sábado, 14 de julho de 2012

Canil clandestino com dezenas de cães de raça é descoberto em Curitiba


Vida e Cidadania

Sábado, 14/07/2012

MAUS-TRATOS

Canil clandestino com dezenas de cães de raça é descoberto na capital


Publicado em 13/07/2012
Uma residência localizada no bairro Capão Raso, em Curitiba, funcionava como um canil clandestino que abrigava 58 cães de diversas raças. Segundo informações da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, os animais ficavam presos em caixotes fechados de madeira, sem espaço para locomoção ou para fazer necessidades. A responsável pela casa confessou que mantinha os cachorros para vendê-los. A polícia chegou ao canil clandestino depois de ser acionada pela Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, que recebeu uma denúncia. A mulher responsável pela casa, de 47 anos, foi encaminhada à delegacia, onde prestou depoimento. A responsável assinou um termo circunstanciado por maus-tratos, se comprometendo a comparecer a uma audiência judicial, mas foi liberada em seguida. Ela ainda foi autuada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente por manter um canil irregular: destinado a obter lucro, em área urbana, sem alvará da prefeitura

Fonte: Jornal Gazeta do Povo, de 12.07.2012




12/07/2012 

Polícia fecha canil ilegal em Curitiba e criadora é encaminhada a delegacia pelo crime de maus tratos

Criadora ilegal mantinha os cães confinados em pequenas caixas de madeira.

Do G1 PR

O trabalho foi realizado em ação conjunta da PM Ambiental, Delegacia Protetora do Meio Ambiente, Rede de Proteção Animal de Curitiba e Sociedade Protetora dos Animais.

A Polícia Militar Ambiental fechou um canil clandestino, nesta quinta-feira (12), no bairro Capão Raso, em Curitiba. No local, foram encontrados 56 cachorros e quatro gatos de várias raças. Os animais eram confinados em caixas de madeira e, entre eles, havia muitos filhotes.

A moradora de 50 anos criava os cães para vender. Ela foi encaminhada para a Delegacia de Proteção do Meio Ambiente, onde irá assinar um termo circunstanciado e depois terá que prestar esclarecimentos ao juiz.

No local, fiscais da prefeitura, policiais civis e militares e protetores de animaisdescobriram 56 cães acomodados de forma bastante precária e insalubre em pequenos espaços. Vários deles estavam doentes.
Três tiveram que ser levados com urgência a um hospital veterinário - um filhote porque estava com pneumonia e dois adultos com ossos quebrados. A dona da casa, uma mulher de 47 anos, foi detida e levada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente pelo crime de maus tratos.

Uma protetora de animais, que prefere não se identificar, contou que uma amiga constatou a venda de cães de raça no local. Em Curitiba, a atividade é crime, já que a Lei Municipal 13.914/2011 proibe a criação de animais com destinos comerciais em áreas urbanas. Tais criadouros, registrados e com as devidas condições sanitárias, só podem existir em áreas rurais, ou seja, fora da capital.
Por conta desta lei, a mulher recebeu uma notificação dos fiscais da Divisão de Defesa e Proteção Animal, da Prefeitura, para que interrompesse imediatamente a venda dos cães.

Os casos que mais chamavam a atenção eram uma cocker com magreza extrema, quase em pele e osso. Um schnauzer estava com atrofia nas pernas traseiras e devia estar sentindo muita dor, pois em alguns passos que deu e tropeçou, se urinou todo.
Um filhote de poodle foi resgatado com urgência, com sintomas de pneumonia. Outro cocker e uma poodle também foram levados ao pronto-socorro com fraturas nas patas.
“As pessoas muitas vezes compram nas pet shops filhotinhos lindos e bem tratados e não sabem que os pais destes filhotes são tratados nestas condições degradantes, como as que encontramos neste criadouro”, revoltou-se Soraya Simon, da Spac.
Quem tiver interesse em ajudar os protetores e dar um lar decente aos cães, pode entrar em contato com a Salva Bicho, organização de protetores deanimais que ajudou no resgate de ontem, pelos telefones 9682-5900 (Fabiane) e 9107-0044 (Danielle).


_______________________________________________________________________

Movimento SOSBICHO pergunta: cadê a responsabilidade da Prefeitura de Curitiba nesta história ?
Não adianta ir lá e só aplicar a lei punindo quem comete um ato ilegal, como criar animais no Município, o que é proibido.
Não deveria a Rede de Defesa e Proteção Animal assumir a tutela destes animais, visto que já tem esta condição prevista pela Constituição Federal ?
Onde estão a Casa de Passagem, ou abrigo provisório, ou Centro de Atendimento a Animis em Situação de Risco,  conforme consta no Resumo Executivo  do Projeto da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba, compromisso assumido publicamente pela Prefeitura de Curitiba, em maio de 2009 ?
Mais uma vez a Prefeitura joga no colo da sociedade uma obrigação que é sua: a de acolher os animais e dar um bom destino a eles.
Para quem não conhece este resumo - ou melhor, este compromisso da atual gestão municipal com os cidadãos de Curitiba, pode encontrá-lo no seguinte endereço: http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br/Publicacoes/Resumo-Plano-Municipal-Defesa-Protecao-Animal.pdf
Ali está claro que  o "referido Centro, poderá ser meio utilizado para : adoção  de animais; educação  para a guarda responsável; ...", etc. 
Por dever moral, entidades e protetores vão assumindo estas tarefas, e a Prefeitura fica bem feliz, pois fica livre de cumprir com seu papel.
Quem pagará o ônus pelos cuidados, pelo atendimento médico, pela estadia dos animais, pelos custos de vacinação, esterilização dos animais, entre outros ? A sociedade civil ? 
Bom para estes animais que foram resgatados de exploradores de vidas e vieram para as mãos de protetores corretos e éticos.
Péssimo para a construção de uma política de longo prazo, que pressupõe o Município construindo uma verdadeira política de defesa dos animais.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário