terça-feira, 8 de novembro de 2011

Animais viram notícia e o enfoque tem sido pelo direito dos animais

A Folha de São Paulo tem dado um trato especial às questões relacionais aos direitos animais.
E tem dado um enfoque bem equilibrado, que leva à reflexão, primando por não tratar a questão de forma ofensiva ou defensiva.

Neste domingo, 06.11.2011, o Caderno Ilustríssima, na seção Ciência, traz excelente matéria chamada A hora e a vez dos chimpanzés: a libertação de nosso irmãos primatas. Trata de relatar o avanço na proibição dos animais como cobaias. Nela opinam, além de pesquisadores, filósofos, ativistas e protetores de direitos dos animais.
Traz também algumas falas de Jane Goodall, a cientista que na década de 60 sai em deefsa dos primatas africanos, mostrando a semelhança de comprotamento entre humanos e chimpanzés. Faz relato emocionante. Trecho da matéria:
" Para ilustrar como a memória e a inteligência dos macacos os tornam sensíveis ao sofrimento psicológico, ela contou histórias como a de um chimpanzé que, após 16 anos de serviços prestados em laboratório, foi doado à sua base de pesquisa, na Tanzânia.
Libertado na selva, ele subiu numa árvore em que outro animal comia bananas. Irritado, o macaco local derrubou o intruso e se pôs a espancá-lo. Duas fêmeas chegaram e iniciaram um linchamento. Num galho mais alto, uma chimpanzé mais velha, de maior status no grupo, viu a cena e desceu para intimidar os linchadores. A ex-cobaia escapou com vida.
A fêmea, disse Goodal, era a mãe dele. Dessezeis anos após a separação, ela não o esquecera".

Vale a pena dar uma olhada.

Jane Goodall e Chimpanzé
www.folha.uol.com.br/ilustrissima

Nenhum comentário:

Postar um comentário