segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento - Rio + 20 : mudança de enfoque e de datas

Na semana que começa no dia 20 de junho de 2010, ocorerá no Rio de Janeiro mais um encontro internacional sobre meio ambiente, que teve sua primeira realização em 1992, a qual chamados de ECO 92.
A principal mudança de eixo deste encontro, de 2011, que estava voltado para 2 temas: economia verde e desenvolvimento sustentável,passa a ter chave a "erradicação da miséria".

As metas sugeridas pelo Governo brasileiro para o encontro Rio + 20 são:
  • Probreza: erradicação da pobreza extrema
  • Comida: segurança alimentar e nutricional
  • Emprego: acesso ao trabalho decente (socialmente justo e ambientalmente correto)
  • Energia: acesso a fontes adequadas de energia
  • Direitos: igualdade entre gerações, entre países e dentro dles
  • Gênero: mais poder de decisão e de atuação para as mulheres
  • Dinheiro: microcrédito (acesso a pequenos valores para negócios familiares e bens essenciais
  • Produtos: inovação para a sustentabilidade (novas tecnologias menos poluentes)
  • Água: acesso a fontes adequadas de água
  • Vida: ajuste da "pegada ecológica " capacidade de regeneração do Planeta

Leia  mais esta Notícia:

Revista Época

Dilma muda data da Rio+20 e diz que conferência vai discutir “modelo de desenvolvimento”


12:08, 4/11/2011 Redação ÉpocaBrasil Tags: 031111, Dilma Rousseff, G-20, Rio de Janeiro, Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento, conhecida como Rio+20, que ocorre no Rio de Janeiro em 2012, mudou de data, passando de 4 de junho para a semana de 20 de junho de 2012 – o evento deve continuar com três dias de duração. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (4), em Cannes, na França, onde ela participa da cúpula do G-20. Segundo Dilma, a mudança foi acordada com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, atendendo pedidos dos países da Comunidade das Nações (anteriormente conhecida como Comunidade Britânica) e dos países asiáticos.

Para os primeiros, a data inicial da cúpula era ruim pois coincidiria com a comemoração de 60 anos da coroação da rainha Elizabeth II. Já os países asiáticos queriam uma data posterior para facilitar a logística da viagem, uma vez que na mesma época participarão da próxima cúpula do G20, que ocorre no México.

Antes da coletiva, Dilma participou de um painel sobre o clima e falou sobre suas expectativas para a Rio+20, que leva este nome pois ocorre 20 anos depois da Eco 92, também realizada no Rio de Janeiro. A Agência Brasil conta:

A presidenta Dilma Rousseff disse que a Rio+20 será uma oportunidade para “a discussão do modelo de desenvolvimento que as nações querem para o futuro”. Dilma disse ainda que a Rio+20 não será somente uma reunião sobre meio ambiente, pois colocará em discussão outros pontos importantes como a economia verde, erradicação da pobreza e governança internacional para o desenvolvimento sustentável. A presidente reafirmou a posição brasileira de que os países emergentes devem contribuir de maneira diferenciada em relação aos países desenvolvidos na redução das emissões de gases de efeito estufa, para que não arquem com um peso econômico demasiadamente alto.

_____________________________________________________________________
 
O Movimento SOSBICHO é membro do Fórum da Agenda 21 Paraná, fazendo parte do Grupo e Trabalho Direitos Humanos e a todas as formas de vida.
Representante: Bióloga e Educadora Ambiental Isabel Christina Carrilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário