sábado, 3 de setembro de 2011

Copa do mundo interessa a quem ? Aos animais com certeza não !


Além das ponderações que publicamos abaixo, que fazem um alerta à sociedade sobre os investimentos que se fazem em nome da Copa do Mundo de 2014, sem que a sociedade civil possa interferir nas decisões,  aqui em nossa Cidade de Curitiba, onde se faz no momento uma maquiagem fenomenal para que passemos uma imagem de "cidade civilizada", outras questões devem entrar na nossa esfera de preocupações.
Vamos refletir um pouquinho.
Refletir não arranca pedaço.
O máximo que pode dar é um pouco de dor de cabeça.
Assim pense: por que não tem dinheiro para políticas públicas para os animais e tem para enfeitar a cidade toda?
Nós que defendemos os animais e lutamos por políticas públicas de prevenção ao abandono e aos maus tratos de animais, por políticas de controle ético de população e de atendimento a animais em situação de risco, por políticas de educação ao respeito a todas as formas de vida, incluindo preceitos de guarda responsável de animais, temos que estar atentos para um problema que vem à frente: animal na rua não é nada bonito, né? Provavelmente é isto que vão pensar aqueles que estão enfeitando a Cidade de Curitiba.
A mesma lógica que faz com que a Prefeitura de Curitiba corte quase uma centena de árvores para viabilizar um anel central, alvo de rejeição pela população da cidade, pode servir para que animais sejam recolhidos e “desaparecidos”. Com todo o autoritarismo que tem sido característico de nosso governo municipal.
Assim, temos que ficar alertas: o que será feito dos animais que moram em terminais, que circulam pelas ruas da cidade, que fazem de qualquer cantinho que possibilite um resto de comida ou um pouco de calor o seu lar?
É necessário que políticas sejam implantadas com urgência, para que estes animais não sejam resgatados e "desaparecidos" em nome de uma imagem de "cidade ecológica" que se insiste em vender.
Se tem tanto dinheiro para a Copa, tem que ter para atender os animais.
Devem ser esterilizados, atendidos do ponto de vista de saúde e devem entrar em programas de adaptação para adoção.
O Município não pode virar as costas para isto. Nós já fizemos este alerta, em reunião no Ministério Público do Paraná, na Promotoria de Meio Ambiente, com a presença de representantes do Governo Municipal. E avisamos: nós estamos de olho!

Participe do Comitê Popular da Copa do Mundo de Curitiba http://copa201curitiba.wordpress.com/
Participe do FDDA Curitiba: fddacuritiba@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Tem que traduzir esse texto para ingles e divulgar em redes sociais internacionais principalmente para as pessoas voltadas aos animais.

    ResponderExcluir