar na busca de alguns consensos. As diferenças também foram respeitadas.

Contamos com a ilustre presença da educadora Nina Rosa; com a rápida, no entanto honrosa participação na abertura da Presidente do FNPDA Sonia Fonseca, com sua longa e ética trajetória na defesa dos animais.

Saímos de lá com a sensação de que os problemas e questões são comuns por todo este Brasil, com alguns ganhos em algumas cidades, outros com menos conquistas, outros com tudo por construir.
Também saímos cientes de que ameaças rondam as conquistas que garantem direitos aos animais e que temos que estar unidos e fortes para defendê-las.

Dois lindos dias de sol e céu azul, alimentação vegetariana especialmente preparada para o evento e muita cordialidade, deram o tom deste encontro.

As organizadoras do evento prometeram para os próximos dias o compartilhamento dos conteúdos no site da entidade: www.forumnacional.com.br.

Se a sua organização ainda não é filiada, não deixe de filiá-la !
Para afiliação: info@forumnacional.com.br

Laelia Tonhozi do Movimento SOSBICHO e Guilherme Carvalho, da Sociedade Vegetariana Brasileira


Nenhum comentário:

Postar um comentário