sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Atentados à vida: maus tratos a animais, caso de polícia ou de saúde ?

Quando chegam estas notícias até nós, a primeira reação que temos é: tem que apurar quem são os culpados, quem são os autores de crimes tão horrendos. E logo julgamos que se deve aplicar o artigo 32 da lei dos crimes ambientais, tratar como casos exemplares de que quem comete crimes contra os animais é punido. Certo ? Certo.
Mas não podemos só ficar nisto, pois fica muito claro que estamos diante de uma sociedade moralmente e eticamente doente. Um indivíduo que enterra um ser vivo, apostando na sua morte, após longo período de agonia, só pode ser doente. Doente de valores e carente de limites. Pois são os valores de respeito e os limites que fazem com que seres humanos possam viver em sociedade e não serem  banidos dela, enclausurados, presos.
Temos que tratar a sociedade e cada ser que dela faz parte. Não podemos negar esta evidência.
Mas os animais não podem pagar esta conta tão alta.
Assim: cuidemos, mas apliquemos a lei. Que as penas sirvam de tratamento. Que o tratamento sirva de lição para todos.

cão enterrado vivo: vímtimas de uma sociedade doente
_____________________________________________________________________


Cão que passou 12 horas enterrado em SP está em estado grave

A veterinária Viviane Cristina da Silva disse nesta quinta-feira que é grave o estado do cãozinho de quatro meses que passou mais de 12 horas enterrado em Novo Horizonte (399 km de SP). O cão está na clínica veterinária Ama (Assistência Médico Veterinária).

Cão que foi enterrado vivo pode ganhar novo dono

Ela disse que o resultado de um hemograma apontou que o filhote está com infecção de pele e com anemia acentuada. Há riscos de que a infecção se agrave. "Estamos fazendo tudo o que é possível para que ele fique bem."

O cão teve ainda uma úlcera de córnea no olho direito. "Não tenho esperanças de que ele volte a enxergar desse olho, mas com o olho esquerdo está tudo bem", afirma Silva.

Titã, resgatado após ficar enterrado, é atendido por veterinária em Novo Horizonte (399 km de SP)

Na terça-feira (6), a Associação Mão Amiga recebeu uma denúncia de maus-tratos e o vice-presidente da entidade, Alexandre Rodrigues, saiu para apurar.
Nenhum animal foi encontrado na casa do suspeito, que alegou que o cão havia fugido. Em conversas, porém, vizinhos disseram suspeitar que o homem havia enterrado o filhote, pois já havia feito isso com outro cão.
O protetor de animais foi embora, mas, como a história não saía de sua cabeça, acabou voltando na manhã seguinte à casa do suspeito. Ele percebeu uma porção de terra remexida, resolveu entrar, e acabou desenterrando o filhote ainda vivo.

"Quando eu soube, não quis acreditar que era verdade. Não entendo como um ser humano chega a esse ponto", disse Marco.

O cachorrinho estava quase sem pelos, desnutrido, e com ferimentos nos olhos --ainda corre risco de ficar cego. Ele foi levado para um clínica veterinária, onde deve ficar em tratamento por ao menos 15 dias.

"As pessoas estão contribuindo, uma dá R$ 10, outro dá R$ 20, outro dá mais. Vai ficar um valor meio alto, e não temos condições de bancar tudo".

No estabelecimento, os funcionários começaram a chamar o vira-lata de Titã.

De acordo com Marco, a associação registrou um termo circunstanciado na polícia, que vai investigar o caso e convocar o antigo dono do animal a prestar depoimento.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1018578-cao-que-passou-12-horas-enterrado-em-sp-esta-em-estado-grave.shtml

Um comentário: