sexta-feira, 3 de maio de 2013

Escolas se mobilizam para plantar árvores



01/05/2013 | 00:44Katia Brembatti
Na próxima quarta-feira, 8 de maio, é dia de milhares de escolas participarem de uma iniciativa mundial de plantio de árvores. Nas últimas edições do “Eno Tree Planting Day” (dia do plantio de árvo­res do programa Ambiente On­line, em livre tradução do inglês), ao menos 64 escolas do Paraná, sendo 25 de Curitiba, desenvolveram atividades.
A professora Dulce Pazi­na­to Casarin, coordenadora do Programa ENO na Região Sul do Brasil, conta que as ações ambientais ocorrem duas vezes ao ano, com música, teatro e mutirões de limpeza. “É um dia de conscientização”, resume. Aproximadamente 3 mil alunos estão envolvidos no estado e, a cada seis meses, cerca de 150 árvores são plantadas. No mundo, mais de 10 mil escolas participam, em 150 países. A meta é chegar a 2017 com 100 milhões de árvores plantadas.
A Escola Estadual Dona Ca­rola, no bairro São Fran­cisco, foi a primeira de Curitiba e do Paraná a aderir ao programa, em 2005. “O plantio não é um momento isolado. Ele faz parte de uma atividade de incentivo à sustentabilidade”, diz o diretor Wagner Oliveira. No pátio crescem pitangueiras, limoeiros, jabuticabeiras e outras árvores frutíferas. Também em áreas públicas, como praças, os estudantes plantam mudas.
Participação
As escolas interessadas em participar devem se cadastrar no endereço www.enotreeday.net. O projeto recomenda o plan­tio apenas de espécies endêmicas (características da região). As secretarias municipais de meio ambiente fornecem mudas. O plantio deve ser registrado em fotos.
Fonte: Gazeta do Povo, 01.05.2013
====================================================================
NO DIA 08 DE MAIO DE 2013, PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO, O MOVIMENTO SOSBICHO ESTARÁ FAZENDO PLANTIO COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DONA CAROLA, QUE FICA NO BAIRRO SÃO FRANCISCO, EM CURITIBA.
AS MUDAS SÃO FORNECIDAS PELA PREFEITURA DE CURITIBA. SEMPRE ESPÉCIES NATIVAS.
NA OCASIÃO, OS ALUNOS TAMBÉM VISITAM ÁRVORES IMUNES DE CORTE VIZINHAS DA ESCOLA ONDE APRENDEM A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES ANTIGAS, FRONDOSAS E BOAS HOSPEDEIRAS DE OUTRAS ESPÉCIES, ANIMAIS E VEGETAIS.
APRENDEM TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE TERMOS UMA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL QUE DECLARA IMUNES DE CORTE UM ROL DE ÁRVORES DA CIDADE, POR DIVERSOS MOTIVOS: HISTÓRICOS, ESTÉTICOS, PELA SUA RARIDADE, ETC. E QUALQUER CIDADÃO PODE PROPOR ESTA IMUNIDADE, DESDE QUE APRESENTE MOTIVOS SUFICIENTES PARA TAL. EM CURITIBA, TEMOS 51  COM ÁRVORES IMUNES. PODEMOS TER MUITO MAIS.
OS ALUNOS RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE PLANTIOS, ESPÉCIES DE ÁRVORES, ETC.
É SEMPRE UMA GRANDE ALEGRIA PARA TODOS: PARA OS EDUCADORES, PARA OS VIZINHOS, PARA A ESCOLA.
VENHA PARTICIPAR CONOSCO NESTE DIA 08 DE MAIO, QUANDO MILHARES DE CRIANÇAS DO MUNDO INTEIRO ESTARÃO FAZENDO A MESMA COISA PARA O FUTURO DO PLANETA: PLANTANDO ÁRVORES !!!






Registros dos plantio de setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário