segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Projeto Ponto Final no Abanono* deixa suas marcas: grafite no Colégio Estadual Natalia Reginato



   








Teimosia e perseverança marcaram a realização desta ação, no dia 21 de setembro de 2013, em uma escola da rede pública estadual do Paraná, situada no Bairro Cajuru.

Muitas dificuldades tiveram que ser superadas para que ao final, razão de nosso orgulho pelo serviço bem feito e com o reconhecimento da perseverança da companheira Leyla Orilio, presidente do IPAEC, lá está registrada mensagem que queremos passar, de amor, carinho, respeito e compaixão pelos animais.

Grafiteiros dos melhores times do Paraná: Roger Ricieri, Gustavo Souza e Gabriel Nogueira, doaram seu dia de sábado para deixar a escola bonita e agradável para a comunidade escolar. Logo mais muros e paredes receberão outros trabalhos.

O Colégio Estadual Natalia Reginato tem sido alvo de vandalismos em suas instalações e a realização desta obra de arte mural é nosso carinhoso recado: a beleza pode deixar nossa vida melhor !

A realização deste trabalho foi antecedida por aula no dia 30 de agosto, para 60 alunos, em que focamos a história da arte mural, desde suas primeiras manifestações nas pinturas rupestres feitas nas cavernas, até os nossos dias, com a arte mural a que hoje chamamos de grafite.

Também abordamos o tema do respeito ao patrimônio público e os crimes ambientais.

Para complementar, foram projetados vídeos sobre o tema respeito aos animais e ao meio ambiente, bem como iniciativas criativas, como  projeto de estudantes do Chile que fazem intervenção que dá visibilidade a cães abandonados na ruas. Ver http://ciclovivo.com.br/noticia/caes-abandonados-recebem-bexigas-com-pedidos-de-amor-e-carinho.

Buscamos chamar a atenção dos estudantes e professores, com os quais também tivemos oportunidade de abordar o tema, sobre a importância de respeitar os animais e as conexões da violência. Ver http://movimentososbicho.blogspot.com.br/2013/09/a-triste-conexao-da-violencia.html.

Pouco a pouco vamos deixando nossas mensagens pela nossa cidade, com a esperança de que pela beleza da paisagem possamos transformar corações e mentes.

Assim seja !

Laelia Tonhozi
Movimento SOSBICHO

* Ponto Final no Abandono é um projeto educativo de autoria e gestão de Movimento SOSBICHO e IPAEC. Conheça o nosso Concurso Cultural: www.ipaec.org.br


2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. Simplesmente lindo! Esse trabalho ajuda muito, mas muito nossos bichinhos. Estou divulgando o trabalho de vocês o mais que posso. Maria Queiróz http://blogprotetoresindependente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que me autorizasse levar para meu Blog e Facebook este trabalho de planfetagem, claro divulgando os direitos autorais e a fonte. Aguardo no email protetoraindependente@gmail.com

    Lindo mesmo! Esses grafiteiros estão de parabéns! Nossos animais abandonados agradecem.

    ResponderExcluir