quarta-feira, 15 de maio de 2013

Fotógrafo cria pôsters para conscientizar crianças sobre preservação de aves da Amazônia



15 de maio de 2013 às 9:00

Fotógrafo produz posteres de aves de biomas brasileiros para conscientizar sobre a de preservação do meio ambiente (Foto: Divulgação)
Fotógrafo produz posteres de aves de biomas brasileiros para conscientizar sobre a de preservação do meio ambiente (Foto: Divulgação)
Fotógrafo, Renato Rizzaro registra a vida selvagem há anos. Antes, era um hobby. Hoje, dedica-se à criação de pôsteres com fotografias de aves de todos os biomas brasileiros. A terceira edição apresenta imagens de dezenas de pássaros da Amazônia; os trabalhos anteriores retrataram a Mata Atlântica e o Pantanal.
O projeto começou em 2001, quando Renato adquiriu a Reserva Rio das Furnas, em Santa Catarina. Desde 2002, a área é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Renato percebeu a enorme diversidade de aves e começou a fotografá-las. O trabalho levou cinco anos para ser finalizado e os mil pôsteres impressos se esgotaram rapidamente.
Em 2011, foram ao Pantanal e no ano passado à Amazônia, para produzir imagens para mais dois pôsteres. Na última expedição, ele e sua esposa, Gabriela Giovanka, produziram mais de 600GB de imagens durante os 80 dias de viagem, no decorrer de 13.000 quilômetros. Os próximos destinos devem ser o Cerrado, a Caatinga e a região dos Pampas.
Enquanto Renato fotografa, Gabriela faz a revisão bibliográfica do conteúdo. O projeto também recebe apoio do ornitólogo da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Vítor Piacentini, da ONG brasileira Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).
Gabriela mostra pôster a índios Suriu (Foto: Divulgação)
Gabriela mostra pôster a índios Suriu (Foto: Divulgação)
Renato, paulistano, conta que o amor pelas aves nasceu no quintal da casa da mãe, que sempre plantou árvores frutíferas para alimentar os pássaros. “O quintal acabou virando uma grande floresta”, conta. Atualmente, Renato e Gabriela, que veio do interior de Santa Catarina, moram em Florianópolis para desenvolverem o projeto.
Educação ambiental
Mais do que o registro de aves típicas, o casal desenvolve trabalhos de educação e conscientização em escolas locais. Em cada viagem, visitam instituições e juntam crianças em torno da Roda de Passarinho. Através do contato de fotos de animais, dinâmicas, conversas e brincadeiras, “eles fazem a conexão entre os animais e a necessidade de preservar o meio ambiente”, diz Renato.
Durante a expedição à Amazônia, por exemplo, conheceram os índios Suriu, na Rondônia. Apresentaram os animais da Mata Atlântica e do Pantanal e tocaram a flauta de bambu até o entardecer.
Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário