quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Você sabe o que é decrescimento?

A sociedade civil organizada tem que fazer valer a sua voz e intervir naquilo que possa interferir na preservação do meio ambiente, bem como redefinir conceitos de “desenvolvimento econômico”, “crescimento econômico”, e questões que atingem diretamente o nosso futuro.
Neste sentido, há uma excelente obra do filósofo francês Serge Latouche, chamado Pequeno Tratado do Decrescimento Sereno , Editora: Edições 70, onde o autor expõe seu projeto de uma sociedade do decrescimento e descreve como se deveria realizar essa transição nas sociedades consumistas, evitando, deste modo, uma catástrofe ecológica e humana, pois os recursos do planeta não são inesgotáveis.
Para Serge, o decrescimento é uma 'utopia concreta': não podemos continuar a perseguir infinitamente o crescimento, a economia e o progresso econômico, quando o nosso planeta se encontra em declínio – é preciso um modelo alternativo, uma filosofia e um modo de vida gradual e serenamente decrescente.  Vai aí uma boa dica de leitura !

Um comentário:

  1. Gostariamos de convidá-lo a participar do grupo virtual “DECRESCIMENTO” destinado ao estudo, divulgação e debate sobre a proposta do "Decrescimento Econômico".

    Decrescimento é um conceito econômico, mas também político, cunhado na década de 1970, parcialmente baseado nas teses do economista romeno e criador da bioeconomia, Nicholas Georgescu-Roegen as quais foram publicadas em seu livro The Entropy Law and the Economic Process (1971).

    A tese do decrescimento baseia-se na hipótese de que o crescimento econômico - entendido como aumento constante do Produto Interno Bruto (PIB) - não é sustentável pelo ecossistema global. Esta idéia é oposta ao pensamento econômico dominante, segundo o qual a melhoria do nível de vida seria decorrência do crescimento do PIB e portanto, o aumento do valor da produção deveria ser um objetivo permanente da sociedade.

    A questão principal, segundo os defensores do decrescimento - dos quais Serge Latouche é o mais notório - é que os recursos naturais são limitados e portanto não existe crescimento infinito. A melhoria das condições de vida deve, portanto, ser obtida sem aumento do consumo, mudando-se o paradigma dominante.



    Para saber mais acesse: http://br.groups.yahoo.com/group/decrescimento



    Endereços de e-mail do grupo:

    Entrar no grupo: decrescimento-subscribe@yahoogrupos.com.br

    Proprietário da lista: decrescimento-owner@yahoogrupos.com.br

    ResponderExcluir