sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cheida quer o respeito aos animais garantido em lei


Foto: Gabriela Siqueira / Tosca Zamboni e Laelia Tonhozi, do SOS Bicho, participaram da elaboração do projeto

O projeto de lei 873/2011, de autoria do deputado Cheida, estabelece políticas públicas de controle ético das populações de cães e gatos. Mais do que o apoio das entidades protetoras dos animais, a proposta foi construída em conjunto com representantes delas, como as educadoras ambientais Tosca Zamboni e Laelia Tanhozi, presidente e coordenadora de projetos do Movimento SOS Bicho, respectivamente.

Elas explicam que o projeto de lei atende a uma das principais demandas dos militantes da causa animal. “A proposta chega em um momento muito interessante, quando os animais de rua deixam de ser apenas um problema de saúde ou de meio ambiente e passam a representar um problema urbano”, diz Tosca. “As regras e medidas preventivas propostas pelo projeto de lei vão auxiliar administrações municipais de todo o estado a enfrentarem essa questão”, completa Laelia. O controle ético de animais já é lei em Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Entre as principais medidas garantidas pelo projeto de Cheida está a proibição do extermínio como medida de controle populacional. O projeto também estabelece regras para a esterilização responsável nos centros de controle de zoonoses do Paraná e ações preventivas para o abandono. “Não pensamos apenas em soluções imediatas, como também em mudar a realidade dos animais abandonados a longo prazo”, comenta Cheida.

O projeto trata ainda de procedimentos para transporte e adoção de bichos e institucionaliza a figura do animal comunitário, aquele que não tem um dono específico, mas é cuidado por uma determinada comunidade – moradores de uma rua, trabalhadores de um local.

Cheida tem outras proposições que buscam garantir o direito dos animais. Ele é autor de um requerimento que solicita ao Ministério Público a criação de uma promotoria especial de defesa dos animais e de outro que pede à Secretaria de Estado da Segurança Pública a instalação da Delegacia de Defesa dos Animais. As duas propostas têm apoio das entidades ligadas à causa animal.

Redes sociais

A maior parte das proposições do mandato do deputado Cheida nasce da troca de ideias e intercâmbio de conhecimentos com a sociedade. Por isso, está sempre aberto à participação popular. O contato pode ser feito pelo telefone (41) 3350-4088, por correio eletrônico (cheida@cheida.com.br) ou pela redes sociais como o Twitter (@deputadocheida) e Facebook (www.facebook.com/luizeduardocheidaI e www.facebook.com/luizeduardocheidaII).

Fonte: Gabriela Siqueira - Assessoria de Imprensa

http://www.cheida.com.br/noticia.php?idnoticia=858

Nenhum comentário:

Postar um comentário