segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FDDA Curitiba e organizações de defesa dos animais em Congresso e Bioética - Curitiba


Tosca Zamboni, do SOSBICHO

A convite dos organizadores do Primeiro Congresso Brasileiro de Bioética e Direitos dos Animais, realizado em Curitiba nos dias 15 a 17 de setembro, as organizações de defesa dos animais de Curitiba foram convidadas para apresentar-e no Painel Mídia, sociedades protetoras e defesa animal. Lá estavam: Sociedade Protetora dos Animais, pela sua representante Soraya Simon, Movimento SOSBICHO, representado pela Tosca Zamboni e FDDA Curitiba, com a presença de Laelia Tonhozi, membro e coordenando trabalhos pelo SOSBICHO. Tiveram a oportunidade de fazer um breve relato sobre as atividades das organizações e do coletivo das organizações.
 Apesar do escasso tempo dedicado a este tema, ao tardio da hora decorrente de atrasos contínuos, ao esvaziamento da platéia, já cansada de 12 horas e trabalho, um pouco do que se obteve como vitórias e também das mazelas do Paraná, pode ser relatado.
Soraya Simon da SPAC
O momento estaria dedicado à entrega das demandas do segmento de Curitiba à Secretária Municipal do Meio Ambiente, que havia sido convidada pelos promotores do evento. A autoridade convidada não compareceu, nem justificou sua ausência, o que foi considerado pelo segmento, como um ato de desrespeito e indiferença aos cidadãos ativistas e aos animais com os quais compartilham a Cidade, pelos quais dedicam suas vidas.
Esta ausência confirma e reitera a necessidade de continuarmos firmes em nossa luta pelo reconhecimento da causa da defesa dos animais e contra a postura antropocêntrica e autoritária do poder público municipal.
Com carinho, reconhecemos a partir do palco, na platéia, nossos tão queridos parceiros: Marcelo, da Amigo Animal, Karin, da Pense Bicho, Roberta, da Viralatas, Rosana, da Ecoforça. E e pessoal do SOSBICHO.
Como companheiros do interior do Paraná, lá estavam Andressa e seus companeiros, do Fauna de Ponta Grossa e Rosamaria, da Sociedade Protetora dos Animais de Guarapuava.
Tosca  e Daniele Tetü Rodrigues, Coordenadora do Congresso
Muitos ativistas das Ongs, fortalecendo nosso trabalho. Agradecemos ao companheiro Laerte Levai, pelas bonitas e éticas palavras de reconhecimento ao trabalho das organizações e dos ativistas independentes, que como bem disse ele, embora não tenham a obrigação de fazerem o que fazem, o fazem por compaixão, por dever moral !
Nosso recado:
Esperamos que em próximos eventos do gênero, mais importância seja dada aos trabalhos daqueles que fazem do seu cotidiano o trato e o respeito aos seus companheiros de planeta, os animais não humanos.
Laelia, Roberta da Vira-Latas e Maigue

De mais valia seria se a partir de um encontro deste gênero, que se propões a tratar da ética da vida, pudéssemos efetivamente ter aberto um diálogo entre aqueles que vivem no mundo das idéias e aqueles que vivem a vida real. Lembrando que aqueles que vivem a vida real também pensam, sentem, julgam, têm consciência, não querem ser instrumentalizados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário