quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Campanha do Laço Branco e o Movimento de Defesa dos Direitos dos Animais


Sábado 10 de dezembro,  se comemora o Dia Internacional dos Direitos dos Animais – DIDA. A luta em defesa dos direitos animais tem a mesma base ideológica da luta pelos direitos humanos. É pela paz, contra toda forma de violência, de preconceito, de crueldade, de uso. É um bom momento para reflexão.

O MOVIMENTO SOSBICHO DE PROTEÇÃO ANIMAL, em consonância de pensamento e princípios, participará do evento do dia  10 DE DEZEMBRO, sábado, na Boca Maldita, NA CAMPANHA DO LAÇO BRANCO E NA CAMPANHA DE NATAL PELO DIREITO DE SER DEFENDIDO CONTRA O ABANDONO, CONTRA O USO DE SEUS CORPOS E SUA PELE, PELO DESESTÍMULO À COMPRA DE ANIMAIS PARA PRESENTEAR, PELA ALIMENTAÇÃO ÉTICA,  EM CONJUNTO COM A
                                                                                        PENSE BICHO.


CAMPANHA DO LAÇO BRANCO

As atividades do Dia Mundial de Luta contra a Aids, na Boca Maldita, coincidem com a programação da Campanha do Laço Branco, pelo fim da violência contra a mulher. São 21 dias de programação, de 20 de novembro a 10 de dezembro. O movimento tem o apoio do Conselho Municipal da Condição Feminina.

No Brasil, a campanha do Laço Branco tem início no dia 20 de novembro, com o Dia Nacional da Consciência Negra, instituído em 1978, que lembra a inserção do negro na sociedade brasileira e sua luta contra a escravidão.

O dia 25 de novembro é outro marco para as pessoas que enfrentam a violência contra as mulheres. Neste dia em 1960, três irmãs dominicanas: Patria, Minerva e Maria Teresa, que lutavam pela liberdade política de seu país, foram brutalmente assassinadas a mando do ditador, quando viajavam para visitar seus maridos na cadeia. Em homenagem a estas valentes irmãs, no dia 25 de novembro se comemora o Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher.

No dia 6 de dezembro é relembrado o massacre de mulheres em Montreal (Canadá), quando 14 estudantes de engenharia da Escola Politécnica foram assassinadas, em sala de aula, por um homem de 25 anos. Foi em 6 de dezembro de 1989. O massacre tornou-se símbolo da injustiça contra as mulheres e inspirou a criação da Campanha do Laço Branco.

A campanha envolve também as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro. No dia 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data lembra que a violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos.

Os direitos dos animais devem ser defendidos como o são os direitos humanos


Nenhum comentário:

Postar um comentário