domingo, 20 de maio de 2012

Cães e gatos são avaliados antes de castração gratuita em São José dos Pinhais



Veterinárias avaliam animais antes de passarem por castração - Fotos: Silvio Ramos

Todas as quintas-feiras, as pessoas que cadastraram seus animais domésticos no Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais podem encaminhar avaliação veterinária nos cães e gatos antes de eles passarem por castração.
Para realizar a castração dos animais através do programa, o primeiro passo é fazer um cadastro junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tanto pessoalmente, como por telefone. A fase seguinte é assistir a uma palestra de conscientização, para o dono do bicho ser chamado para a avaliação.
Aline Cristina da Silva, esteticista, trouxe o cão Pantufa para a avaliação das médicas veterinárias antes da castração. “Eu fiquei sabendo do programa através de clientes, achei muito interessante e me cadastrei por telefone. Tenho mais oito cães em casa, e o material da palestra de conscientização mudou meu conceito sobre o que eu faria com os animais, pois não posso ficar com todos”, detalha.

Na avaliação, animais recebem vacinas, vermífugo e anti-pulgas
Na avaliação, animais recebem vacinas, vermífugo e anti-pulgas

Jaqueline Aparecida de Oliveira ficou sabendo do programa através de um vizinho e ficou feliz com a notícia. Ela trouxe o gato Salem e a cadela filhote Lady, que foi recentemente adotada pela família. “Encontramos a Lady e outros filhotes abandonados na rua, cuidamos, achamos novos donos e ficamos com ela para nós. Eu tenho outro cão macho, mas achei importante castrar a fêmea antes, pois o macho não tem acesso à rua”, explicou.
De acordo com as médicas veterinárias residentes da Universidade Federal do Paraná, Esther da Costa e Graziela Ribeiro, que são responsáveis pelas avaliações, os animais considerados aptos ao procedimento cirúrgico também recebem as vacinas anti-rábica e óctupla, além de vermífugo e antipulgas. “Para o procedimento da castração, o animal precisa estar cem por cento, e em alguns casos avaliamos que ela não é recomendada”, afirma.
No caso de os animais apresentarem algum sintoma de risco, são encaminhados para os hospitais veterinários da Pontifícia Universidade Católica ou Universidade Federal do Paraná, para exames e os devidos tratamentos, que nestes casos são feitos por conta dos proprietários.
Serviço
O processo de cadastro é permanente e para maiores informações os interessados podem ligar para: 3398-2694

Fonte: www.sjp.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário