quarta-feira, 8 de maio de 2013

Projeto ENO 2013 - Escola Dona Carola e Movimento SOSBICHO plantam árvores

Pitangueira imune de corte 

A Escola Estadual Dona Carola, que fica no Bairro São Francisco em Curitiba, é participantes do Projeto Eno Tree Plantig Day. É um projeto aberto para escolas e grupos interessados na preservação do meio ambiente e pela paz. É uma forma de agir local pensando no global.
O primeiro evento do Eno foi no ano de 2004.

ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente. 

O objetivo do projeto é que até 2017 sejam plantadas 100 milhões de árvores no mundo todo. Então está programado que nos dias 08 de maio e 20 de setembro plantam-se árvores por todas as parte do Planeta Terra, com busca do mesmo objetivo: o equilíbrio do meio ambiente e a paz mundial.

O Movimento SOSBICHO, organização de educação, meio ambiente e direito animal, pelo terceiro ano seguido, organiza os plantios da Escola Dona Carola, com atividades educativas que incluem jogos, passeios com os alunos e plantios.
Earth Ball - Bola da Terra
Material Educativo usado para atividades de educação ambiental

Neste dia 08 de maio de 2013, plantamos duas mudas de árvores nativas, pois devem ser sempre espécies nativas, para evitar impactos ambientais provocados pelas espécies  exóticas.
Plantamos um IPÊ ROXO e um IPÊ Amarelo.




As mudas foram plantadas no terreno da Escola e em uma pracinha vizinha.
Dialogamos sobre a necessidade de plantarmos árvores para a preservação da biodiversidade, pelo bem estar das pessoas e dos animais, para contribuirmos com ações que mitiguem o aquecimento global, entre outros motivos.
Contamos com a colaboração do Professor Wagner, que é o Diretor da Escola, com as Professoras Ana Maria e Adiana, e com os queridos alunos, que com muita alegria e boa vontade, participaram das atividades e ajudaram a plantar.
Aprendemos bastante com a Professora Adiana, que apesar de ensinar matemática, confessou que já foi agricultora lá no Rio Grande do Sul. É de professores assim que precisamos !!!!








Também tivemos conosco a Educadora Leyla Orillio, do IPAEC- Instituto de Proteção Animal e Exercício de Cidadania, que filmou toda a atividade.
Dia 20 de Setembro tem mais !
Até lá !
Laelia Tonhozi e Isabel Christina Carrilho
Educadoras Ambientais


veja no álbum no facebook: movimentososbicho

Nenhum comentário:

Postar um comentário