domingo, 20 de maio de 2012

Fala Porto Alegre: Porto Alegre na frente nos direitos dos animais

 Controle reprodutivo: Seda esterilizou mais de 2 mil animais

02/01/2012 16:50:56

Foto: Luciano Lanes/PMPA

Na Capital, animais são reconhecidos como portadores de direitos

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Campanha combaterá abandono de animais nas estradas


A Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) completou cinco meses de atuação com mudanças significativas envolvendo os animais que vivem em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre. Neste período, desde a sua criação em 25 de julho, a Seda esterilizou mais de 2,1 mil animais e realizou 783 fiscalizações. A expectativa da primeira-dama Regina Becker, voluntária da Seda, é de que daqui a 10 ou 15 anos a Capital se torne referência no cuidado animal e que todos tenham um dono responsável, um lar e o respeito do próximo. “É um trabalho de formiguinha que, além do controle reprodutivo e do combate aos maus tratos, começa com a conscientização da sociedade sobre a vida animal”, diz Regina.

O “Fala Porto Alegre” tem sido a ferramenta mais utilizada pela população para informar casos de abandono, atropelamento e risco de morte de cães e gatos. Em grande parte, eles são atendidos pela Secretaria e permanecem sob os cuidados dos demandantes. Em outras situações, são retirados das ruas, tratados, castrados e abrigados na Área de Medicina Veterinária da Seda até a doação. Casos de abuso e maus tratos também podem ser denunciados pelo e-mail 156@smgl.prefpoa.com.br.


Controle reprodutivo - Executado pela Seda, o Projeto Bicho Amigo prevê ações como controle reprodutivo de animais domésticos e educação para guarda responsável e saúde ambiental. É operacionalizado por meio das unidades móveis I e II, ônibus adaptados cedidos, respectivamente, pela Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e pela Carris. Implementado pela Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad), o projeto passou a ser de competência da Secretaria Especial dos Direitos Animais

A Seda estabelece e executa políticas públicas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar animal em Porto Alegre. Pela primeira vez no Brasil e América do Sul essa abordagem tem caráter jurídico, cujo enfoque recai em um princípio constitucional que estabelece os animais como portadores de direitos e que devem ser tutelados pelo Estado.

Campanha - Estima-se que existam mais de 500 mil animais abandonados somente em Porto Alegre, o que corresponderia a um para cada três habitantes. Outro dado que chama atenção é a quantidade de cães e gatos abandonados, principalmente às margens das rodovias, na época de verão. Com a finalidade de conscientizar a população em relação a esse problema, a prefeitura, por meio da Seda, firmou parceria com a Triunfo-Concepa. A campanha se inicia no próximo sábado, 7, com a distribuição de materiais informativos nos guichês dos pedágios nas rodovias. A Seda e a Triunfo-Concepa também planejam para 2012 uma forte ação de proteção aos animais nas áreas vizinhas ao trecho de concessão. À pasta caberá a responsabilidade de recolher os animais para castração e atendimento veterinário, encaminhá-los a uma clínica indicada pela Triunfo-Concepa e, no dia seguinte, entregá-los aos proprietários. Além disso, os moradores serão orientados sobre a melhor maneira de cuidar e proteger seus animais de estimação.


Fonte: www2.protoalegre.rs.gov


Nenhum comentário:

Postar um comentário