quinta-feira, 28 de junho de 2012

Movimento SOSBICHO apresenta Verde Rosa São Francisco em evento do Conselho Regional de Psicologia - PR

Contribuindo com o tema "Sustentabilidade: objetivo ou conseqüência", promovido dentro das ações culturais do CRPPR - Quartas Feiras no CRP, o Movimento SOSBICHO fêz a narrativa do Projeto de Educação Ambiental Verde-Rosa São Francisco, que desenvolveu no ano de 2011, no Bairro São Francisco em Curitiba.


O Projeto que foi criado para buscar a sustentabilidade e equilíbrio ambiental e a relação harmônica entre os seres que habitam a cidade, focou-se em ações que primaram pela sustentabilidade pessoal, nas relações entre o ser e a sua comunidade, através de programação de trilhas interpretativas, diálogos de saberes, plantios de árvores, canto, pequenos concertos instrumentais, visitas a patrimônio histórico, a pracinhas e árvores imunes de corte do bairro São Francisco, visitas a ateliês e casas de moradores, plantio de árvores e arbustos, reconhecimento da fauna e flora local.
O projeto se fundamentou em conceitos anti-especistas e biocêntricos, no respeito à diversidade e à vida.
Pautou-se em práticas de educação ambiental para construção do saber ambiental e na educação-ação.
Teve como coordenadoras do Projeto as educadoras ambientais Laelia Tonhozi e Isabel Christina Carrilho, a parceria com a ong Pense Bicho e a colaboração de voluntários e membros das duas organizações.


Isabel e Laelia do SOSBICHO, Ricardo da SVB Curitiba e Lydvar do ONCA
O evento no CRPPR contou com a  presença dos debatedores: Ricardo Laurino (Sociedade Vegetariana Brasileira), Lydvar Schulz (Onca Defesa Animal) e Laelia Tonhozi (SOS Bicho).

Ricardo Laurino e Lydvar concentraram sua apresentação no tema das formas de produção e consumo que têm levado à destruição do planeta e à violação dos direitos animais.

Com certeza, os temas relacionaram na sua fundamentação ética pelo respeito a todos os seres e esperamos ter contribuído para o diálogo entre os profissionais da área da Psicologia que promove estes eventos.

Agradecemos a oportunidade de tornarmos público o nosso trabalho.

Isabel e Luciana, ativistas do SOSBICHO atentas ao debate


Nenhum comentário:

Postar um comentário