quinta-feira, 14 de junho de 2012

Passeio por Natal RN - os problemas daqui e de lá. Gatos: superpopulação ou falta de políticas preventivas ?

Natal/RN:
Super população de gatos é discutida em audiência pública na CMN
       
PDFImprimirE-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Abr-2011
O problema da super população de gatos na cidade de Natal, levando em conta os aspectos ambientais e de saúde pública, foi discutida durante audiência pública na Câmara Municipal de Natal nesta terça-feira (5). Por proposição do vereador Franklin Capistrano (PSB), organizações não-governamentais atuantes nos direitos dos animais debateram o assunto junto ao secretário adjunto da Semurb Eugênio Bezerra e representantes do Conselho de Medicina Veterinária do RN e do Centro de Zoonoses.

O propositor da audiência, Franklin Capistrano, destacou que o debate foi convocado para apontar soluções práticas para o problema. “Convocamos a audiência para tomarmos ciência da dimensão do problema e propor ações práticas, que dêem resultado”, afirmou o vereador.

Para o secretário adjunto da Semurb Eugênio Bezerra, um dos principais problemas que o aumento da população de felinos acarreta é a interferência de animais domésticos abandonados no ecossistema do Parque da Cidade, que é uma unidade de preservação ambiental.

“Os gatos e outros animais domésticos abandonados se tornam predadores não-naturais naquele ecossistema, destruindo a fauna e a flora do local. Isso sem falar no risco da proliferação de doenças através desses animais, como a toxoplasmose. É uma questão a ser debatida no âmbito do meio ambiente e da saúde pública”, disse Bezerra.

Representante da ONG Pata Amada, Tatiana Medeiros cobrou mais investimentos do poder público na vacinação dos animais. “O Centro de Zoonoses precisa de mais investimentos em vacinação e castração, não em eutanásia. Precisamos criar mais espaços de debates, mais investimentos para que possamos realmente resolver a questão”, pontuou.

O vereador Heráclito Noé (PPS) também participou da reunião e destacou dois projetos de lei de sua autoria, atualmente tramitando na Casa, que dispõem sobre o tema da preservação dos animais. Um deles institui o programa Bicho de Estimação, voltado para o estímulo da adoção e cuidado na higiene de animais nas escolas de ensino fundamental da rede municipal. Já o outro, prevê aplicação de multa entre R$ 2 mil e R$ 4 mil para quem maltratar animais, sendo o valor revertido para ONGs de proteção animal.

O vereador destacou que os dois projetos ainda estão tramitando, e que a colaboração das ONGs é bem vinda. “Precisamos que as entidades que trabalham com o tema possam contribuir com a elaboração das leis, afinal são essas pessoas que, realizam um trabalho tão importante, as maiores autoridades no assunto”, afirmou Heráclito Noé.

Ao final da audiência, ficou marcado para a próxima quinta-feira (7), na sede da Semurb, uma reunião entre a pasta e as ONGs de proteção aos animais, para discutir a criação de uma feira de adoção de animais, bem como a elaboração de uma campanha de proteção dos animais.

Também participaram da audiência os vereadores Ney Lopes Jr. (DEM), Sargento Regina (PDT) e Julio Protásio (PSB).

Com informações da assessoria de imprensa da CMN
http://tribunadonorte.com.br/noticia/super-populacao-de-gatos-e-discutida-em-audiencia-publica-na-cmn/177638

Nenhum comentário:

Postar um comentário