sábado, 3 de dezembro de 2011

Moradores do Bairro São Francisco - Curitiba reivindicam Academias ao Ar Livre

Moradores do Bairro do São Francisco em reunião com os Agentes da Rede de Desenvolvimento Local (http://www.desenvolvimentolocal.org.br/ http://www.desenvolvimentolocal.org.br/) reivindicam a instalação de academias ao ar livre no Bairro do São Francisco.


O Bairro do São Francisco em Curitiba, que tem alto potencial turístico e cultural, pois detém em seu território o Setor Histórico de Curitiba, também é uma bairro com muitos moradores, pois possui uma área residencial muito antiga, arborizada, com muitas casas e poucos prédios.

É uma região da cidade que, apesar de sua proximidade com o centro, ainda tem a carinha da velha Curitiba, com relações de vizinhança e relativa tranquilidade.
Segundo informações do IPPUC, o São Francisco tem pouco mais de 6000 habitantes.
Tem uma área de 1,36 Km2, ocupando  apenas 0,32% do total do município e corresponendo ao 69o. posto em tamanho de território.
Por observação, constata-se que o São Francisco vem sofrendo grande alteração em qualidade de ocupação urbana, com o desaparecimento de áreas arborizadas (bosques, quintais antigos, áreas sem construção, pomares), dando lugar a construções de moradias (tipo casas conjugadas, sobrados, condomínios, edifícios), que por suas características, vêm rompendo com o perfil estético que lhe caracteriza e imprimindo ao solo uma impermeabilização preocupante.
Dados também confirmam que o bairro tem sido ocupado vorazmente por comércios e serviços, imprimindo maior circulação de veículos e pessoas.
Isto tem gerado conturbação e perturbação ao sossego, devido ao estímulo ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, de guardadores de carros que acabam por se transformar nos moradores de praças e de imóveis desocupados, processos realimentados pelo contraditório: alarmes, seguranças particulares, necessidade de policiamento.
Esta mudança de perfil reflete-se no encarceramento dos moradores em suas residências, como forma de se proteger.

Pesquisas feitas pela Rede de Desenvolvimento Local identificaram que o este bairro não possui atividades de lazer para pessoas de terceira idade. Também contatou-se que não há áreas para atividades físicas ou de qualquer tipo de equipamento público (excetuando-se a Pracinha do SKATE), que as estimulem.

Assim,  moradores do Bairro e representantes do Projeto de Educação Ambiental chamado Verde Rosa São Francisco (gestão SOSBICHO e Pense Bicho), sugeriram a instalação de Academias ao Ar Livre em alguns pontos do Bairro que estão sendo estudados para confirmar sua viabilidade.

Estas academias, além de servirem de excelente ponto de encontro para moradores, de prestarem grande serviço à saúde física e mental da população, também ocuparão espaços hoje freqüentados por pessoas sem trabalho ou necessitando de atendimento sócial pelo poder público, devido à dependência química e marginalidade social por motivos que aqui não cabe discutir.

Estas academias também poderiam atender a jovens de estabelecimentos escolares, em períodos que antecedem ou sucedem seus horários de aulas.


Estamos coletando assinaturas para obter apoio de mais moradores, freqüentadores do bairro e de cidadãos curitibanos em geral, de forma a promovermos o protocolo oficial junto aos órgãos da Prefeitura.

Se você concorda com esta ideia, mande uma mensagem para nós.
Se você  tem uma sugestão de local, também mande pra gente.
O email para recebimento de mensagens é: movimentososbicho@gmail.com.
Se você quiser participar da Rede de Desenvolvimento Local do São Francisco, também pode mandar mensagem, que enviaremos aos Agentes Locais.


Bairro São Francisco e seus segredos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário