sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ponto Final no Abandono e a Agenda 21 - 20 de setembro é dia de ENO !



No dia 20 de setembro de 2013, como atividade do Projeto Ponto Final no Abandono, de autoria e gestão das organizações Movimento SOSBICHO e IPAEC, e sob coordenação pedagógica do Movimento SOSBICHO, realizamos plantios de árvores, em cumprimento aos compromissos com o Projeto Internacional Eno Tree Planting Day - http://enobrasil.blogspot.com.br e com o Fórum da Agenda 21 Paraná.
 
Festejando o dia ENO com plantios e trabalho coletivo

O Projeto Ponto Final no Abandono, que tem como objetivo uma reflexão e adoção de posturas positivas com relação ao abandono de todas as formas de vida (abandono do meio ambiente, cuidados com a água e com o ar que respiramos, cuidado com a terra, cuidados com as pessoas, com os animais).

Assim, estes plantios desta data, além de se traduzirem como uma prática de  cuidados com o meio ambiente e uma negação ao abandono, foram programados também como uma reflexão e como uma ação para atingir os objetivos da Agenda 21, de cujo Fórum Paranaense, o Movimento SOSBICHO é membro.

Os plantios se deram com alunos da Escola Estadual Dona Carola, no Bairro São Francisco - Curitiba, onde desenvolvemos atividades de educação ambiental há 3 anos. Contamos sempre com a ativa colaboração de seus professores e alunos.

As atividades do dia contaram com uma roda de diálogos de saberes, onde noticiamos o Concurso Cultural do Projeto Ponto Final no Abandono e fizemos explanações sobre o que seja uma Agenda 21.
 
Diálogos de Saberes no Espaço de Leitura Helena Kolody

Propusemos que cada um faça sua própria Agenda 21, com pequenas ações diárias, como: diminuindo o tempo que ficamos no chuveiro; usando transporte coletivo e bicicleta; separando nosso lixo e descartando corretamente; reutilizando produtos; consumindo produtos orgânicos, sem agrotóxicos; preferindo produtos não embalados; cuidando do entorno de nossas casas e pracinhas; castrando nossos animais para evitar que sejam maltratados e abandonados; coletando o cocô de nossos cachorros para evitar que nossos vizinhos se aborreçam; evitando contaminação de lençóis freáticos pelo nosso lixo ou enterrando animais; apagando as luzes de onde não estamos; utilizando lâmpadas de menor consumo energético; utilizando roupas, sapatos, aparelhos, móveis e utensílios até o seu desgaste final; respeitando os limites sonoros; não queimando lixo ou podas de árvores; tratando com gentileza, educação, solicitude e compassivamente nossos amigos, nossos vizinhos, professores, colegas e todos os seres da natureza.




Também propusemos que a Escola Dona Carola desenvolva sua Agenda 21 e nos colocamos à disposição para sermos interlocutores neste processo.





As atividades do dia que precederam aos plantios aconteceram no Espaço de Leitura Helena Kolody. Este espaço se localiza no pátio da escola, onde o Movimento SOSBICHO, em parceria com a Rede Local, promoveu a construção de paredes com grafites em homenagem ao centenário da poeta paranaense, que tratou em seu poemas, a natureza e os animais, com delicadeza e carinho.

E assim foi o desenvolvimento do trabalho: com doçura, alegria e espírito coletivo, fomos trabalhando e construindo cada espaço, dialogando sobre os poemas, sobre a proteção aos animais, sobre a melhor solução em cada momento da criação.
Este espaço educativo sustentável tem servido de “sala de aula” que não consome energia elétrica e que traz grande alegria aos alunos e professores, pela beleza e pelas belas mensagens deixadas pela poeta Helena.

Plantamos no dia de hoje duas Quaresmeiras ( T. mutabilis  -"manacá-da-serra",
Quaresmeira
"manacá-da-serra-anão", "jacatirão-anão", "cuipeuna"), espécie nativa da Mata Atlântica brasileira,  na pracinha que fica defronte à Escola Dona Carola.
Com professores assim o Brasil está feito !

Professores, ambientalistas e alunos: uma só alegria !

Equipes do IPAEC, do Movimento SOSBICHO, Professores e Alunos da Escola Dona Carola
Aproveitamos a tarde de clima agradável e revisamos os plantios já feitos no local, limpamos o entorno, tiramos matinho, colocamos terra nova e boa, recolocamos tutores, revisamos as amarrações.

Revisando plantios: com a juda de todos o serviço rende !
Para completar o dia, um pouco de sonho. Alguém aqui já viu um Gnomo ? Mais uns passinhos e lá estava ele a nos esperar !

A vida é feita de ação e sonho. Cumprido !

Visita ao Gnomo da vizinhança: a vida também é feita de sonhos !
Laelia Tonhozi
Educadora Ambiental
Coordenadora Pedagógica do Movimento SOSBICHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário