sexta-feira, 15 de junho de 2012

As várias vozes da Rio + 20 : Leonardo Boff

15/06/201217h01

"Futuro que preparam na Rio+20 vai nos levar ao abismo", diz Leonardo Boff

Matheus Lombardi
Do UOL, no Rio
  • Júlio César Guimarães/UOL
    O teólogo Leonardo Boff discursa em plenária da Carta da Terra durante a Cúpula dos Povos, na Rio+20O teólogo Leonardo Boff discursa em plenária da Carta da Terra durante a Cúpula dos Povos, na Rio+20

"É um documento materialista e miserável". Foi dessa forma que o teólogo e escritor Leonardo Boff se referiu ao documento geral da ONU que está sendo preparado na Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho, no RIo de Janeiro.

"O Futuro que preparam na Rio+20 vai nos levar ao abismo", disse Boff, um dos responsáveis pela Carta da Terra, declaração de princípios que busca inserir na sociedade princípios mais éticos na relação com o meio ambiente.
Segundo o teólogo, a busca por uma economia mais sustentável, um dos principais focos da Rio+20, não terá sucesso algum com as ideias e panoramas atuais.
"Só se fala de economia verde. Mas o que eles querem é apenas uma economia pintada de verde. Temos que ter uma ruptura com o sistema atual", afirmou.

Rio+20: Veja imagens da conferência




Foto 37 de 53 - 15.jun.2012 - Discurso do teólogo Leonardo Boff marca a primeira plenária da Carta da Terra, realizada durante a Cúpula dos Povos, um dos maiores eventos paralelos da Rio+20. Empresas e governos utilizam os princípios do documento para nortear decisões e projetos Júlio César Guimarães/UOL

Dez países devem ajudar Brasil em acordo

Representantes de delegações de ao menos dez países devem ajudar o Brasil a coordenar as negociações do comitê preparatório para Cúpula de Chefes de Estado da Rio+20. O encontro deveria se encerrar com um rascunho da declaração final praticamente fechado, mas ainda há muitos pontos em debate e as negociações vão continuar informalmente.
O porta-voz das negociações do Comitê de Preparação da Rio+20, Nikhil Seth, confirmou que a delegação do Brasil, como anfitriã da Conferência, assume a coordenação dos debates entre as delegações de Estado a partir do sábado (15). “A meta de todos agora é estar com todo ou pelo menos quase todo o texto fechado até o dia 19, antes da chegada dos chefes de Estado”, disse Seth.
Seth rechaçou a hipótese de que os temas-chave em discussão e estão sem consenso serem definidos apenas em 2013.

Fonte: notícias.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário