quarta-feira, 29 de maio de 2013

ECOCIRCUITOS


Quando olhamos para a natureza, surge uma questão pulsante - o equilíbrio que existe nas formas de vida distribuídas em verdadeiras cadeias de produção de energia, distribuição de alimentos, diversidade e admirável consciência de seus papeis no conjunto da obra.

A qualidade da presença é inigualável na natureza – ser o que se é e realizar o papel devido no momento presente. Assim, a árvore que cresce e sustenta o solo, renova e resfria o ar, se adaptando e criando harmonia ao seu redor - não foge de seu propósito. Cria o diálogo com os outros seres viventes, não sendo invasiva, e procurando luz através do heliotropismo. Isto é consciência!

Heliotropismo é o movimento que as plantas fazem buscando a melhor posição para captar a luz solar. O girassol tem este nome por causa deste movimento – suas flores giram buscando maior incidência de luz solar. Este exemplo mostra o quanto de consciência todos os seres viventes possuem.

Os animais são reconhecidos farejadores de desastres naturais – a seriema, ave do Brasil central, canta quando vai chover e o gado sobe o morro.

Nos tsunamis, os animais livres saem em debandada antes do evento. Os peixes e aves realizam seus movimentos migratórios quando precisam de melhores condições para se reproduzir e se alimentar, e fazem deslocamentos continentais. Uns poderiam chamar instintos, eu digo que há uma enorme consciência e presença nestas ações harmônicas coletivas.

Estas são propostas de pensarmos como nos gerenciamos inseridos na sociedade humana: quanto caos há na nossa consciência, o quanto somos o que não deveríamos ser e o como nos limitamos e adoecemos quando nos separamos da na natureza – da essência da verdade contida na natureza – a qualidade da presença.

André J. A. Gabriel é coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Universidade
Metodista de São Paulo. É engenheiro químico (UFRRJ), especialista em psicologia
junguiana (IJEP), mestre em química orgânica (UFRRJ) e doutor em ciências (USP).


Fonte: www.readmetro.com

Um comentário:

  1. Oi,
    moro em Matinhos e procuro um filhote para adoção,
    9878 6497 com Giovana

    ResponderExcluir