sexta-feira, 1 de junho de 2012

Brasil mostrará na Rio+20 ganhos ambientais de lei que revogou, diz Marina


 

Brasil mostrará na Rio+20 ganhos ambientais de lei que revogou, diz Marina

DENISE LUNA
DO RIO
O veto da presidente Dilma Rousseff ao Código Florestal foi periférico e insuficente, criticou a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que considera o texto que agora está sendo analisado pelo Congresso o maior retrocesso já visto na história do país.
Segundo a ex-senadora, cujo mandato terminou em dezembro passado, o Brasil, às vésperas da Rio+20, está passando uma péssima imagem para o mundo e para os próprios brasileiros.
Ela lembrou que o Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a assumir metas de redução de CO2 na reunião de Copenhague, em 2009, e que graças à redução do desmatamento para atingir as metas é que terá bons resultados para apresentar na Rio +20.
"Agora (o Brasil) vai apresentar esses bons resultados em cima de uma lei que eles acabam de revogar", criticou.
Ela destacou como maiores ameaças do novo Código Florestal, que segundo ela se tornou um "código agrário", a manutenção da anistia para os desmatadores e a redução da proteção das áreas que deveriam ser preservadas.
"Não tenho dúvida que depois da Rio +20 será a política da terra arrasada sobre a legislação ambiental brasileira", afirmou.
Marina criticou ainda uma aprovação de uma Medida Provisória ocorrida ontem, no Senado, que dá poderes à presidente Dilma para reduzir unidades de conservação já criadas por outros governos.
"Ela (Dilma) não criou nenhuma unidade de conservação no governo dela e ganhou poder para poder fazer as usinas (hidrelétricas) de Tapajós (PA) e Teles Pires (MT/PA)", lamentou.

www1.folha.uol.com.br, em 01.06.2012

  - Por UOL Notícias Veto ao Código Florestal é insuficiente, diz Marina Silva (6:40)


A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta sexta-feira (1º) que os vetos da presidente Dilma Rousseff (PT) ao projeto do Código Florestal aprovado pelo Congresso são periféricos e insuficientes, e que a aprovação do projeto colocaria em risco a redução do desmatamento atingida no país. "Lamentavelmente os vetos foram periféricos e insuficientes. O Brasil está promovendo o pior retrocesso da nossa história na área ambiental", afirmou Marina, em entrevista ao UOL, durante seminário sobre energia limpa organizado no Rio de Janeiro. Segundo a ex-ministra, ao aprovar esse modelo de código, o Brasil perde a oportunidade internacional de "liderar pelo exemplo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário