quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pegada ecológica: o que é isto ?

Pegada Ecológica? O que é isso?

Durante a nossa vida deixamos rastros no meio ambiente. Estes rastros, marcas ou pegadas, são o impacto de nossa vida sobre o Planeta Terra.
Dependendo do modo como vivemos, nossas pegadas podem ser maiores ou menores.
De cordo com nosso estilo de vida, impactamos mais ou menos o Planeta.
Vejamos: se troco meu celular todas as vezes que surge um modelo novo, aquele aparelho que descartei será um lixo a mais que deixo para as gerações futuras, que será contado como um passivo. Se, de outra forma, utilizo estes bens de consumo com parcimônia e consciência, a herança ruim que deixo será menor.
É simples assim.
Da mesma forma, posso pensar nas roupas que uso, nos materiais que escolho, na alimentação do meu dia a dia.
Também assim, pequenas ações podem impactar mais ou menos: uso sacolas plásticas no supermercado ? Levo minha sacola ?

É claro que quando comparamos o impacto de nossa pequenas ações cotidianas ao tamanhos do  impacto que o grande desmatador faz, aos desastres ambientais marinhos, às queimadas, às indústrias altamente poluentes, etc., fica até paracendo ridículo  eu me preocupe  porque saí de carro hoje pela manhã, quando poderia ter ido de bicicleta para o trabalho.
No entanto, some sua ação aos bilhões de seres do Planeta: a conta fica grande !

Assim, sem desconsiderar que o impacto do grande poluidor supera trocentas vezes o que "você" faz, a sua ação é fundamental, tanto como um processo pessoal de mudança de hábitos e valores, como pelo exemplo que você está dando aos demais, ou como uma forma de quebrar paradigmas e aponta o que é novo, o que é uma nova consciência.

O que compõe a Pegada Ecológica?

A Pegada Ecológica é calculada pela quantidade de hectares, do tamanho, da extensão de território, que cada um de nós necessita ou usa, utiliza, consome, para se sustentar, para sobreviver.
Em outras palavras: é a quantidade de áreas produtivas de terra e de mar necessários para gerar os produtos que eu necessito para viver.
E este cálculo é o mesmo aplicado para se calcular a "Pegada Ecológica" de uma cidade ou de um país.

A organização não governamental WWF (World Wildlife Foundation) realizou uma pesquisa onde mostra uma realidade que precisa ser mudada: cada habitante da Terra precisaria de 2,9 hectares por ano para manter seu estilo de vida atual, porém, hoje, cada ser humano tem à disposição apenas 1,6 hectare. Uma “pegada” pesada demais.

Busque em http://www.wwf.org.br/ o cálculo rápido indivudual, que leva em conta cinco critério. Ali você poderá saber de quantos planetas Terra você precisaria para que sua "pegada" tenha sustentabilidade.

Prepare-se !



Nenhum comentário:

Postar um comentário