sexta-feira, 11 de maio de 2012


Programa de castrações do município é detalhado em documento







Entrada

x



Pedido de informações do Vereador Professoar Galdino à Prefeitura de Curitiba não traz novidades: todos sabemos que são 4000 castrações ao ano, no sistema de convênio com ongs e através da UFPR.
Confirma a falta de políticas efetivas para os animais do Município de Curitiba, que tem, por dados fornecidos pela própria Prefeitura, uma média de 400.000 animais.
Sabemos, e isto também não é segredo, nem precisa ser gênio ou cientista para afirmar, que teríamos que ter pelo menos 10 vezes mais do que se faz por aqui, se quiséssemos ter realmente um controle sobre o crescimento populacional de cães e gatos. E é claro, para fazer isto, não dá para fazer com estes convênios, que dão apenas o material e medicação para a organização conveniada, que terá que se virar com o pagamento de veterinários ou na busca de veterinários voluntários. E ninguém é obrigado a trabalhar de graça: nem veterinário !!!
Curitiba não controla a população de animais domésticos ! Nem faz educação, nem controla comércio. Os criadouros clandestinos estão por toda parte.
Nesta semana, vimos cães sendo vendidos em um estabelecimento que tem uma placa de "Guloseimas" ! Será que agora pode vender cachorro com guloseimas, perguntamos ! Em todo caso, o endereço tá lá para conferir: fica na Rua Visconde de Nácar, em frente à Rua 24 horas, ponto turístico da cidade. Vergonheira !

Assim, após 5 anos de Rede de Proteção e Defesa dos Animais, órgão oficial da Prefeitura de Curitiba da cuidar das políticas de proteção e defesa dos animais, continuamos do mesmo tamanho: não se avança, não se cresce, não se consolidam boas práticas, não há orçamento próprio nem suficiente, não há dialogo democrático com a sociedade.
















Assessoria de Imprensa Prof Galdino

10 mai (2 dias atrás)

 Respondendo a um pedido de informações protocolado pelo vereador Professor Galdino (PSDB), a Prefeitura de Curitiba encaminhou, na última semana, um ofício explanando sobre as castrações de animais domésticos realizadas pelo município. O objetivo do parlamentar, com o pedido de informações, é reunir materiais para a fundamentação e elaboração de futuros projetos de leis e requerimentos para a área da defesa animal.
 De acordo com o documento, foram realizadas, no ano de 2011, aproximadamente 4 mil castrações de cães e gatos em Curitiba, o que foi viabilizado pelas parcerias que a Prefeitura mantém com a Universidade Federal do Paraná e com as ONGs (Organizações Não Governamentais) Companhia das Pulgas e Quatro Patas. Nessas parcerias, o município cede os materiais e equipamentos necessários para as castrações e as instituições fornecem a mão de obra. Todo o processo, no entanto, gera custos diferentes, de acordo com os procedimentos adotados, as necessidades específicas de alguns animais, que podem necessitar ou não de internamento e medicamentos específicos, além da evidente diferença entre machos e fêmeas.

“Fizemos esse pedido de informações por dois motivos principais. Primeiro consideramos muito importante que o poder público atenda à demanda de uma grande parcela da sociedade que já não tapa os olhos para as questões referentes à defesa animal. Sendo assim, consideramos importante que informações como essas sejam explicitadas pelos órgãos competentes a fim de promover o debate e incentivar novas ações na sociedade. A segunda justificativa para nosso requerimento é o destaque que temos dado à questão da defesa animal e, para isso, temos colhido informações de diversas áreas, para formularmos projetos e requerimentos mais eficientes e que atendam de fato às necessidades do município”, defendeu Galdino.
  Ainda sobre a viabilidade de um programa amplo e gratuito de castrações em Curitiba, questionada pelo parlamentar, a Prefeitura declarou que a incerteza acerca dos custos e a necessidade de uma previsão orçamentária continuada são os principais impedimentos no momento. Agora, o parlamentar pretende buscar, através de novas reuniões com setores públicos e privados, soluções para ampliar a oferta de castrações no município. “Não vamos parar por aqui, nosso objetivo é possilitar castrações para atender a demanda de nossa cidade. Uma luta difícil, mas não impossível”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário